Pintar parede com fita é uma alternativa criativa para quem deseja criar texturas e desenhos personalizados na parede. Seja formando listras, formas geométricas ou formas abstratas é possível criar ambientes únicos, cheios de estilo e identidade. A técnica além de acessível, pode substituir inclusive o uso do papel de parede nos ambientes.
Por isso, se você está em busca de uma decoração mais diferenciada, veio ao lugar certo. Neste post, vamos mencionar 6 ideias para pintar parede com fita crepe e compartilhar um passo a passo fácil de como pintar parede com fita. Confira e se inspire!
Veja também:
Parede pintada com fita: decoração personalizada e descolada
Apostar em uma decoração personalizada é o segredo para transformar um simples imóvel em um verdadeiro lar. Afinal, é por meio da decoração que conseguimos expor o nosso estilo e identidade. Logo, se você está em busca de uma solução barata e criativa para trazer vida às paredes da casa, aposte na parede pintada com fita.
A técnica além de ser mais acessível, também pode substituir o uso do papel de parede ou demais revestimentos no imóvel. No entanto, para que a qualidade final da parede pintada com fita seja garantida é preciso que a pessoa responsável pela arte tenha conhecimentos prévios sobre pintura e delimite muito bem a área com fita. Caso contrário é fundamental buscar por um arquiteto online, pois o profissional saberá te guiar de forma correta, assegurando a qualidade do material e atendendo suas necessidades mais ousadas.
Qual fita se usa para pintar parede?
A fita crepe é a mais usada para fazer as marcações na parede e impedir que a tinta atinja a área previamente protegida e delimitada.
6 ideias para pintar parede com fita crepe
Pintar parede com fita crepe é uma tendência que chegou para ficar. Isso porque, com muito criatividade e disposição é possível transformar completamente a decoração de um ambiente sem gastar muito. Confira abaixo 6 ideias para pintar parede com fita crepe e se surpreenda com os resultados.
1. Meio a Meio
Pintar parede com fita crepe meio a meio requer apenas dividir a superfície da parede em dois lados, cada qual com uma tinta diferente. A divisão da superfície da parede pode ser feita na horizontal ou na vertical. Na decoração de quarto de bebê abaixo a divisão foi feita na horizontal. Observe que a decoração de meia parede é uma forma fácil e bem simples de mudar o visual de um ambiente de maneira rápida.
2. Listras
As ideias para pintar parede com fita em forma de listras é uma alternativa criativa ao uso do papel de parede listrado. Para isso, é preciso escolher a espessura das listras e o posicionamento das mesmas na superfície a ser pintada. O uso de réguas ou fita métrica, combinado a marcação de lápis, é indispensável para facilitar a colagem da fita crepe.
3. Mosaico
Pintar parede com fita em forma de mosaico imprime um ambiente mais descolado. A proposta ao pintar parede com fita em forma de mosaico é unir várias formas geométricas juntas, em diferentes tamanhos e linhas. No projeto de decoração do banheiro abaixo, o mosaico formado na parede foi pintado em diferentes tons de verde, ou seja, pintando parede com fita em diferentes cores é possível quebrar a neutralidade do ambiente.
4. Formas geométricas
Uma outra ideia criativa é pintar parede com fita crepe em formas geométricas. Nesse caso, quadrados, triângulos, retângulos e até mesmo círculos ganham cor e trazem vida para as paredes do ambiente. Na decoração essas formas geométricas podem inclusive substituir quadros, papel de parede, adesivos de parede e cabeceiras. Fique atento quanto ao enquadramento e alinhamento ao pintar parede com fita crepe em formas geométricas para garantir um resultado final bonito.
5. Formas abstratas
Para quem não deseja seguir uma forma geométrica específica durante a pintura de parede com fita crepe, basta usar a criatividade e usar desenhos abstratos na parede do ambiente. Como dica procure misturar cores de tinta e linhas retas, curvas, pontas e ângulos bem diferentes na superfície da parede.
6. Xadrez
Nos últimos anos, o estilo xadrez vem conquistando cada vez mais fãs. Por isso, se a ideia é pintar parede com fita crepe em forma de xadrez, a técnica pode ser feita de duas maneiras: com quadrados ou com losangos. Basta apenas colar as fitas de forma reta ou na diagonal. Normalmente para preencher os espaço se utiliza as cores preto e branco, mas se a ideia é criar um ambiente ainda mais descontraído use tons coloridos.
Como pintar parede com fita crepe?
Pintar parede com fita é uma técnica indicada para todo estilo de ambiente como sala de estar, sala de jantar, quarto, cozinha, banheiro, corredor, hall de entrada e até home office. Por isso, se você aprecia o conceito DIY e deseja colocar a mão na massa para transformar algum cantinho da sua casa, fique com a gente. Anote os materiais necessários e siga o passo a passo compartilhado.
Como pintar parede com fita crepe: Lista de Materiais
- Tintas (cor de sua preferência)
- Rolo de pintura
- Pincel
- Fita métrica ou régua
- Lápis
- Bandeja de pintura
- Fita crepe
- Folhas de jornal ou plástico (para proteger o piso do contato com a tinta)
Como pintar parede com fita crepe: Passo a Passo
- Na etapa de planejamento procure fazer um rascunho sobre as possíveis formas e traços que deseja criar na parede;
- Definido o desenho as cores de tintas, faça marcações em lápis na parede com o auxílio de uma fita métrica ou régua;
- Passe a fita crepe nas marcações realizadas na parede;
- Passe a tinta nos locais marcados com cuidado para não ultrapassar o limite da fita crepe;
- Aguarde a tinta secar e retire as fitas para ver o resultado da parede pintada.
E aí, gostou desse post sobre como pintar parede com fita? Sim?! Então, confira nossa galeria de fotos abaixo e se inspire em mais alguns projetos e ideias para pintar parede com fita.