Na arquitetura é possível encontrar uma grande variedade de pedras para usar como revestimento no seu projeto. Entre elas, podemos destacar a pedra mineira. Além de ser uma opção econômica, ela compõe lindos ambientes, como a piscina, pisos de varandas, quintal e até na área da churrasqueira.
A pedra mineira possui um tom bege, super característico e versátil para áreas externas e internas Por ser de um tom neutro, você consegue misturar com diferentes estilos de decoração sem medo. E para você conhecer um pouco mais sobre a pedra mineira e suas diferentes aplicações, selecionamos algumas dicas essenciais sobre ela. Confira!
Veja também:
O que é a pedra mineira?
A pedra mineira é um tipo de pedra folheada com altas concentrações de sílica, chamado quartzito. Ela é encontrada em abundância em Minas Gerais, e por isso que recebe o nome de pedra mineira.
Muitos confundem a pedra mineira com a pedra são tomé, mas existem alguns detalhes que diferenciam uma da outra. A pedra mineira, por exemplo, possui uma superfície rugosa com baixa dureza e pode esfarelar com grandes pressões. Já a pedra são tomé tem uma superfície regular e lisa, com alta resistência, bem parecida com o piso cerâmico.
Algo que chama muita atenção na pedra mineira é o preço. Ele pode variar entre R$ 20,00 a R$ 50,00 o metro quadrado; o que, em relação à outras pedras, é muito mais barata.
Para conhecer um pouco mais sobre o material, confira a seguir as diferentes possibilidades de aplicação da pedra mineira:
Pedra mineira caco
A pedra mineira caco é muito usada para a borda da piscina, paredes e até escada. Ela é interessante para usar principalmente na área externa, pois proporciona um visual diferente ao ambiente.
Por conta dos formatos irregulares da pedra mineira caco, é indispensável que sua aplicação seja feita por um profissional. Por isso, evite ficar procurando como assentar pedra mineira por sua conta, pois o resultado não será tão satisfatório.
Pedra mineira serrada
A pedra mineira serrada é uma opção para quem gosta de pisos e revestimentos mais simétricos e padronizados. Geralmente, ela é feita em formatos geométricos, como o retângulo.
Além de ser uma excelente opção para os ambientes externos, a pedra mineira serrada pode ser usada na cozinha, sala e qualquer outro lugar que tenha o clima rústico, porém aconchegante.
Pedra mineira para piscina
A pedra mineira para piscina é antiderrapante e absorvente, por isso é tão indicada para áreas molhadas. Além disso, ela não propaga calor. Mesmo com a incidência do sol constante nos dias mais quentes, a pedra mineira para piscina não esquenta.
Cuidados e manutenção com a pedra mineira
Por não ser tão resistente quanto a pedra tomé, a pedra mineira precisa de um cuidado especial para não ficar com aspecto manchado e sujo. Por isso, faça uma boa limpeza da pedra mineira utilizando detergente neutro e água. Evite usar produtos abrasivos, como álcool e soda cáustica, eles estragam a pedra.
No dia a dia, varra a pedra mineira (até mesmo a pedra mineira para piscina) com uma vassoura de cerdas macias, assim a pedra não estraga.
Como assentar pedra mineira
O ideal é contratar um profissional para segui o passo a passo de como assentar pedra mineira na sua piscina ou revestimento, para evitar erros e um trabalho mal feito – e isso vale para todos os tipos de pedras. Ok?