Você sabia que o piso rústico também pode ser usado em outros cômodos da casa além da área externa? A cozinha e a sala de estar, por exemplo, são ambientes que ficam super aconchegantes com esse estilo de piso.
Entre tantos materiais e revestimentos, montamos aqui um guia com tudo que você precisa saber sobre o piso rústico. Confira e escolha a melhor opção para reformar sua casa dos sonhos!
Veja Também:
Tipos de piso rústico
O piso rústico pode ser feito de diferentes materiais, como madeira, tijolos ou pedras. Porém, também há a possibilidade de investir no porcelanato que imita esses materiais, assim você consegue ter um piso prático de limpar no dia a dia.
Conheça abaixo mais detalhes sobre cada tipo de piso rústico e escolha o melhor para seu projeto:
Piso de madeira rústico
A madeira é um material atemporal e versátil. Os revestimentos estão disponíveis em diferentes tonalidades e preços.
Geralmente o piso de madeira rústico é feito dos seguintes tipos de madeira: peroba, cumaru, ipê, amêndoa, carvalho e tauari.
O taco e assoalho também são um dos tipos de piso de madeira rústico. A vantagem deles é que você pode criar desenhos variados no chão de casa.
Mas caso você prefira economizar no projeto, a dica é não usar revestimentos de madeira natural. Você pode usar o porcelanato amadeirado ou até um piso vinílico (feito de PVC) ou no piso laminado, que entregam menos qualidade, mas o mesmo efeito de piso de madeira rústico natural.
Pisos de tijolos rústicos
Os pisos de tijolos rústicos são perfeitos para o projeto de jardim, quintal e piscina.
Porém, não é qualquer tijolo que você pode usar para fazer seu piso. Nós indicamos o uso do tijolo requeimado, que são menos absorventes e mais resistentes que os comuns.
Outro tipo de tijolo que você pode usar para fazer pisos de tijolos rústicos é o tijolo de demolição, que deixa o efeito ainda mais proeminente no espaço.
Porém, como ele será usado na área externa, recomendamos que você impermeabilize o material para aumentar a durabilidade dele. Faça aplicações de resinas acrílicas à base de solvente ou use produtos de silicone – que não alteram a tonalidade do tijolo.
Piso rústico de cimento
Se você quer uma decoração estilo industrial utilizando pisos rústicos área interna, então você pode fazer um piso de cimento queimado para garantir esse estilo no seu ambiente.
O cimento queimado é resistente, bonito e super fácil de limpar – além de combinar com diferentes tipos de móveis na decoração.
Piso rústico de pedras naturais
Disponível em diferentes acabamentos e texturas, a pedra natural também pode ser usada como pisos rústicos área interna ou como piso rústico para área externa, você só precisa definir a tipo certo para seu espaço.
No piso rústico para área externa, como perto da piscina ou com jardim, nossa dica é usar a pedra são tomé. Ela é antiderrapante e não esquenta com a incidência do sol. Além desse tipo de pedra, você pode usar o paralelepípedo, argila cozida ou ardósia.
Cerâmica rústica para piso
Uma excelente opção de piso rústico para área externa é a cerâmica rústica.
A vantagem de investir nesse tipo de material é que você pode conquistar o mesmo efeito dos materiais que citamos acima, porém, com muita qualidade e praticidade de higienização.
Você também pode usar a cerâmica como pisos rústicos área interna e transformar a cozinha, banheiro ou sala de estar.
Dicas para escolher o piso certo para cada ambiente
Confira algumas dicas infalíveis para não errar na escolha dos pisos rústicos e externa e se inspire com projetos de tirar o fôlego!
Piso rústico para quintal
O piso rústico para quintal precisa ter as seguintes características: ser resistentes a atritos e a mudanças climáticas (sol constante e chuva), antiderrapante e não pode esquentar em dias ensolarados.
Inclusive, essas características valem para qualquer espaço de área externa além do quintal. Piscina, jardim, corredor e até o piso para garagem.
Use pedras e os pisos de tijolos para decorar seu espaço e garantir um efeito super rústico. Mas se a ideia é ter praticidade, já sabe: o melhor é usar a cerâmica como piso rústico para quintal.
Piso rústico para cozinha
A cozinha precisa ser prática e bonita. O piso rustico para cozinha tem que ser resistente à água, pois você vai precisar lavá-la para desengordurar, e bonito.
Geralmente o piso rustico para cozinha é feito de cerâmicas e porcelanatos, mas você também pode usar o cimento queimado ou o piso vinílico para ter um efeito amadeirado na cozinha rústica.
Piso rústico para sala
Já o piso rústico para sala não precisa ser resistente à umidade, mas é importante que ele seja prático de limpar no dia a dia.
Você pode usar como piso rústico para sala:
- Pedras naturais;
- Madeira, especialmente o chão de taco;
- Cimento queimado;
- Porcelanatos e cerâmicas.
Anotou todas as dicas? Confira agora mais ideias incríveis de piso rustico para usar no seu projeto!