O que antes era apenas uma preocupação para colecionadores de carro, hoje, a escolha do tipo de piso para garagem passou a ter um peso importante no poder de decisão de seus potenciais usuários. Isso porque, a garagem que antes era considerada um espaço subestimado na residência, com o tempo, passou a se integrar com outros cômodos da casa.
Em projetos modernos, por exemplo, a garagem passou a não cumprir apenas a função de guardar carros e motocicletas, mas também auxiliar os moradores na hora de armazenar diversos objetos e ferramenta gerais.
Pensando nisso, nesse artigo separei algumas dicas e selecionei 70 ideias de piso para garagem. Assim, você poderá escolher qual melhor piso para garagem combina mais com o seu projeto! Confira!
Veja também:
Mas, afinal, qual melhor piso para garagem?
A garagem que antes tinha como função apenas proteger e guardar veículos e motos, passou a exercer um papel multifuncional nas residências e escritórios. Nessa direção, requisitos como qualidade e durabilidade dos materiais se tornaram itens básicos a serem observados no momento da compra.
Mesmo porque, em meio a tantos modelos de pisos para área externa e garagem, fica até difícil escolher qual melhor piso para garagem residencial, não é mesmo? Pois é, pensando nisso separamos abaixo diversos tipos de piso para garagem para você incluir no seu projeto. Aprecie sem moderação!
Confira os principais pisos para área externa e garagem
- Piso cerâmico liso
- Piso cerâmico emborrachado
- Piso moeda emborrachado
- Concregrama
- Piso de porcelanato
- Ladrilho hidráulico
- Piso de concreto
- Pedras portuguesas
- Piso vinílico
- Placas de concreto
- Ardósia
- Piso em fulget
- Piso epóxi
- Deck de Madeira
- Piso de pedra
- Piso intertravado
Piso cerâmico liso
Considerado o melhor piso para garagem residencial, o piso cerâmico liso, ao longo do tempo, passou a fazer parte de inúmeros projetos. Isso porque, esse tipo de piso apresenta uma relação custo benefício muito atrativa quando comparada a outros materiais. No mercado é possível encontrar uma variedade de cores, estampas, formatos e até texturas de piso cerâmico o que encanta ainda mais consumidores.
Agora, o que fazer para limpar corretamente esse material cerâmico liso, considerado como melhor piso para garagem residencial? Confira!
Como limpar corretamente o piso cerâmico liso
- Elimine a poeira do ambiente utilizando aspirador de pó ou vassoura;
- Para uma limpeza mais profunda, misture detergente com água e esfregue bem com a ajuda de uma vassoura;
- Utilize uma solução de vinagre e álcool para remover possíveis manchas no rejunte;
- Para evitar mofo no ambiente procure utilizar água sanitária.
Piso cerâmico emborrachado
Ao contrário do piso cerâmico liso que provoca barulho dos pneus quando o carro se movimenta sobre ele, o piso cerâmico emborrachado não causa barulho. No entanto, apesar de ser um piso antiderrapante para garagem, ele não é muito aconselhável para uso nesse ambiente devido sua superfície ser de difícil higienização.
Piso moeda emborrachado
O piso moeda emborrachado é produzido a partir da reciclagem de PVC. É aconselhável que esse tipo de piso seja instalado em ambientes que demandam grandes pavimentações, pois sua relação de custo benefício é bem atrativa aos usuários. Além disso, seu material proporciona um piso antiderrapante para garagem e sua instalação é bem simples o que facilita e reduz o tempo de mão de obra no local.
Concregrama
A concregrama é um dos tipos de pisos para garagem e quintal com estrutura vazada de concreto que facilita o plantio de diversos tipos de grama. Sua composição une a rigidez do concreto com a leveza da grama, sendo cada vez mais utilizada em grandes centros urbanos por ser altamente permeável.
Piso de porcelanato
O piso de porcelanato por estar disponível no mercado em diversas texturas e cores acaba sendo bem atrativo aos olhos dos compradores que querem escolher um tipo de piso para garagem. No entanto, seu custo acaba sendo um pouco maior do que o piso cerâmico, se mostra um pouco escorregadio quando comparado a outros materiais e provoca barulho no momento da manobra do veículo.
Ladrilho hidráulico
Esse tipo de piso para garagem é composto por areia, cimento, pedra e pigmentos de concreto. Por ser um material antiderrapante, de alta qualidade e resistência é muito solicitado por empresas da construção civil para compor espaços que necessitem de pisos para garagem e quintal.
Piso de Concreto
Quer incluir nos projetos pisos para área externa e garagem super econômico? Então, opte pela escolha de um piso de concreto. Saiba que ele se torna uma excelente opção também, caso você queira futuramente assentar qualquer outro piso por cima dele. Entretanto, como desvantagem está sua estética que não apresenta um acabamento bacana, além de facilitar o surgimento de manchas ao longo do tempo.
Pedras portuguesas
As pedras portuguesas passaram a ser muito utilizadas como pisos para área externa e garagem devido seu efeito ornamental único. Além disso, elas são mais espessas e duradouras, resistindo assim por muito anos à circulação de carros e motos no local.
Piso vinílico
O piso vinílico acaba sendo muito atrativo para ambientes de garagem devido sua facilidade de instalação, manutenção e limpeza. Além disso, esse tipo de piso para garagem confere boa resistência e durabilidade.
Placas de concreto
As placas de concreto podem ser inseridas em conjunto com pedras permeáveis. No entanto, é válido comentar que apesar das placas de concreto serem adequadas as garagens abertas, sobre sua superfície é importante que se passe uma resina, reduzindo assim a absorção de umidade e óleo do veículo.
Ardósia
Em cômodos totalmente integrados é importante que os moradores incorporem dentro da decoração, sempre que possível, os mesmos materiais já utilizados no ambiente, evitando assim desperdícios desnecessários, a exemplo da aplicação da ardósia.
Piso em fulget
Piso de base cimentícia que apresenta diversos ângulos formados por pedras britadas. Esse processo permite que o produto final do piso seja formado por diversas cores e composições personalizadas. Além disso, devido sua textura, ele é considerado um piso antiderrapante para garagem, tornando-se assim viável sua aplicação em áreas externas como calçadas e garagens.
Piso epóxi
Esse tipo de piso para garagem devido sua facilidade de instalação, durabilidade e praticidade de limpeza, se tornou cada vez mais comum em ambientes de garagens, supermercados e shoppings, por exemplo.
Deck de madeira
Transforme o espaço da sua garagem em um ambiente moderno e aconchegante, incluindo no projeto uma estrutura de deck de madeira. No entanto, por mais que esse material traga harmonia e leveza ao ambiente, saiba que é necessário uma atenção especial quanto a sua manutenção, pois o mofo e a umidade podem resultar em sujeira no material.
Piso de pedra
Além de ser formado por um material muito resistente, esses pisos para garagem e quintal, deixam o ambiente mais sofisticado. No entanto, a desvantagem está no alto custo do material e da mão de obra para instalação desse piso no local.
Piso intertravado
Esse tipo de piso é muito utilizado em calçadas e garagens abertas devido sua resistência, fácil manutenção e drenagem. Seu revestimento é formado por peças de concreto produzidas em diversos formatos que se encaixam entre si, formando um piso único.