As pétalas de flores cada vez mais vem ganhando espaço nas decorações, dando uma cara nova para a casa. Além delas possuírem uma facilidade muito grande na hora de produzi-las, elas tem uma variedade de tipos para agradar todos os gostos e ambientes. Hoje vamos te contar tudo sobre essa nova decoração.
Escolha das flores para decoração
Escolher as flores certas para seu ambiente é o principal, tome cuidado para não escolher uma flor que fuja muito da harmonização da sua casa. Sendo assim, as mais comuns são as pétalas de rosas, margaridas e girassóis, todas elas dão um ar mais delicado à casa.
Uma dica importante é sempre preferir utilizar pétalas recicladas de flores já murchas, assim você preserva a saúde das flores que você já tem, além de conseguir apreciar aquele buquê de flores que ganhou por mais tempo.
Veja Também:
E como eu recupero as pétalas murchas para decoração?
É simples! Existem muitas formas extremamente fáceis e que oferecem um efeito satisfatório de executar o mesmo procedimento, que é o de secagem de flores. Aqui vamos abordar e ensinar as duas maneiras mais comuns desse procedimento: a prensagem em papel e o uso da areia.
Prensagem em papel: passo a passo
- Escolha bem as pétalas das flores que você deseja! As mais utilizadas são as rosas e as margaridas;
- O próximo passo é pegar jornais velhos ou um livro bem grosso e pesado, e inserir as pétalas de forma a não deixá-las dobradas ou com alguma fricção, lembre-se de distribuí-las em páginas diferentes para que elas não dobrem ou se juntem;
- O terceiro e último passo é colocar mais um peso em cima do livro ou dos jornais e pronto! Agora é só aguardar, o período de secagem pode variar de 2 a 4 semanas, depois disso é só decorar do seu jeito!
Uso de Areia: passo a passo
- Escolha a areia mais fina que conseguir e uma caixa de papelão funda, após isso, forre o fundo da caixa com a areia totalmente seca. (Dica: deixe no sol ou coloque dentro do forno de cozinha mesmo);
- Em seguida, coloque as folhas e vá pulverizando areia em cima das plantas até que elas fiquem totalmente cobertas, lembre-se de não deixar a caixa fechada;
- Assim que perceber que as pétalas estão secas, retire-as da caixa e prontinho!
Como decorar com pétalas de flores
Depois de todo esse processo de secagem, é hora de colocar a mão na massa e aprender como decorar com as pétalas! As flores são opções muito boas para quem deseja ter um ambiente mais alegre, entretanto, não exagere!
As opções são inúmeras e você pode explorar sua criatividade criando um ambiente totalmente personalizado e a sua cara. Mas, vamos te dar algumas dicas para te inspirar.
Crie um quadro personalizado com pétalas de flores
Os quadros personalizados são uma ótima opção para quem quer gastar pouco e desfrutar de um ambiente mais delicado, você só vai precisar de uma moldura, cola e de um fundo branco, além das pétalas.
Você pode distribuir as pétalas da forma que quiser, criando quadros exclusivos e que podem ser colocados em vários cômodos da casa.
Crie um visual especial para o jantar
Outra maneira de usar pétalas na decoração é na mesa de jantar, e as mais queridinhas quando pensamos nisso são as rosas vermelhas! Podendo ser colocadas tanto dentro de um vaso e colocadas no centro da mesa quanto para decorar uma mesa de um jantar romântico de Dia dos Namorados.
Entretanto, se você deseja um ambiente mais neutro e mais casual, o ideal é investir nas pétalas de margaridas e girassóis, vai ficar lindo do mesmo jeito!
Viu como é fácil reaproveitar as pétalas de flores para criar uma decoração linda e exclusiva? Aproveite para visitar o Blog da Giu e conhecer outras dicas de decoração com flores.