A pedra miracema é resistente, antiderrapante, compacta, não desgasta com o tempo e apresenta um preço acessível. Logo, em meio as inúmeras propriedades atrativas e vantagens comerciais não é por menos que sua estrutura passou a ser incorporada nos mais diversos projetos de calçadas, rampas, escadas, cascatas, jardinagem, muro de pedra, fachadas e assim por diante.
Nessa direção, se você deseja transformar a decoração da sua casa ou estabelecimento comercial, porém ainda não conhece a pedra miracema, continue a leitura. Nesse post, eu separei diversas informações e inúmeros projetos decorativos para você se inspirar, inclusive na piscina. Confira!
Veja Também:
O que é a pedra miracema?
A pedra miracema, também conhecida como lajinha, é um granito comercializado e utilizado em sua forma bruta, ou seja, sua estrutura não passa por processo de polimento, imprimindo assim um estilo de decoração mais rústico ao revestimento do cômodo.
Por que utilizar pedra miracema no meu projeto?
- Resistente: a pedra miracema por se tratar de uma pedra bruta apresenta alta resistência, podendo assim ser utilizada tanto em projetos internos como externos;
- Antiderrapante: por não sofrer polimento, a pedra miracema apresenta uma estrutura antiderrapante, sendo muito utilizada no projeto de calçadas, rampas e escadas;
- Preço acessível: o metro quadrado da pedra miracema cinza (mais comum), por exemplo, apresenta um dos melhores custo-benefícios do mercado;
- Diversidade de cores: a pedra miracema pode ser encontrada em diferentes tonalidades dependendo da região onde é extraída, facilitando assim seu uso na etapa de harmonização do ambiente.
Pedra miracema cores: Conheça diferentes tonalidades
Como mencionado acima, a tonalidade da pedra miracema pode variar de acordo com o lugar onde é extraída. E, dentre as variações de cores existentes na natureza podemos destacar a pedra miracema cinza, branca, amarela e rosa.
Pedra miracema cinza
A miracema com tonalidade cinza é uma das pedras mais conhecidas e mais utilizadas em diferentes projetos. Isso acontece, pois sua cor neutra além de se harmonizar facilmente com diferentes estilos de decoração, seu tom inibe a presença de sujeiras em sua superfície. Logo, não é por menos que a pedra miracema cinza é muito utilizada em projetos de calçadas, rampas e escadas.
Pedra miracema branca
Ideal para compor projetos minimalistas e modernos, a estrutura da pedra miracema branca por apresentar pequenos traços em tom cinza, ao compor um projeto interno ou externo de decoração, confere charme e sofisticação ao ambiente. No entanto, devido sua tonalidade clara a miracema não é muito utilizada em projetos de calçamento, pois sua presença tende a acumular e aparentar facilmente sujeiras.
Pedra miracema amarela
Neste tipo de revestimento a miracema pode ser encontrada em tons que variam entre um amarelo mais intenso (com traços de marrom), até as versões que se aproximam da cor bege. A pedra miracema amarela é muito utilizada em projetos de calçadas, rampas, escadas, bordas de piscina e muros externos (fachadas).
Pedra miracema rosa
A pedra miracema rosa apresenta uma apelo estético encantador. Isso porque, sua estrutura é resultado da mistura de outros tons e essa característica imprime uma beleza especial e única ao ambiente. Esse tipo de revestimento é também muito utilizado em projetos de calçamento, rampas, escadas, muretas e fachadas.
Pedra miracema calçada
Por se tratar de uma área pública, o material que irá revestir sua calçada deve trazer segurança aos pedestres que irão circular pelo espaço. Logo, se você deseja transformar o visual de entrada da sua casa sem gastar muito deve apostar na pedra miracema calçada.
Isso porque, além do apelo estético que este tipo de revestimento imprime no ambiente, suas propriedades antiderrapantes evitam que possíveis acidentes ocorram no local. Sua alta resistência garante maior durabilidade do material, o que é muito vantajoso, uma vez se tratar de um espaço onde há grande circulação de pessoas e veículos diariamente.
Vale comentar, que por se tratar de uma área de circulação intensa de pedestres e carros, a pedra miracema calçada deve ser muito bem assentada no cimento e nivelada, evitando assim que sua superfície solte com o passar do tempo ou que alguma pessoa tropece ao andar no espaço, como também acontece com o piso cerâmico.
A pedra miracema pode auxiliar em projetos de calçamento que apresentem escadas e até mesmo compor formatos inusitados na rua, como no exemplo abaixo. Aqui, as pedras de miracema foram utilizadas para compor um lindo jardim lateral rente a parede.
Fachada com pedra miracema
Além de compor a estrutura de calçadas, rampas e escadas, esse tipo de revestimento pode também ser utilizado na fachada de casas residenciais e comerciais. No projeto arquitetônico abaixo, a casa recebeu uma fachada com pedra miracema espetacular e janelas de madeira. Observe como esse tipo de revestimento se integra facilmente com a natureza do terreno.
Neste projeto abaixo, a fachada com pedra miracema amarela foi utilizada no piso superior, em pontos específicos da residência. Aqui, a tonalidade da miracema trouxe ainda mais destaque, charme e sofisticação para o imóvel.
Como limpar pedra miracema
Com o passar do tempo, é natural que a pedra miracema acumule sujeira e por sua vez apresente uma aparência mais escurecida. Afinal, a miracema por se tratar de uma pedra bruta com superfície ranhurada, facilita a retenção de resíduos em sua superfície. Logo, para manter a cor, durabilidade e limpeza da miracema é importante levar em conta algumas dicas de como limpar pedra miracema.
- Limpeza leve (diariamente): utilize uma vassoura com cerdas duras para varrer a calçada diariamente;
- Limpeza moderada (semanal ou quinzenal): utilize vassouras de cerdas macias e uma solução de detergente neutro diluído em água para esfregar o chão;
- Limpeza pesada (a cada três meses): utilize lavadoras de alta pressão sem a adição de produtos químicos.
Além disso, evite o uso de produtos abrasivos ou quimicamente agressivos como removedores, solventes, álcool, soda cáustica, querosene dentre outras substâncias.