As flores de petúnia são muito procuradas para compor a decoração de jardineiras, vasos e jardins. Isso porque, as flores de petúnia além de serem encantadoras e extremamente tolerantes ao calor, são de fácil cultivo e propagação.
Pensando nisso, caso você queira transformar a decoração do seu ambiente com petúnias, atente-se aos próximos tópicos, pois neste post você irá conhecer desde o seu significado, tipos até sua forma de cultivo e manutenção. Inspire-se com a beleza das petúnias e comece hoje mesmo um jardim pela sua casa ou apartamento.
Veja Também:
Petúnia flor: Simplicidade e beleza no cultivo
A palavra petúnia na língua dos índios Tupi significa “flor vermelha”. A petúnia planta que pertence a família Solanaceae é originária de locais tropicais e sub-tropicais da América do Sul. Sendo que, a maioria das petúnias que são descobertas em jardins são híbridas.
O principal pigmento presente na petúnia flor é a antocianida denominada petunidina, que tem seu nome resultante da palavra Petúnia. Valendo comentar, que este tipo de pigmento está presente também em outras flores e frutas.
As flores de petúnia podem ser cultivadas tanto em áreas internas complementando a decoração de sala de estar e sala de jantar, assim como, podem ser cultivadas em áreas externas se unindo a paisagem do quintal.
Mas, afinal, qual o significado da flor de petúnia?
A flor de petúnia é apreciada por se tratar de uma planta que remete transformação e a sabedoria. A petúnia, uma vez cultivada tem o poder de oferecer ao ambiente e as pessoas do entorno força espiritual, clareza da mente e harmonia.
Além disso, é interessante observar que a estrutura de floração da petúnia apresenta formas e desenhos que lembram inclusive uma mandala, essas características por sua vez afloram ainda mais os símbolos místicos e espirituais da flor de petúnia.
Quais os tipos de petúnia?
Saiba que existem dois tipos de petúnia, sendo elas:
- Petunia X Hybrida: a flor apresenta formato triangular no centro e arredondado nas pontas;
- Petunia Axillaris: a ponta da flor dessa versão de petúnia converge em ângulo único.
Petúnia branca
As flores de petúnia estão dispersas nos mais diferentes canteiros e jardineiras. Podendo assim ser encontradas nos mais diferentes tamanhos e cores, partindo desde as tradicionais flores de petúnia branca e amarela, até as versões mais exóticas e chamativas como as flores de petúnia vermelha, púrpura, azulada e aquelas com pétalas que mesclam cores contrastantes.
Entretanto, mesmo diante de tantas tonalidades existentes no mercado, muitas pessoas acabam complementando a decoração da casa, do home office e do jardim com flores de petúnia branca adoram, pois essa cor simboliza pureza, limpeza e espiritualidade.
Mini petúnia: A versão menor dessa flor
A mini petúnia ou a chamada “falsa petúnia” é uma planta florífera originária da América do Sul. Sua floração por ser muito semelhante à (Petunia x hybrida) resulta em uma grande confusão por parte das pessoas no momento da sua identificação.
Visualmente, como o próprio nome já diz, pode-se observar que as flores da mini petúnia são bem menores quando comparadas as flores da petúnia tradicional. Agora, em se tratando de dados científicos quando comparadas pode-se dizer que ambas se diferenciam pelos mecanismos reprodutivos e pelo número de cromossomos em sua estrutura.
Sua folhagem é densa e ramificada podendo ser cultivada em jardins ou em vasos de plantas. Seu arbusto com formato arredondado, geralmente, não ultrapassa 30 centímetros de altura. Entretanto, dependendo da forma de cultivo a folhagem pode atingir até 50 centímetros de altura.
As flores de mini petúnia apresentam formado de sino ou trompete e podem ser encontradas nas mais diversas cores e combinações, dependendo da forma como são cultivadas.
Como cuidar da flor de petúnia?
As flores de petúnia, geralmente, florescem durante um ano todo, ou seja, são plantas que apresentam ciclo de vida anual. Neste direção, uma vez observada que a petúnia não está mais florescendo procure replantá-la em outro local. No entanto, apesar de se tratar de uma planta com ciclo de vida relativamente curto, a flor de petúnia não exige muitos cuidados para se desenvolver, podendo inclusive ser cultivada em áreas internas e externas.
Fatores que influenciam o cultivo de uma petúnia
- Iluminação: apesar das petúnias serem plantas solares recomenda-se que seu cultivo seja feito em meia sombra. Primavera e verão são as melhores épocas para se cultivar essa planta;
- Irrigação: o solo deve se manter levemente úmido, mas nunca inundado. A rega deve ser feita na base da petúnia, de 2 a 3 vezes por semana, seja com regador ou mangueira. No entanto, em períodos de verão a rega deve ser feita de forma diária;
- Solo: a terra deve apresentar uma boa estrutura de drenagem e ser rica em nutrientes. Caso você queira cultivar petúnias em vasos opte por modelos que tenham no mínimo 25 cm de tamanho, para que a terra possa absorver a água sem prejudicar a nutrição das raízes.
Como propagar mudas de petúnia?
Saiba que as flores de petúnia podem ser plantadas em qualquer período do ano, no entanto, durante a estação da primavera a propagação de mudas dessa espécie se multiplica mais facilmente.
As mudas de petúnia podem ser feitas por meio de sementes ou por processo de estaquia. Caso você opte por realizar a propagação por meio de sementes procure usar as ferramentas de jardinagem corretas e assim colocar elas próximas a superfície do solo, pois são muito pequeninas e precisam de luz para germinarem.
Agora, caso você escolha a estaquia, saiba que o processo é diferente. Afinal, a estaquia é um método de propagação que pode ocorrer a partir do corte de três elementos da planta, sendo eles: o caule, a raiz ou a folha. Assim que cortados são replantados em outro local. Você pode usar a helicônia e as tulipas para combinar com a petúnia, também é uma planta fácil de cuidar.
Como propagar mudas de petúnia por estaquia: Passo a passo
- Pegue uma tesoura e corte aproximadamente 15 cm do caule da petúnia;
- Use uma pá e prepare o solo com nutrientes e húmus de minhoca;
- Plante o caule cortado na terra e mantenha o solo úmido.