Pisos para área externa exige alguns cuidados básicos
Construção e ReformaPara se obter um bom resultado estético e funcional, a escolha de pisos para área externa como varanda, espaço gourmet/churrasqueira e a área da piscina, requer materiais de qualidade e duráveis, que suportem elementos como sol, vento, chuva e outros atritos.
Infelizmente ainda não temos um perfeito piso para área externa, uma vez que existe uma incompatibilidade entre pisos fáceis de limpar e antiderrapante, possuem superfícies irregulares que facilitam o acumulo de sujeira, e necessitam assim constante impermeabilização.
Veja algumas dicas de pisos para área externa
Dessa forma a escolha dos pisos para área externa depende das necessidades dos usuários, como por exemplo, se precisará suportar muito peso, se ficarão expostos a alimentos, se poderão molhar com freqüência, etc. Assim como os pisos para cozinha, sala e outros cômodos, também na hora de decidir é importante verificar o PEI ( Porcelain Enamel Institute) que é o índice que classifica as cerâmicas esmaltadas de acordo com a resistência ao desgaste, quanto maior o numero, maior a resistência a abrasão e atritos, assim como o CA (Coeficiente de Atrito), pisos que tenham maior que 0,4 são considerados antiderrapantes.
Hoje temos diversas opções de pisos para área externa, que além dos fatores acima citados atendem todos os anseios, e a dica para área da varanda, espaço gourmet/churrasqueira o ideal é optar por modelos impermeáveis para que não absorvam gorduras e sujeiras, e requeiram pouca manutenção. Para este caso o porcelanato rústico e o ladrilho hidráulico, utilizados juntos ou separadamente, são boas alternativas.
Para pisos para área externa ao redor de piscinas e jardins, é necessário ser antiderrapante e de preferência atémico (que não absorva calor). Em cores claras ampliam o ambiente.
Em jardins e passeios os pisos para área externa drenante, é ideal pois mantém a água no solo e é ecologicamente correto.
Para quem procura maior facilidade na manutenção de pisos para área externa, e gostam do tom da madeira, uma boa escolha é utilizar porcelanatos ou pisos cimentícios que a imitam, para os decks de piscinas. Deixam um visual elegante possuem facilidade na limpeza, e em composição com pisos claros cimentícios ou porcelanatos rústicos o resultado é fantástico.
Ana Cínthia Lopes é colaboradora da Revista Viva Decora. Arquiteta Especialista em Light Design, com MBA Gestão de Projetos em Arquitetura e Engenharia, e Master em Arquitetura, Atua há quatorze anos em projetos de arquitetura, interiores e iluminação, no mercado goiano.
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!