O piso fosco é o revestimento perfeito para aqueles que desejam deixar de lado o uso tradicional do piso com superfície brilhante. Podendo ser encontrado em diferentes cores, formatos e materiais, o piso fosco além de charmoso, traz a sensação de mais conforto e aconchego para aqueles que desfrutam do ambiente.
Logo, se você deseja apostar no uso do piso fosco, porém ainda está em dúvidas sobre qual revestimento escolher, atente-se aos próximos tópicos. Neste post, vamos compartilhar um conteúdo repleto de informações sobre piso fosco para que você seja assertivo no momento da compra. Confira e se inspire nos projetos!
Veja Também:
O que é e por que usar o piso fosco na decoração?
O piso fosco se trata basicamente de um revestimento de piso sem brilho em sua superfície.
Na decoração, uma vez que o piso fosco reflete menos luz natural ou artificial, sua presença de fato traz a sensação de mais conforto e aconchego para aqueles que desfrutam do cômodo.
Além disso, o piso fosco tende a ser menos escorregadio que o piso com brilho, tornando-se ideal para ambientes que necessitam de mais acessibilidade e segurança, como é o caso das casas e apartamentos habitadas por idosos, crianças e animais de estimação.
Conheça os 3 pisos foscos mais utilizados
No mercado existem inúmeros modelos de pisos foscos, por isso, antes de investir no revestimento defina o ambiente em que ele será exposto e qual o estilo de decoração para que a peça se conecte com outros elementos do espaço.
Sendo assim, para te auxiliar nesse processo de escolha, separamos abaixo algumas das opções mais utilizadas pelo público, sendo elas: o piso fosco em cimento queimado, o piso vinílico fosco e o piso porcelanato fosco.
Piso fosco em cimento queimado
Uma das grandes tendências atuais é certamente o uso do piso fosco em cimento queimado. Afinal, sua estrutura além de apresentar um ótimo custo-benefício quando comparado a outros revestimentos, o piso de cimento queimado é altamente resistente, apresenta aparência neutra e é muito fácil de limpar.
Para quem não sabe o piso de cimento queimado é resultado da mistura entre cimento, água e areia. O processo é muito parecido ao contrapiso, mas o que diferencia é a finalização, uma vez que o cimento em pó é espalhado com o piso ainda úmido – por isso o aspecto manchado de piso.
No projeto abaixo, além do piso fosco cimento queimado é possível destacar a presença da sanca de gesso com “rasgos”, que se movimenta da parede para o teto.
Piso vinílico fosco
O piso vinílico fosco mais conhecido é aquele que imita o aspecto do piso de madeira, contudo existem outras versões deste piso que simulam a textura de outros materiais como mármore e piso cerâmico.
No ambiente, o piso vinílico além de ser considerado um revestimento antialérgico e que também dificilmente mancha, apresenta um custo de instalação bem mais acessível quando comparado ao revestimento de piso de madeira original. Logo, se você não dispõe de um orçamento alto aposte no uso do piso vinílico fosco.
Piso porcelanato fosco
Considerando seu processo de fabricação é possível obter 5 tipos de porcelanato: polido, acetinado, natural, ETX e Struturato. Contudo, em se tratando de piso porcelanato fosco a dica é optar pelas versões de porcelanato acetinado, natural, ETX e Struturato.
O porcelanato acetinado apresenta menos brilho que o polido. O porcelanato natural por sua vez é totalmente fosco. O porcelanato ETX é ideal para áreas externas como o terraço, varanda e piscinas, uma vez que sua superfície é fosca e abrasiva. Já o porcelanato Struturato apesar de ter uma superfície fosca e abrasiva possuem um acabamento mais delicado e costumam ser muito usados em ambientes internos.
Onde usar o piso fosco?
O piso fosco pode ser usado tanto em áreas internas como em áreas externas do imóvel. Em ambientes internos como sala de estar, sala de jantar e quartos que seguem uma pegada mais rústica a dica é apostar no uso do piso fosco vinílico. Afinal, sua superfície muito similar a madeira traz essa sensação de conforto e aconchego. Contudo, evite usar o piso vinílico em ambientes molhados como banheiro, lavanderia, área de serviço simples e áreas externas, pois apesar de ser resistente, ele não tem resistência na presença de água.
Agora em se tratando de um ambiente com decoração industrial ou contemporânea recomenda-se investir no piso fosco em cimento queimado. Isso porque, sua superfície levemente manchada e neutra realça o estilo brutalista no cômodo. No ambiente procure combinar elementos em madeira e ferro, deixando a decoração ainda mais estilosa.
Seja um quarto de solteiro, quarto de casal pequeno ou grande, quarto infantil ou quarto de bebê, o piso fosco vinílico acaba se destacando dentre as outras opções de revestimentos existentes. Isso acontece, pois o piso vinílico além de apresentar uma superfície mais acolhedora e ser antialérgico, ele abafa ruídos e conserva a temperatura do ambiente.
Varandas de apartamento ou áreas externas como quintais e terraços podem contar tanto com o piso em cimento queimado como o porcelanato fosco, pois ambos apresentam uma superfície resistente as intempéries (chuva, sol, granizo…). Os pisos de porcelanato ETX e Struturato em especial, oferecem uma segurança extra já que a superfície abrasiva evita quedas por escorregão ou tropeços.
Como limpar piso fosco
A limpeza do piso fosco, sendo ele: cimento queimado, vinílico ou porcelanato apesar de fácil merece atenção redobrada já que estamos se tratando de pisos com características diferentes. Dessa forma, para te auxiliar na etapa de higienização, vamos compartilhar abaixo 3 tutoriais de como limpar piso fosco.
Como limpar piso fosco porcelanato: Passo a passo
- Limpe a superfície do piso com uma vassoura ou aspirador de pó e retire o excesso de sujeira;
- Separe um balde, misture uma colher de sopa de detergente neutro para cada cinco litros de água, mergulhe um pano na mistura e torça (tirando o excesso);
- Enrole o pano com a mistura sobre o rodo e passe por cima do piso fosco porcelanato para tirar a sujeira impregnada;
- Pegue outro pano, umedeça em um balde que tenha apenas água e passe sobre o piso de maneira a enxaguar e tirar qualquer resquício de detergente;
- Por fim, passe um pano seco.
Veja também: Saiba Como Limpar Porcelanato e Quais Produtos Utilizar
Como limpar piso fosco em cimento queimado: Passo a passo
- Limpe a superfície do piso com uma vassoura e retire o excesso de sujeira;
- Separe um balde, misture água morna e algumas gotas de detergente neutro, mergulhe um pano na mistura e torça (tirando o excesso);
- Enrole o pano com a mistura sobre o rodo e passe por cima do piso para tirar a sujeira impregnada;
- Pegue outro pano, umedeça em um balde que tenha apenas água e passe sobre o piso de maneira a enxaguar e tirar qualquer resquício de detergente;
- Por fim, passe um pano seco.
Lembre-se: nunca deixe o piso cimento queimado molhado, pois isso faz com que a sujeira volte a grudar nele.
Como limpar piso fosco vinílico: Passo a passo
- Limpe a superfície do piso com uma vassoura e retire o excesso de sujeira;
- Para tirar manchas mais leves, use uma esponja macia com solução de água e detergente neutro;
- Esfregue sobre a superfície (mas sem colocar muita força no movimento);
- Pegue um pano, umedeça em um balde que tenha apenas água e passe sobre o piso;
- Por fim, pegue um pano macio e seco e seque o piso.