O papel de parede vem cada dia mais ganhando presença na decoração, isso porque ele é uma alternativa prática para transformar a decoração de um ambiente sem precisar investir muito dinheiro e tudo isso de maneira rápida e sem sujeira. Mas quando falamos de papel de parede devemos lembrar que no mercado é possível encontrar modelos dos mais variados tipos, materiais, acabamentos, cores e estampas e isso acaba deixando muita gente confusa na hora de escolher o modelo de papel de parede ideal para a sua casa.
E por conta disso, resolvemos fazer esse post com várias dicas de como escolher o papel de parede ideal para o seu ambiente, além disso, falaremos também sobre os modelos de papel de parede que encontramos no mercado além de te ensinar o passo a passo de como colocar papel de parede. Então, não deixe de conferir o post até o final para anotar todas as dicas e se inspirar com lindas fotos de papel de parede.
Veja também
- Papel de Parede para Quarto Infantil: +57 Modelos para Se Inspirar
- Papel de Parede para Cozinha: 56 Ideias para Renovar o Ambiente
- Papel de Parede para Lavabo: +60 Ideias Incríveis e Inovadoras
- +59 Modelos de Papel de Parede para Quarto de Casal para Inspirar Você
- Como Tirar Papel de Parede: Conheça 4 Métodos Simples e Acessíveis
Tipos de papel de parede
O papel de parede é uma maneira rápida e fácil de mudar a decoração de um ambiente, mas para que isso ocorra é preciso escolher o tipo de papel de parede ideal para cada ambiente, afinal de contas, alguns cômodos da casa como banheiro e cozinha exigem modelos específicos de papel de parede por conta da umidade que esses ambientes podem ter.
Então, veja abaixo os modelos de papel de parede que podemos encontrar no mercado para assim conseguir escolher o mais adequado para o seu ambiente.
Vinílico
O papel de parede vinílico possui uma longa durabilidade, isso porque o papel de parede vinílico é composto por PVC. Portanto, o papel de parede vinílico tem a grande vantagem de ser adaptável a todo tipo de ambiente, e para quem busca papel de parede para cozinha ou banheiro, ou mesmo para uma área com grande incidência de sol, sem dúvida o papel de parede vinílico é uma das melhores opções.
Acetinado
O grande diferencial do papel de parede acetinado é que ele acumula menos pó que os demais tipos de papel de parede sendo muito indicado para casas que tem pessoas alérgicas, e por conta disso também, o papel de parede acetinado é muito usado como papel de parede infantil e para quarto de bebê.
TNT
O papel de parede TNT possui em sua composição celulose e poliéster, o que faz com que esse tipo de papel de parede tenha uma textura muito parecida a de tecido. Para quem optar pelo papel de parede TNT em casa é importante que sua limpeza seja feita apenas com um pano úmido, além disso, ele também pode ser usado como um papel de parede para banheiro e cozinha.
Vinilizado
O papel de parede vinilizado é bem parecido com o papel de parede vinílico, porém não é um modelo muito recomendado para áreas úmidas, mas pode ser limpado com o auxílio de uma esponja ou pano úmido.
Mica
O papel de parede mica é um dos modelos mais diferentes que podemos encontrar, pois esse tipo de papel de parede é feito com pedras prensadas, além disso, esse tipo de papel de parede também é mais delicado, por conta disso não deve ser usado em área com umidade e sua limpeza deve ser feita apenas usando aspirador de pó ou um espanador.
Adesivo
O papel de parede adesivo também chamado de papel contact é um produto bem moderno, pois apesar de muita gente falar que o papel de parede adesivo ou contact não é exatamente um papel de parede, ele após aplicado na parede fica exatamente igual a um papel de parede comum.
O papel de parede adesivo é bem parecido com o papel de parede vinílico e o vinilizado, porém, esse modelo de papel de parede tem a espessura bem fina e não possui textura.
Modelos de estampas para papel de parede
Uma das grandes vantagens do papel de parede é que ele pode ser encontrado em diferentes cores, acabamentos e estampas no mercado, o que faz esse produto ser tão versátil e interessante para quem deseja transformar a decoração para casa de maneira rápida e prática.
Por isso, agora falaremos um pouco mais dos modelos de estampas que encontramos para papel de parede, o que facilita na hora de harmonizá-lo com o estilo de decoração da residência.
Floral
O papel de parede floral pode ser usado em praticamente todos os ambientes da casa, mas é o modelo de papel de parede ideal para quem busca colocar um toque de feminilidade e delicadeza no espaço decorado. Mas como hoje em dia é possível encontrar o papel de parede floral com diversos estilos, alguns até com o fundo preto, é importante analisar bem o estilo de decoração do ambiente antes de escolher o papel de parede floral que melhor se encaixa, afinal de contas, esse modelo de papel de parede pode decorar desde um ambiente super clássico e feminino até mesmo um cômodo super moderno.
Listrado
O papel de parede listrado é muito usado em ambientes pequenos, isso porque ele ajuda ampliar visualmente o cômodo, mas claro que nada impede que esse tipo de papel de parede seja usado em cômodos amplos, sendo até fácil combiná-lo com outros modelos de estampas de papel de parede que possam ter no ambiente.
Arabescos
O papel de parede com estampa em arabescos é perfeito para decorar ambientes com um estilo bem clássico e sofisticado, e por conta disso, esse modelo de papel de parede é muito usado como papel de parede para sala, quarto e banheiro.
Geométrico
O ambiente com uma decoração bem contemporânea pode ter sua decoração personalizada usando o papel de parede geométrico, pois as linhas desse tipo de estampa se encaixam super bem nesse estilo de decoração. O papel de parede geométrico pode ser encontrado em versões bem neutras e outras super coloridas, que também se encaixam bem em um ambiente com estilo retrô, por isso, analise bem a decoração antes de escolher o modelo de papel de parede geométrico mais adequado.
3D
Outro modelo de papel de parede que se encaixa super bem em ambientes contemporâneos é o papel de parede 3D. O papel de parede 3D pode ser encontrado tanto com a simulação de paisagens e cenários quanto com estampas abstratas, e o grande diferencial do papel de parede 3D é ele cria a sensação de estar inserido dentro do ambiente levando mais profundidade.
Infantil
Como o próprio nome já diz o papel de parede infantil é aquele com estampas divertidas e lúdicas e que são adequadas para colocar um toque mais divertido e alegre na decoração de quarto infantil ou mesmo no quarto de bebê. O mais legal é que o papel de parede infantil é encontrado com uma grande variedade no mercado, sendo bem interessante usar o papel de parede infantil para uma decoração de quarto temático como bailarinas, animais da floresta, astronauta entre outros.
Madeira
O papel de parede madeira, como você pode imaginar, é aquele modelo de papel de parede que imita madeira. Sendo que o papel de parede madeira é muito usado para complementar a decoração de ambientes rústicos, mas também é importante lembrar que o papel de parede madeira fica ótimo em ambientes neutros ou com uma decoração mais moderna, pois eles conseguem acrescentar um toque mais acolhedor no espaço decorado.
Tijolinho
Assim como o papel de parede madeira o papel de parede tijolinho também é muito usado para compor a decoração de ambientes com um estilo mais rústico, porém, com a tendência de decoração industrial o papel de parede tijolinho vem cada dia mais ganhando popularidade, além do papel de parede tijolinho de também ser um modelo de papel de parede ideal para colocar mais acolhimento na decoração dos ambientes.
Moderno
Uma das principais características do papel de parede moderno está na presença de formas diferenciadas na sua estampa, além disso, muitos modelos de papel de parede moderno são bem coloridos o que fazem com que eles se destaquem no espaço decorado, porém, no caso do papel de parede moderno bem colorido o mais recomendado é que ele seja usado em um cômodo bem clean.
Retrô
Se você quer trazer um pouco de décadas passadas para a sua decoração que tal investir em um papel de parede retrô? Esse tipo de papel de parede contém estampas que nos remetem aos anos 50, 60 e 70 com a presença de flores, estampas geométricas e até mesmo do xadrez.
Como escolher papel de parede
Como nós já falamos, o papel de parede pode transformar a decoração de um ambiente, mas para que isso ocorra é preciso saber como escolher papel de parede mais adequado para o seu tipo de ambiente e de decoração.
E pensando nisso, separamos abaixo 5 dicas de como escolher papel de parede que com certeza vão facilitar muita na hora em que você for redecorar a sua casa.
Tamanho do ambiente
Uma das primeiras coisas que você deve observar antes de escolher o papel de parede é o tamanho do cômodo onde ele será usado. Caso seja um espaço pequeno a melhor opção é investir em modelos de papel de parede branco, isso porque a cor clara e neutra vai ajudar a ampliar visualmente o espaço e deixar seu cômodo compacto muito mais agradável, mas claro que se você quer colocar um pouco mais de cor na sua decoração de ambiente pequeno também pode.
Nesse caso o papel de parede branco pode ser substituído por outros de cores claras ou mesmo um papel de parede listrado, mas sempre visando ampliar o espaço. Já se você vai usar o papel de parede para um ambiente amplo a escolha é muito mais fácil, podendo até mesmo investir em um papel de parede preto ou azul marinho.
Na foto do quarto de casal abaixo você pode observar que foi usado um papel de parede listrado em cores neutras que se harmonizou super bem aos detalhes do ambiente como o criado mudo branco e a cabeceira cinza.
Estilo de decoração
Outro ponto que deve ser analisado antes de escolher o papel de parede é pensar em como é o estilo de decoração do ambiente, pois é importante que o papel de parede “converse” com a decoração do cômodo.
Mas lembre-se que é sim possível mesclar estilos diferentes para um ambiente com decoração personalizada, por exemplo, em uma decoração industrial usar um papel de parede rústico. Então, analise bem os estilos que mais te agrada e invista em um papel de parede que irá acrescentar mais beleza e estilo na sua decoração, mas sem perder a harmonia
Cores do ambiente
As cores usadas na decoração também vão influenciar na sua escolha de papel de parede. O mais interessante aqui é buscar um modelo de papel de parede que já tenha algumas cores usadas no ambiente, mas em caso de dúvida sempre é possível usar o papel de parede branco, papel de parede preto ou mesmo um papel de parede cinza, pois todos são neutros e se harmonizam facilmente as demais cores que podem estar presente na decoração do ambiente.
Uma dica para quem deseja usar papel de parede colorido na decoração é observar os detalhes do ambiente como as cores das cortinas, tapetes, móveis e até mesmo as cores das almofadas e mantas podem te auxiliar na escolha da cor do papel de parede.
Qual o ambiente?
Também é muito importante escolher o modelo de papel de parede conforme o ambiente onde ele será usado. Se for um papel de parede para quarto de bebê, por exemplo, prefira modelos com cores mais suaves e se possível invista em estampas lúdicas e divertidas, já se for um papel de parede para cozinha, os modelos mais alegre e com cores como amarelo e verde são opções bem interessantes.
E também é importante lembrar que há modelos específicos de papel de parede para ambientes com umidade como cozinha e banheiro, pois nesse caso o material é mais resistente.
Tipo de aplicação
Quando falamos de tipo de aplicação para papel de parede não estamos falando apenas da parte técnica, mas também se ele será aplicado em mais de uma parede, em apenas um ponto específico, ou até mesmos se o papel de parede será usado no teto do ambiente.
Pois caso você opte por usar o papel de parede em todo o ambiente é importante escolher modelos que não vão sobrecarregar a decoração, e para isso, o papel de parede branco ou mesmo com outras cores claras e neutras como o bege são escolhas mais inteligentes.
Decoração com papel de parede para quarto de casal
O papel de parede para quarto de casal deve ser escolhido com muito cuidado, afinal de contas, é preciso agradar o gosto e personalidade de duas pessoas que podem ser bem diferentes.
Por conta disso, é bem comum que modelos mais neutros e com estampas menos chamativas sejam usadas na decoração com papel de parede para quarto de casal. Mas uma dica para não errar na hora de escolher o papel de parede para quarto de casal é ficar atento ao estilo do quarto e optar por um modelo que se harmonize bem a essa decoração.
Caso seja um quarto mais clean com cores e móveis neutros, é mais fácil investir em modelos de papel de parede para quarto de casal com cores e texturas diferenciadas, caso isso tenha a ver com os gostos do casal. Mas se for um quarto mais moderno e que já tenha pontos de cor, invista em um modelo de papel de parede para quarto de casal que também tenham essas cores em sua estampa ou que seja mais básico para não deixar a decoração desagradável.
Papel de parede para quarto de bebê
Decorar o quarto de bebê é um momento de muita alegria para toda família, afinal de contas, é um novo serzinho chegando para trazer alegrias e muitas novidades para a vida de todos. Uma dica muito importante na hora de escolher papel de parede para quarto de bebê é sempre optar por modelos que vão ajudar no relaxamento do neném, por isso, papel de parede azul, rosa, amarelo ou verde em tons pastéis e cores claras e neutras são muito usadas para fazer papel de parede para quarto de bebê.
Mas caso os pais queiram colocar mais personalidade e cores mais vibrantes na decoração é sim possível usar papel de parede para quarto de bebê com cores mais vivas, mas é importante saber dosar o restante da decoração para que o ambiente fique aconchegante e acolhedor para todos.
No mercado é fácil encontrar modelos específicos de papel de parede para quarto de bebê com desenhos lúdicos e muitas vezes usados para uma decoração temática como um quarto com estampas de bichinhos, carrinhos, borboletas, bonecas de panos entre tantos outros. Mas também há modelos de papel de parede para quarto de bebê que são bem neutros e que se adaptam bem tanto em um quarto temático quanto em um quarto que não é temático como os papéis de parede para quarto de bebê com listras, poá, xadrez e estampas geométricas.
Papel de parede para quarto feminino
Os modelos de papel de parede para quarto feminino mais usados sempre são aqueles bem delicados como o papel de parede rosa, papel de parede floral entre outros, e claro, caso seja o objetivo levar esse toque mais delicado usando o papel de parede feminino tudo bem. Mas é importante lembrar que nem só de papel de parede rosa e floral se faz um quarto feminino.
Se procuramos por fotos de papel de parede feminino na internet também encontramos modelos super modernos e que dão um ar descontraído e leve ao quarto decorado. A dica para usar o papel de parede feminino seja ele um papel de parede rosa ou um papel de parede preto é sempre levar em conta o estilo de decoração escolhido e a personalidade da menina dona do quarto.
Caso seja um quarto mais clássico, o papel de parede feminino pode conter uma estampa em arabesco ou mesmo ser o papel de parede floral, já se for um ambiente bem moderno ou mesmo industrial, invista em modelos de papel de parede preto, cinza ou em tons de rosa mais chamativos como o magenta e talvez até um papel de parede amarelo mais vibrante.
Papel de parede para quarto masculino
No mercado há vários modelos de papel de parede masculino que se harmonizam aos mais diversos tipos de quartos. O papel de parede masculino mais comuns são aqueles modelos de papel de parede azul, papel de parede cinza ou mesmo alguns em tons de preto, mas assim como acontece no quarto feminino, o papel de parede masculino também pode fugir dessas propostas muito óbvias e serem encontrado modelos de papel de parede colorido e outros com estampas geométricas e até alguns modelos que trazem mais aconchego à decoração como o papel de parede madeira ou de tijolinho.
Para escolher o papel de parede para quarto masculino é válido também analisar o estilo de decoração. Se for um quarto bem clássico invista no papel de parede azul ou branco, já para um quarto mais contemporâneo invista no papel de parede geométrico, e se quiser investir em uma decoração industrial o papel de parede cinza imitando cimento queimado é uma excelente escolha.
Papel de parede para sala de estar
A sala de estar é o ambiente mais social da casa, por isso, o papel de parede para sala de estar deve ter cores e estampa que além de harmonizar a decoração também leve mais aconchego ao ambiente.
Uma dica para usar o papel de parede para sala de estar é escolher uma ou no máximo duas paredes para que o papel seja aplicado, pois isso garante que a decoração de sala não fique sobrecarregada. Além disso, também escolha o papel de parede para sala de estar conforme os demais objetos decorativos e móveis escolhidos para o ambiente.
Na sala de estar da foto abaixo, por exemplo, foi usado um modelo de papel de parede colorido, isso porque a decoração é simples e sem grandes detalhes, o que faz com o que o papel de parede colorido se destaque na decoração, mas sem deixar o espaço com um aspecto desagradável.
Papel de parede para sala de jantar
Investir em papel de parede para sala de jantar é garantir que esse ambiente fique mais interessante e também acolhedor para receber a visita de amigos e familiares para um jantar ou almoço.
Para escolher o papel de parede para sala de jantar primeiramente observe o estilo de decoração, afinal, como você já sabe, é importante que o modelo de papel de parede “converse” com a decoração do cômodo, mas além disso, também é bom ficar atento se a sala de jantar é integrada a outros cômodos da casa, pois isso vai influenciar a sua escolha de papel de parede, afinal de contas ele deve se harmonizar a ambos os ambientes.
Papel de parede para cozinha
Muita gente pensa que é impossível usar papel de parede para cozinha, afinal de contas esse ambiente é conhecido por ter bastante umidade, mas na verdade é possível encontrar modelos específicos de papel de parede para cozinha que se adaptam super bem em ambientes com umidade.
O papel de parede para cozinha comumente apresenta PVC e resina acrílica em sua composição, o que torna esse modelo de papel de parede resistente ao tipo de condições desse ambiente, mas mesmo assim é aconselhável que o papel de parede para cozinha seja aplicado em paredes que ficam mais longe da pia e fogão.
Para escolher as cores e estampas do papel de parede para cozinha lembre-se sempre que esse ambiente fica muito bem com cores mais vibrantes, pois cores como amarelo, vermelho e laranja ajudam a alegrar a decoração e também a abrir o apetite.
Papel de parede para banheiro
Assim como a cozinha, o papel de parede para banheiro também deve ser usado nos modelos que apresentam PVC e resina acrílica na composição, afinal de contas, esse ambiente da casa também apresenta mais umidade.
Uma dica para uma decoração agradável usando papel de parede para banheiro é optar por modelos que tenham cores mais claras, dado que esse ambiente costuma ser um dos menores da casa, e se quiser usar cores mais fortes e escuras no papel de parede para banheiro é válido investir em um bom projeto de iluminação para o espaço.
Como colocar papel de parede
Como você pode ver, é possível encontrar papel de parede para todos os tipos de ambientes e decoração, mas você sabe como colocar papel de parede? Pois é, você tem a opção de contratar um profissional ou você mesmo aprender como colocar papel de parede e redecorar sua casa.
E para te ajudar, separamos abaixo o passo a passo de como colocar papel de parede para te ajudar a fazer esse trabalho de maneira rápida e fácil. Confira!
Materiais
- Escada
- Tesoura
- Estilete
- Espátula
- Um pano seco
- Um pano úmido
- Trena
- Lixa
Passo a passo: como colocar papel de parede
- Lixe a parede para que ela fique sem nenhuma imperfeição ou sujeira;
- Em seguida, passe um pano úmido e deixe a parede secar ao natural;
- Enquanto isso, meça toda a área que irá receber o papel de parede;
- Então, corte o papel de parede deixando uma sobra de 10cm na parte de cima e na parte de baixo;
- Quando a parede estiver completamente seca, comece aplicando o papel de parede a partir do teto e ir seguindo aos pouco para baixo visando evitar bolhas ou imperfeições;
- Repita o processo com o papel de parede até cobrir toda a área desejada;
- Caso apareça algumas bolhas você pode usar um alfinete para furá-las e passe uma espátula e em seguida um pano seco para tirar imperfeições;
- Para finalizar, use a espátula para marcar o final do papel de parede e corte-o com o auxílio do estilete.
Vantagens do papel de parede
Bom, agora que você já sabe como escolher o melhor papel de parede para o seu ambiente e também aprendeu o passo a passo de como colocar papel de parede vamos falar um pouco das vantagens do papel de parede para a sua decoração.
Baixo custo
Alguns modelos de papel de parede possuem um valor bem acessível, principalmente se comparado ao valor de um galão de tinta.
Facilidade na aplicação
Uma das principais vantagens de usar o papel de parede na decoração é que esse é um tipo de revestimento bem fácil de aplicar, além disso, não faz muita sujeira e não possui aquele cheiro forte bem característico em algumas tintas.
Variedade de modelos
Outra grande vantagem do papel de parede é que ele pode ser encontrado em uma grande variedade de modelos, cores e estampas, o que faz com que esse tipo de revestimento para parede se adequa facilmente a diferentes estilos de decoração.
Pode ser aplicado em todos os cômodos
É importante lembrar que o papel de parede pode ser aplicado em praticamente todos os ambientes da casa, desde um quarto, passando pela sala, varanda, cozinha e banheiro.
Durabilidade
Se escolhido um modelo de papel de parede de qualidade, ele pode ter uma longa duração na parede, chegando a até 12 anos.
Não tem toxicidade
Ao contrário de alguns tipos de tinta, o papel de parede é um produto que não apresenta toxicidade.
Facilidade na limpeza
A limpeza do papel de parede é muito fácil de ser feita, bastando usar um pano macio e úmido para não danificar o revestimento.