Quando pensamos na palmeira, algumas espécies específicas nos vem à cabeça. Exemplos disso são a palmeira ráfia, a palmeira areca e, é claro, a palmeira fênix, que vem a ser um dos tipos mais populares no mundo da botânica. Para se ter uma ideia, a palmeira fênix é uma das plantas mais compradas em floriculturas e vivários, mostrando o quanto é querida mundo afora.
Toda essa popularidade, inclusive, é perfeitamente justificada, tendo em vista as muitas vantagens da palmeira fênix para quem a cultiva. Além de ser ótima tanto para ambientes fechados quanto abertos, os cuidados com a palmeira fênix são em geral bem simples, não necessitando uma rotina puxada, como costuma ocorrer em muitos tipos de plantas cultivadas em jardins e casas, até mesmo próximo ao quintal.
Além disso, a palmeira fênix é uma planta lindíssima, sendo muito utilizada como elemento decorativo. É comum, por exemplo, que decoradores costumem usar uma palmeira fênix em vaso para dar mais vida a uma sala de jantar, de estar e muitos outros cômodos. No entanto, se você quiser montar um jardim com palmeira fênix, o resultado também será lindíssimo, sobretudo se estivermos falando de uma verdadeira obra de paisagismo.
Se você está interessado nas muitas vantagens da palmeira fênix e quer saber mais sobre ela, saiba que caiu no texto certo. Continue lendo e confira uma série de informações valiosas, que vão desde a altura da palmeira fênix até as melhores formas de cultivo. Aproveite e dê uma olhada em nossa galeria, pois separamos imagens lindas de palmeira fênix que certamente vão te servir de inspiração.
Veja também:
Qual é a altura da palmeira fênix?
Quando pensamos em uma planta tão robusta e chamativa quando uma palmeira fênix, uma dúvida que muitos têm é em relação à altura. Dito isso, qual é a altura da palmeira fênix? Ou melhor: qual é a altura máxima que a palmeira fênix pode alcançar? De modo geral, diferente do que muitos pensam, a palmeira fênix é tão alta quanto as outras espécies de palmeira, além de perfeitamente controlável.
Enquanto as mudas de uma plameira fênix podem chegar a até 40 cm, o crescimento total da planta pode deixá-la com até 4 metros. Ou seja, a altura da palmeira fênix faz dela uma planta das boas e que chama a atenção pelo tamanho. Ainda assim, com uma boa poda você pode fazer de sua palmeira fênix uma espécie de tamanho bom para, por exemplo, decorar ambientes variados, desde que não sejam brinquedotecas e quartos de bebê, já que os espinhos da palmeira podem causar acidentes.
É possível cultivar palmeira fênix em vaso?
Justamente por ser uma planta grande e que chama atenção de quem a vê, muitos pensam que não é possível cultivar palmeira fênix em vaso. Na verdade, essa é uma forma de cultivo perfeitamente válida para qualquer tipo de palmeira, tendo em vista que este vem a ser um tipo de planta que permite, dentre muitas outras coisas, uma poda agressiva sem perder sua beleza ou saúde.
A palmeira fênix em vaso é algo comum sobretudo aqui no Brasil e mais especificamente em apartamentos, que não contam com áreas externas. Você pode montar um lindo vaso com palmeira fênix para decorar diferentes lugares de sua casa, como por exemplo a sala de estar e até mesmo a cozinha. A dica, no entanto, é se atentar ao vaso comprado, levando em conta que ele necessita ser muito resistente.
Quais cuidados com palmeira fênix são necessários?
Como qualquer outra planta, a palmeira fênix exige cuidados. No entanto, para alegria daqueles que não gostam de se comprometer com uma rotina puxada de cultivo, os cuidados com a palmeira fênix a serem seguidos são muito simples. Um exemplo disso é o fato de que a poda frequente já o bastante para um crescimento saudável, já que a palmeira fênix é uma planta de crescimento perene, ou seja, que demora para completar a floração.
Além disso, no que diz respeito aos cuidados com palmeira fênix em relação à exposição ao sol, as vantagens só crescem. Por ser uma palmeira anã, a palmeira fênix pode ser cultivada tanto em sol pleno, quanto à meia sombra. A rega, no entanto, deve ser feita todos os dias no começo do cultivo – até ela se afixar ao solo – e depois duas vezes por semana, quando ela já estiver bem afixada.
Como montar um jardim com palmeira fênix?
Um jardim com palmeira fênix e plantas tão interessantes quanto é o sonho de muitos. Felizmente, como já adiantamos, a palmeira fênix possui um cultivo simples e pode fazer tanto parte de um jardim quanto de uma casa. No entanto, no caso do jardim com palmeira fênix, é necessário tomar alguns cuidados para que a planta se adapte bem ao solo e aos outros fatores.
Um exemplo disso e o fato de ser necessário reservar uma área grande para a palmeira fênix. Mesmo podendo ser podada de forma extrema, a palmeira fênix precisa de espaço para crescer saudável em um jardim. O solo também deve ser muito bem cuidado, com a adubagem correta e o auxílio de calcários para criar um bom sistema de drenagem. Caso contrário, sua palmeira fênix pode morrer e causar um estrago no jardim.