Para fugir das tradicionais piscinas com acabamento azul, muitas pessoas passaram a apostar no uso do revestimento para piscina verde. Afinal, mais que um local para se refrescar nos dias quentes, a piscina também tem a função de agregar valor estético à área de lazer.
No mercado existem diversas opções de revestimento para piscina verde. Não à toa que muitos acabam ficando com dúvidas sobre qual revestimento usar na piscina.
Logo, se você está em busca de informações e inspiração para acertar em cheio na escolha do revestimento para piscina verde, fica com a gente! Neste post, vamos compartilhar dicas de como escolher o revestimento ideal, bem como, orientações de como tratar a água da piscina corretamente. Confira!
Veja também:
Qual o melhor revestimento verde para piscina?
A enorme variedade de opções de revestimento para piscina verde, facilita que a peça seja inserida em diferentes propostas decorativas. No entanto, antes de definir qual acabamento será utilizado é preciso conhecer de perto os diferentes tipos de revestimento para piscina verde.
Confira abaixo algumas das opções de revestimento para piscina verde:
Azulejo
O azulejo é um dos revestimentos mais conhecidos pelo público, pois além de apresentar um ótimo custo benefício, pode ser encontrado em diferentes tamanhos (30X30, 20X20, 15X15 são alguns dos exemplos que podem ser encontrados no mercado), formatos, tons de verde (verde menta, verde água, verde esmeralda, verde piscina…) e acabamentos (fosco, com brilho..). Dessa forma, o azulejo para piscina verde torna-se uma ótima opção para o projeto.
Quanto a fixação do azulejo de piscina verde, caso você não tenha conhecimento prévio sobre como realizar a instalação das peças, é indicado a contratação de um profissional azulejista para que o trabalho seja feito com qualidade.
Pastilha de vidro
A piscina com pastilha verde tem conquistado cada vez mais espaço nos projetos, já que ela traz um efeito muito bonito para a área de lazer pequena ou grande. Afinal, o tamanho reduzido das pastilhas de vidro facilita a mobilidade do material permitindo sua aplicação em modelos de piscina pequena ou com formatos simétricos como a piscina redonda, retangular, quadrada ou assimétricos.
Vale comentar que a pastilha de vidro para piscina verde também exige aplicação por profissionais especialistas.
Revestimento cerâmico
O revestimento cerâmico pode apresentar acabamento fosco, esmaltado ou rústico. Já quanto às tonalidades de verde podemos encontrar, por exemplo, os tons de verde piscina, verde musgo e verde esmeralda. No projeto, o revestimento cerâmico é normalmente utilizado em modelos de piscina grande devido ao tamanho das peças cerâmicas vendidas no mercado serem mais amplas.
A piscina verde com revestimento cerâmico são mais duráveis e apresentam um grande custo-benefício. Além disso, uma das grandes vantagens do revestimento cerâmico é a resistência aos produtos químicos e aos raios ultravioletas.
Pastilha de porcelana
A pastilha de porcelana é perfeita para quem busca um toque de sofisticação na piscina verde, pois sua estrutura é extremamente elegante e resistente ao contato com a água. Além disso, a praticidade na limpeza também é um ponto positivo, já que a pastilha de porcelana apresenta fácil higienização.
Revestimento vinílico
O revestimento vinílico para piscina verde também é uma alternativa com ótimo custo-benefício. Para quem não sabe, a piscina de vinil é um tipo de piscina que é construída em alvenaria e posteriormente coberta com um material chamado vinil para piscina. Logo, se a ideia é construir uma piscina verde de vinil, basta escolher um modelo de vinil na cor desejada.
Casa com piscina verde: área de lazer valorizada
Agora que você conhece algumas das opções de revestimento para piscina verde, chega o momento de escolher o revestimento que melhor se encaixa no seu projeto. Entenda que não existe um modelo específico, mas sim o que melhor atende às suas expectativas.
No decorrer do projeto alguns fatores podem nortear a escolha do revestimento como o tamanho e formato da piscina. Se a piscina for grande, uma dica é usar azulejo ou revestimento cerâmico. Agora se a piscina for pequena, a dica é usar revestimento vinílico ou até mesmo pastilha de vidro ou pastilha de porcelana, pois são estruturas menores que facilitam a instalação nesses projetos menores.
O revestimento de uma piscina verde na área de lazer facilmente se conecta com a vegetação e modelos de jardim do terreno, agregando ainda mais valor para o imóvel. A iluminação noturna inclusive pode favorecer e realçar ainda mais a beleza da piscina verde como mostra a imagem abaixo.
Como limpar a piscina verde da forma correta?
Mais do que acertar na escolha do revestimento para piscina verde é importante estar atento quanto ao tratamento da água da piscina. Afinal, nós queremos apenas que o revestimento seja verde e não que a água da piscina esteja verde por falta de limpeza e higienização, não é mesmo?
Dessa maneira, é importante que você saiba como limpar piscina corretamente. Logo, para te auxiliar nessa etapa separamos abaixo o passo a passo de como realizar a higienização da água da piscina.
- Faça a limpeza externa da piscina: use uma vassoura e faça a limpeza da área do deck e entorno da piscina;
- Realize a limpeza grossa dentro da piscina: use a peneira acoplada a uma haste e retire sujeiras maiores e sólidas (insetos, galhos, folhas…);
- Escove o fundo e todas as laterais da piscina: após a etapa de peneiração realize a escovação de toda a piscina fazendo uso de uma escova metálica acoplada a uma haste. Nesta etapa, procure começar a escoação pelo fundo, uma vez que o fundo possui uma quantidade maior de sujeira que ao serem escovadas deixarão a água mais turva, impedindo a visão do interior da piscina;
- Utilize um produto decantador: nesta etapa, o produto decantador (siga as instruções do fabricante) será responsável por solidificar a sujeira mais fina e a levar para o fundo;
- Faça a aspiração da piscina: após a decantação da sujeira realize a aspiração da piscina;
- Meça os níveis de alcalinidade e corrija o pH: utilize um kit de testes colorímetro e meça primeiro a alcalinidade, seguidamente o pH. Segundo especialistas, os parâmetros ideais para alcalinidade devem estar entre 80 a 120 PPM. Já os níveis de PH precisam estar entre 7,2 a 7,8. Nesta etapa, faça as correções necessárias e após a aplicação dos produtos, aguarde cerca de seis horas;
- Após o período mencionado, avalie novamente os níveis de alcalinidade e pH e estando dentro dos valores de referência, a piscina pode ser usada.