A pedra branca para jardim é uma excelente alternativa para quem não abre mão de um visual marcante, funcional e bonito na hora de compor caminhos, trilhas, decorar vasos, floreiras ou fazer forração nos jardins externos ou jardins de inverno.
No mercado há várias opções de pedras para jardim que podem decorar diferentes ambientes. Contudo, este post em especial irá destacar 7 formas criativas de como usar pedra branca para jardim. Confira e crie projetos inesquecíveis!
Veja também:
- Pedra Miracema: +65 Projetos Incríveis Com Esse Revestimento
- Pedra Ferro: O Que É? Como Usar? Vantagens +47 Inspirações
- Ardósia Verde: Vantagens, Preço, Onde Usar e Como Limpar a Pedra
- Muro de Pedra: +55 Projetos e 8 Tipos de Pedra Que Valorizam o Imóvel
- Revestimento de Pedra: Conheça os 10 Tipos Mais Usados e +67 Projetos
Qual a melhor pedra branca para jardim?
A pedra dolomita é considerada por muito decoradores e paisagistas como a melhor pedra branca para jardim. A dolomita é extraída de rochas de origem calcária, por isso sua coloração branca. Algumas pedras dolomitas são mais arredondadas, enquanto outras são mais achatadas, tornando-se ideal para fazer caminhos, cobertura e decoração de superfícies no jardim, vasos ou floreiras.
Conheça 7 formas criativas de usar pedra branca para jardim
A pedra branca para jardim pode ser usada de diferentes formas na decoração de ambientes internos e áreas externas. Confira abaixo 7 formas criativas e funcionais de como usar pedra branca para jardim e se surpreenda com o resultado.
1. Formação de caminhos no jardim
A pedra para jardim branca pode ser usada para formação de caminhos e trilhas no jardim da área externa. Normalmente, as pedras brancas são combinadas com placas ou decks de madeira que permitem a circulação de pessoas de um lado ao outro. No projeto abaixo, observe que o limitador de grama foi essencial para criar uma barreira física entre o gramado e a pedra branca decorativa para jardim. Buxinhos cortados em formato de bolinhas completam o paisagismo residencial.
2. Composição do jardim de inverno
Com o passar dos anos, o jardim de inverno foi tomando forma e se tornando um espaço anexo aos cômodos da sala de estar, sala de jantar, cozinha, corredor, quarto e até de banheiro. E dentro desse cenário, diversos elementos foram sendo adicionados para a composição do cenário como vasos decorativos, floreiras, esculturas, bem como, seixos, argilas expandidas e pedra branca para jardim tanto para a forração do solo como para cobertura dos vasos.
3. Criação do jardim zen
O cantinho zen, assim como o jardim zen, é um espaço criado para relaxamento e renovação de energias. Sua construção varia muito, a depender do espaço disponível, podendo ser de porte grande ou até mesmo em miniatura (mini jardim de inverno). No projeto abaixo, o jardim zen conta com a presença ilustre do bambu mossô, buxinhos, lanternas, escultura de Buda, vasos, iluminação de piso, deck de madeira e pedra branca para jardim do tipo brita.
4. Composição de ambientes com cascatas e fontes de água
A pedra branca para jardim também pode realçar ainda mais a presença de cascatas e fontes de águas no ambiente, além de auxiliar na drenagem da água, a pedra branca para jardim traz um toque elegante para o espaço. Na imagem abaixo, a água que sai da cascata de parede cai sobre as dolomitas brancas. Lanternas marroquinas suspensas e folhagens completam o decor.
5. Cobertura de vasos e floreiras
Na ausência de espaços para a formação de jardins na área externa ou jardins de inverno, a dica é usar a pedra branca para jardim como cobertura de vasos e floreiras do imóvel. A pedra branca para jardim por apresentar uma tonalidade neutra se conecta facilmente com diferentes modelos de recipientes como cachepots de vidro, madeira, ferro, argila e assim por diante.
6. Formar obras de arte no jardim
A pedra branca para jardim quando combinada com vasos, floreiras, esculturas e demais vegetações também pode formar lindas e criativas obras de arte no jardim. No projeto de jardim com pedras abaixo, a pedra branca para jardim do tipo brita sai do vaso de barro e percorre um caminho marcado por outras pedras mais robustas, dando a sensação de que a água está saindo do vaso e se espalhando pela terra.
7. Combinar com outros elementos do jardim (seixos, grama, argila expandida)
Para a formação de um lindo jardim, uma dica valiosa é utilizar a pedra branca para jardim combinada com outros elementos como seixos, pedras de rio, argila expandida, cascalhos e grama. Neste caso, é fundamental utilizar a barreira física no solo, para que ambos os materiais não se misturem, como mostra a imagem abaixo.
E aí, gostou do nosso post sobre as diferentes formas de usar pedra branca para jardim? Sim?! Então, confira nossa galeria de fotos abaixo com mais alguns projetos com pedra branca para jardim.