O painel de gesso para sala é uma tendência que vem conquistando cada vez mais fãs. Isso porque, as placas de gesso além de serem leves e fixadas com rapidez, também agregam valor na decoração, trazendo textura, movimento e personalidade ao ambiente.
Disponíveis em diferentes tamanhos, formatos e padrões, as placas de gesso podem se conectar com diversas propostas decorativas e formar lindas composições de painel de gesso para sala de estar, sala de tv e sala de jantar.
Por isso, se você está em busca de inspiração para criar a sala dos seus sonhos, vem com a gente! Neste post, vamos compartilhar os principais tipos de placa de gesso vendidas no mercado, bem como, dicas de como de usar e conservar a peça por muitos anos. Confira e se inspire nos projetos!
Veja também:
Quais as vantagens de usar painel de gesso para sala?
Uma das principais vantagens de usar o painel de gesso para sala está no custo benefício. Afinal, o uso do gesso é uma opção bem econômica se comparada a outros tipos de revestimentos como pedras e azulejos.
A mão de obra também é acessível, ou seja, você facilmente irá encontrar um profissional que realiza esse tipo de instalação. Para isso, uma dica muito legal é buscar por um arquiteto online, pois ele saberá te auxiliar para conseguir transformar sua sala em uma ambiente confortável e bonito.
A manutenção do material é simples e quanto às etapas de instalação pode-se dizer que a fixação do painel de gesso para sala é feita de forma rápida, necessitando apenas de uma cola especial para fixar as peças na parede. Além disso, a versatilidade e variedade de placas de gesso (lisas, geométricas, florais…) também agrega valor na decoração e permite diferentes combinações entre cores, texturas, formatos e tamanhos.
Tipos de painéis de gesso para sala
A decoração de gesso para sala é uma alternativa econômica para quem deseja trazer ainda mais estilo e personalidade para o seu ambiente. Afinal, há uma diversidade de modelos de placa de gesso com tamanhos, formatos, estampas e cores que facilitam o uso desse material em diferentes propostas decorativas.
Confira 11 tipos de painéis de gesso para sala
- Painel de gesso para sala com placa lisa: placas de gesso com superfície lisa são ideais para ambientes que seguem uma identidade mais clean ou minimalista;
- Painel de gesso para sala com placa geométrica: placas com desenhos de círculos, quadrados, retângulos e triângulos formam lindas composições no ambiente;
- Painel de gesso para sala com placa floral: as placas trazem imagens de folhas e flores e despertam uma sensação mais romântica e delicada no ambiente;
- Painel de gesso para sala com placa origami: esse modelo de placa se inspira nas dobraduras do papel ao estilo japonês, tornado-se perfeito para ambientes que seguem uma identidade mais oriental;
- Painel de gesso para sala com placa mosaico:
- Painel de gesso para sala com placa scalene: traz um toque mais ousado e descontraído, já que as placas contam com desenhos irregulares;
- Painel de gesso para sala com placa diamante: as placas contam com formas de diamante e trazem sofisticação ao espaço;
- Painel de gesso para sala com placa em ondas: as placas com desenho de ondas trazem a sensação de movimento no ambiente;
- Painel de gesso para sala com placa canjiquinha: o desenho da placa de gesso se assemelha com a pedra canjiquinha;
- Painel de gesso para sala com placa eclipse: são placas com desenho de esferas que se assemelham com as crateras lunares;
- Painel de gesso para sala com placa 3D: a placa de gesso 3D permite a criação de padrões e desenhos variados, trazendo textura e movimento ao ambiente.
Como usar o painel de gesso para sala
O painel de gesso pode ser aplicado de duas formas: na própria estrutura montada contra a parede ou direto na própria alvenaria do imóvel. Logo, por se tratar de uma material e de fácil instalação pode ser fixado em diferentes ambientes internos.
Painel de gesso para sala pequena
Na decoração de sala pequena o painel de gesso pode preencher uma das paredes do ambiente, trazendo leveza e estilo. Neste caso, a dica é manter a cor natural do gesso (branca), pois assim a sensação de amplitude é preservada dentro do cômodo.
A iluminação também pode ser uma ótima aliada na hora de compor a decoração do painel de gesso para sala pequena. Afinal, uma iluminação bem planejada com spot de luz, por exemplo, tem a função de realçar a beleza das placas de gesso e ainda contribuir com a sensação de amplitude no cômodo.
Painel de gesso para sala de tv
O painel de gesso para sala de tv é um móvel multifuncional, pois além de servir de suporte para a televisão e esconder fios e cabos, ele também agrega valor na decoração do ambiente. Na sala de tv o painel de gesso pode ganhar um destaque ainda mais especial ao receber um acabamento de tinta diferenciado, como mostra a imagem abaixo.
Agora se a ideia é criar um ambiente ainda mais aconchegante, o painel de gesso para sala de tv pode ser combinado com outros materiais como a madeira. O painel ripado de madeira com gesso certamente irá formar uma linda composição na sua sala de tv.
Painel de gesso para sala de jantar
O painel de gesso para sala de jantar pode ganhar destaque ao ser combinado com uma pintura. No ambiente, o painel de gesso pode preencher inclusive a parede onde o buffet irá ficar posicionado, trazendo textura e movimento para a decoração.
Cuidados importantes para ter com o painel de gesso para sala
Para que a vida útil do seu painel de gesso para sala seja ainda maior é fundamental tomar alguns cuidados durante as etapas de uso e limpeza. O primeiro deles é em relação ao uso de buchas e pregos durante a fixação da televisão na peça. Fique atento aos modelos existentes no mercado e escolha os pregos e buchas compatíveis com as suas necessidades.
Para preservar a estrutura do painel de gesso para sala evite que a peça acumule muita sujeira e poeira, ou seja, semanal procure passar um espanador ou flanela seca para retirar o pó acumulado na superfície. Mas, cuidado! Evite pressionar a peça durante as etapas de limpeza, pois isso minimiza a chance de causar trincas e rachaduras. Além disso, evite utilizar água durante a limpeza, pois o gesso não é muito resistente à umidade.