A peperômia é uma das plantas mais fáceis de cultivar dentro de casa. Ela tem em média 25 centímetros, não ocupa muito espaço, gosta do calor e não é tóxica. Você pode deixar uma floreira ou vaso de peperômia perto do seu pet sem se preocupar!
Existem vários tipos de peperômia, por isso, é importante saber a diferença entre cada espécie para comprar a planta peperômia verde ideal para decorar sua casa e também sobre a peperômia cuidados.
Pensando nisso, criamos um super guia com tudo que você precisa saber sobre a planta peperômia como cuidar, as diferenças entre elas e dicas dos melhores lugares para decorar. Confira e inspire-se!
Veja Também:
Conheça os tipos de peperômia
Os diferentes tipos de peperômia possuem características únicas. A peperômia melancia, por exemplo, é famosa por sua linda padronagem similar a de uma melancia. Já a peperômia tricolor, como o próprio nome indica, possui tonalidades lindas em suas folhas. É maravilhosa!
Além da peperômia verde, é possível encontrar outras cores chamativas e lindas para decorar diferentes ambientes, como a peperômia roxa.
Abaixo, selecionamos 5 tipos de planta peperômia para você conhecer mais sobre essa espécie maravilhosa e de fácil cultivo. Escolha sua favorita!
Peperômia melancia
Como já adiantamos, a peperômia melancia tem esse nome por conta de suas folhas que lembram a casca da melancia e do caule rosado.
Para que a peperômia melancia esteja sempre linda, coloque-a em ambientes com luz difusa – a luz direta queima suas folhas.
Escolha um local em destaque para decorar com essa flor peperômia, como a mesa de centro da sala de estar ou até mesmo na mesa de jantar. Elas chamam atenção na medida certa!
Peperômia caperata
A peperômia caperata, também conhecida como peperômia marrom, possui folhas mais escuras, similar ao tom de terra molhada. Outro fator que chama muita atenção na peperômia caperata é sua textura enrugada e em alto relevo.
A flor peperômia caperata também é bem diferente, como antenas saindo da folhagem. O visual é lindo! Vale a pena colocar em vasos lindos para decorar os cantinhos da casa.
Peperômia variegata
A peperômia variegata possui folhas mais largas com as pontas amarelas e verdes no centro.
São as folhas desiguais que tornam a peperômia variegata tão bonita e interessante para usar na decoração de casa – principalmente em ambientes com decoração clean. Essa não tem flor peperômia, mas encanta por suas folhas lindas!
Peperômia pendente
A peperômia pendente é linda para decorar prateleiras e estantes com muito charme. A cor da folhagem varia das mais claras às mais escuras.
Apenas evite colocar a peperômia pendente com a luz direta, assim as folhas crescem lindas no vaso, caindo na decoração de casa na medida certa.
Peperômia tricolor
A peperômia tricolor tem esse nome por causa das diferentes tonalidades das folhas, que variam do creme ao verde. Ao contrário dos outros peperômia cuidados, essa fica ainda mais bonita em contato com o sol, porém a rega deve ser mais frequente para deixar o substrato úmido.
Essas são as plantas mais conhecidas e amadas na decoração da peperômia, mas também tem outras espécies e tonalidades, como a peperômia verde e a peperômia roxa, que são lindas!
Como cuidar de peperômia
Aprenda como cuidar de peperômia para que seu vasos de plantas esteja sempre bonito e saudável na decoração de casa. Confira!
Tipo de vaso
Uma das primeiras dicas que damos de como cuidar de peperômia é o tipo de vaso. O ideal é que o vaso tenha furinho embaixo para drenar a água. Outro peperômia cuidados é escolher vasos apertados, mas é preciso trocar o vaso conforme a peperômia crescer.
Iluminação
Como já indicamos, a peperômia como cuidar prefere a luz indireta. O sol queima as folhas e não permite que a planta cresça saudável, por isso, escolha cantinhos iluminados para posicionar seu vaso.
Regas
O truque para regar a peperômia é estar atenta às estações. No verão, é preciso regar com mais frequência do que no inverno, mas para ter certeza, sempre verifique se a terra está seca antes de regar. Não tem erro!