Pingo de Ouro: Enfeite o Seu Jardim Com as Folhas Verde-Limão
Flores e PlantasSe você busca por uma espécie para fazer bordadura em canteiros ou colorir o paisagismo da sua casa ou entrada de chácara, a planta pingo de ouro é perfeita e o resultado é sempre um sucesso. Muito popular no paisagismo brasileiro, a planta pingo de ouro é um arbusto de crescimento rápido.
A cor amarelo esverdeado da planta pingo de ouro é utilizada para realçar áreas do jardim ou até mesmo isolar partes do canteiro. Preparamos um artigo com informações de como plantar, cuidar e utilizar a planta pingo de ouro. Invista no paisagismo da sua residência!
Veja também
- Manacá da Serra: Valorize o Seu Jardim Com a Exuberância das Flores
- Bromélia: +62 Lindas Ideias de Decoração com a Planta Tropical
- Kalanchoe: Cultive a Belíssima Flor da Fortuna na Sua Casa
- Lírio da Paz: +55 Ideias para Embelezar os Ambientes de Sua Casa
Planta pingo de ouro: Cultive a espécie para colorir o seu jardim
A planta pingo de ouro é um arbusto que surgiu da mutação da violeteira e com suas folhas douradas é possível cultivá-la em pleno sol durante todo o ano. Se você deseja que a sua planta pingo de ouro floresça, evite podas constantes.
No outono, a planta pingo de ouro também chamada cientificamente pelo nome de Duranta erecta, produz pequenos frutos redondos dourados que atraem borboletas e pássaros. A flor da planta pingo de ouro apresenta cor roxa, rosa e branca.
A pequena flor arroxeada da planta pingo de ouro surge somente se você não podá-la frequentemente para realizar topiaria ou cerca viva. O arbusto da planta pingo de ouro quando é exposto ao sol, as suas folhas ficam ainda mais claras e vibrantes.
Na natureza, a diversidade de cores, cheiros e formas ajudam a atrair insetos para a polinização das plantas. A planta pingo de ouro, assim como, o manacá da serra possuem recursos para aproximar insetos como as borboletas e mariposas.
Cerca viva pingo de ouro: Faça podas constantes com ferramentas apropriadas
A cerca viva pingo de ouro é ideal para limitar espaços, cercar áreas, fazer bordaduras de canteiros, esconder muros ou partes do jardim. Com a cerva viva pingo de ouro você pode formar caminhos dentro do seu jardim ou substituir o muro entre residências.
Para formar a cerca viva pingo de ouro você deve plantar as mudas com espaçamento pequeno em torno de 30 centímetros para que a copa se desenvolva. Realize podas constantes nas laterais e diminua as podas na parte superior da planta até atingir a altura desejada.
A poda da cerca viva pingo de ouro pode ser feita com motosserra ou tesoura especial para esse tipo de trabalho. Para você manter sempre saudável a sua cerca viva pingo de ouro é necessário um manejo constante como adubação, irrigação e limpeza dos arbustos.
Na imagem acima, a planta pingo de ouro foi utilizada como cerca viva nos dois lados do caminho. A espécie também é cultivada no canteiro com menos podas para que floresçam e frutifiquem, dessa forma, vão colorir o caminho durante o outono e inverno.
A cerca viva pingo de ouro além de valorizar os caminhos tem a função de “quebra vento” e de criar privacidade à residência. Outra função da cerca viva pingo de ouro é evitar a passagem de poeira e abafar os ruídos externos.
Bonsai pingo de ouro: Decore a sua casa com esse hobby
Para você que gosta de usar bonsai pingo de ouro na decoração da sua sala de estar, saiba que é possível cultivá-la dentro de casa com alguns cuidados básicos. O bonsai pingo de ouro (Duranta Repens) tem um crescimento rigoroso e necessita de podas e adubações constantes.
O sucesso de um bonsai pingo de ouro depende de recolher de mudas de plantas com certa idade na natureza para que o seu crescimento não seja acelerado.
Se você quer cultivar qualquer tipo de bonsai é preciso entender que a atividade depende de observação, disponibilidade de tempo e muita paciência. A dedicação com as podas, regas e adubação do bonsai pingo de ouro devem ser praticadas constantemente.
No bonsai pingo de ouro do exemplo acima, a planta apresenta folhas amarelas, flores arroxeadas e os frutos redondos dourados. Esse bonsai reproduz exatamente o arbusto da planta pingo de ouro.
Para formar um bonsai pingo de ouro é necessário recolher uma muda de planta adulta para que o crescimento seja lento. As podas e a condução dos galhos devem ser realizadas durante a formação do bonsai pingo de ouro para dar o formato desejado à planta.
Como plantar pingo de ouro: Acompanhe o nosso passo a passo
Se você quer saber como plantar pingo de ouro, siga as nossas orientações abaixo para que a sua espécie possa se desenvolver de forma saudável e adequada. Obs: Lembre-se que a planta pingo de ouro necessita de muito sol.
Como plantar pingo de ouro para cerca viva topiada (Podada)
Para começar a sua cerva viva pingo de ouro topiada, demarque a área que será plantada as mudas. Com o auxílio de uma mangueira, marque todo o percurso do plantio das mudas.
- Prepare o canteiro arejando o solo;
- Faça covas com espaçamento de 15 centímetros;
- Adube todas as covas;
- Coloque em cada cova uma muda da planta pingo de ouro de no mínimo 15 centímetros;
- Feche as covas com terra e regue;
Para que a sua planta pingo de ouro se desenvolva de maneira adequada, a reposição do adubo deverá ser periódica, a cada seis meses. Conforme o crescimento da planta pingo de ouro, você deve sempre podá-la para dar forma a cerca.
A planta pingo de ouro exige manutenção constante, tempo e dedicação. Para você formar os caminhos, faça podas nas laterais e no topo da planta.
Com a manutenção frequente e o crescimento rápido, a cerca viva pingo de ouro no quintal é formada em um curto espaço de tempo. Que tal você colocar no paisagismo da sua casa, as cores vibrantes da planta pingo de ouro? Realce o seu jardim!
Veja + algumas ideias com a planta pingo de ouro
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!