O painel ripado é um elemento charmoso que vem ganhando cada vez mais espaço nos projetos visto que sua estrutura simples e orgânica traz, ao mesmo tempo, um toque sofisticado para o cômodo. Estabelecimentos comerciais, escritório, home office, sala de estar, sala de TV, sala de jantar, cozinha e até banheiros são alguns dos ambientes que podem contar com a presença ilustre do painel ripado.
Logo, se você está pensando em trazer mais estilo e personalidade ao seu imóvel, não deixe de ler esse conteúdo. Neste post, nós da Viva Decora vamos explicar o que é um painel ripado, quais madeiras normalmente fazem parte da sua estrutura, bem como, compartilhar as diferentes formas de usá-lo na sua decoração. Confira e se inspire em diversos projetos!
Veja também:
O que é painel ripado?
O painel ripado se trata basicamente de um painel cuja estrutura é formada por tiras de madeira estreita (fina) e comprida, pregadas a pequena distância uma da outra. Esse painel por sua vez pode ser aplicado em ambientes internos e externos como revestimento de parede, fazer parte da composição de um móvel (rack, painel para TV, aparador, cabeceiras…) ou até mesmo ser usado como divisória de ambientes integrados.
Qual madeira usar para painel ripado?
Freijó, Cumaru e Imbuia são algumas das madeiras naturais e nobres usadas na criação do painel ripado e, que portanto, podem encarecer o custo do projeto. Neste caso, vale comentar a importância de estar atento às certificações de madeira do painel adquirido.
Saindo as opções mais naturais e nobres, para aqueles que buscam uma alternativa mais econômica para a decoração podem optar pelo painel ripado mdf ou mdp.
Quanto custa um painel ripado?
No mercado é possível encontrar variações do desenho do painel ripado. Neste caso, o que os diferencia são os tipos de madeira escolhidos e a largura da ripa e a largura/profundidade do friso (espaçamento entre as madeiras pregadas). Logo, pode-se concluir que os preços variam de uma peça para outra.
Só para você ter uma ideia, com base em algumas pesquisas feitas no mercado é possível encontrar um modelo de painel ripado de madeira de 290cm x 14cm x 1,85 cm por aproximadamente R$ 300,00/unidade.
Como usar o painel ripado na decoração?
A versatilidade do painel ripado certamente é uma das suas principais vantagens. Na decoração, a madeira ripada pode estar presente de diferentes formas, sendo elas:
- Painéis fixos: auxiliando na sustentação de acessórios, escondendo a fiação aparente, servindo de foco decorativo;
- Painéis com mobilidade: solução inteligente para ambientes integrados, uma vez que o painel serve como divisória de ambientes e pode vir com sistema de correr que permitem sua mobilidade;
- Revestimento de parede e teto: a madeira ripada ajuda a esconder cabos, instalações indesejadas ou exerce a função meramente decorativa;
- Integrada aos móveis: a madeira ripada pode fazer da composição de diferentes móvel como rack, painel de TV e aparador.
Painel ripado de madeira
O painel ripado de madeira crua é o modelo mais tradicional e, portanto, mais encontrado nos projetos. Sua estrutura marca presença em diferentes cômodos da casa se destacando principalmente na sala de estar, sala de jantar e dormitórios. Na imagem abaixo, por exemplo, o painel ripado de madeira preenche toda a parede da cabeceira da cama do quarto de casal.
Painel ripado branco
Para uma decoração clean e minimalista a opção mais adequada é o painel ripado branco. Na imagem abaixo, observe que a madeira ripada branca além de agregar valor estético ao ambiente, sua presença realça a entrada da luz natural dando a sensação de que o ambiente é muito maior do que é realmente.
Painel ripado cinza
Agora se você se identifica com o estilo industrial ou moderno a dica é investir no modelo de painel ripado cinza. Na decoração, a madeira ripada cinza se conecta facilmente com elementos em madeira e metálicos típicos de uma decoração industrial ou moderna.
Painel ripado com espelho
O painel ripado com espelho é uma excelente alternativa para aqueles que desejam trazer ainda mais sofisticação e funcionalidade ao espaço. Presente principalmente em banheiros e lavados, o painel ripado com espelho além de trazer requinte para o cômodo, ajuda nos cuidados pessoas e nas etapas de embelezamento. A iluminação embutida é uma ótima dica para realçar ainda mais a beleza da peça.
Aprenda como fazer painel ripado em casa
Para aqueles que se identificam com o conceito DIY (Do It Yourself) e desejam colocar a mão na massa para confeccionar seu próprio painel ripado, atente-se aos próximos tópicos. Nós da Viva Decora separamos um passo a passo simples de como você pode criar seu painel ripado.
Como fazer painel ripado: Lista de materiais
- Sarrafo de madeira de 7cm de largura x 2cm de espessura
- Parafusos para alvenaria de 45 x 5 mm
- Buchas de 8 mm
- Lixa de madeira
- Parafusadeira
Obs: Vale comentar que a quantidade de sarrafos de madeira e a quantidade de parafusos e buchas irá variar de acordo com as medidas da parede do local.
Como fazer painel ripado: Passo a passo
- Com o auxílio de uma lixa de madeira procure lixar todos os sarrafos que serão usados no painel, eliminando assim todo tipo de fiapo ou imperfeição da madeira. Seguidamente passe um pano seco no sarrafo para eliminar o pó acumulado;
- Alinhe o primeiro sarrafado na parede e perfure três pontos (próximo ao teto, no meio e próximo ao rodapé) da sua superfície com o auxílio da parafusadeira;
- Posicione as buchas em cada buraco na parede e posteriormente fixe por completo os três parafusos em seus respectivos lugares;
- Repita o processo até preencher a área da parede desejada.