No mundo das plantas, das flores e de qualquer item mais “orgânico” que costuma ser utilizado na decoração, a Orquídea Vanda é um dos ornamentos mais queridos tanto dos designers de interiores, quanto de pessoas comuns que querem decorar a própria casa. A beleza singela, delicada e até mesmo angelical da Orquídea Vanda a torna uma planta muito interessante de se ter em casa para decorar a sala, banheiro, hall entre outros cômodos, e sobretudo se for para complementar um jardim interno ou vertical.
Apesar de ser uma planta que costuma custar um valor relativamente caro, a Orquídea Vanda possui uma série de vantagens que validam o preço alto e chamam a atenção de quem busca por um gênero de orquídea que seja bonito, vistoso e de cultivo simples. Se você ficou interessado, confira algumas das principais vantagens dessa linda planta:
- A Orquídea Vanda é uma planta muito resistente, vivendo muito bem em diferentes temperaturas;
- A Orquídea Vanda vive bem em ambientes internos e externos;
- As raízes da Orquídea Vanda podem ficar livre no ar, sem necessidade de replantio contínuo;
- A Orquídea Vanda possui uma serie de variações em cor, tamanho e até mesmo em perfume.
Se você já esta convencido sobre as maravilhas dessa planta, continue lendo e confira informações valiosas que farão com que você saia sabendo não apenas como cultivar Orquídeas Vanda, mas também como cuidar e fazer mudas, além de uma seleção especial com +41 fotos de Orquídea Vanda imperdíveis.
Confira também
- Orquídea Bambu: Aprenda Como Plantar e Cuidar em 6 Passos
- Bambu da Sorte: Prosperidade e Boas Energias Para Seu Ambiente
- Plantas Ornamentais: Confira +64 Espécies Para o Seu Jardim
- Tipos de Plantas: +65 Espécies Úteis, Exóticas e Decorativas
- Begônia: +50 Lindas Imagens e Saiba Como Cuidar
Como cuidar de Orquídea Vanda
Assim como muitos outros gêneros, a Orquídea Vanda possui uma série de variações, o que significa cuidados específicos e demandas personalizadas. Alguns tipos desse gênero, por exemplo, necessitam de ambientes quentes e úmidos, enquanto muitos outros precisam ficar em climas frios, principalmente se forem espécies originárias do Himalaia. Mas com tanta diferença, como cuidar de Orquídea Vanda?
Apesar das variações, as Orquídeas Vanda em geral necessitam de alguns cuidados básicos, como por exemplo a proteção de ventos frios, pois esse tipo de clima pode ser agressivo para as folhas e impedir que a espécie floresça novamente. Além disso, quem sabe como cuidar de Orquídea Vanda sempre ressalta que o arranjo precisa de uma quantidade boa de iluminação, o que não significa exposição direta ao sol, já que assim ela pode sofrer queimaduras.
Por isso, se a planta ficar em uma área externa, não a deixe próxima de churrasqueiras ou qualquer outra peça que possa transportar um calor excessivo. O ideal é uma iluminação com meia sombra, a qual permitirá que a Orquídea Vanda cresça com folhas fortes e saudáveis.
Por ser uma planta sem substrato, isto é, sem um plantio com terra protegendo as raízes, a Orquídea Vanda não possui uma reserva de água que a proteja de acabar cedendo por desidratação. Por isso, é importante que ela seja molhada periodicamente, em uma quantidade grande nas raízes, mais ou menos até a água escorrer, e um pouco menos na folhas, sendo necessário apenas alguns borrifamentos. Pronto! Agora você já sabe como cuidar de Orquídea Vanda.
Como fazer mudas de Orquídea Vanda
É comum vermos muitas fotos de Orquídea Vanda que mostram os bulbos que algumas espécies possuem em sua base, os quais necessitam ser analisados de perto para que decisão sobre a divisão de mudas seja acertada. Por isso, o primeiro passo para saber como fazer mudar de Orquídea Vanda é sempre analisar bem o estágio em que se encontra a planta, pois se uma divisão for feita com a espécie muito nova pode ser que ela morra em pouco tempo.
Dito isso, observe se ela possui ao menos 20 cm de altura e 3 raízes. Se ela tiver, significa que já temos uma planta adulta, que pode se tornar uma planta-mãe e, portanto, suporta uma divisão de mudas. Diferente de muitos outros gêneros, as mudas da Orquídea Vanda saem apenas da raiz, por isso é preciso ter muito cuidado na hora de fazer a divisão. Fazendo tudo isso, você terá aprendido como fazer mudas de Orquídea Vanda.
Como cultivar Orquídeas Vanda
Saber como cultivar Orquídeas Vanda, na verdade, é algo mais simples do que aparenta, tendo em vista que estamos falando de uma planta que necessita apenas ser observada e de uma recriação do seu habitat natural, algo muito simples de conseguir em um país tropical como o Brasil. No entanto, não é em qualquer ambiente que essa planta pode ser cultivada, pois ela necessita de um espaço que facilite sua adaptação, o que significa um local com boa ventilação para que a troca gasosa seja facilitada. Ou seja, de modo geral, saber como cultivar Orquídeas Vanda é saber como criar um bom espaço de cultivo.
Assim como também vemos em muitas fotos de Orquídea Vanda, essa é uma planta que costuma vegetar sobre o tronco das árvores, ainda que às vezes também possa estar em forma litófita (sobre rochas) ou terrestre. Justamente por conta isso, o ideal é que a Orquídea Vanda seja cultivada em um subtrato próprio para sua espécie, como por exemplo fibra e casaca de coco, cascas de árvores ou carvão vegetal.
Além disso, é interessante que a planta fique suspensa e próximas a janelas e regiões que recebam sol, como por exemplo salas de estar e quartos com venezianas grandes. No entanto, é preciso deixá-la longe de equipamentos elétricos e qualquer tipo de eletrodoméstico, pois ela pode soltar esporos danosos para os equipamentos. O ideal é que ela possua um ambiente o mais equilibrado possível, de modo que possa se cultivada de forma saudável.
Gostou de saber tudo sobre essa planta linda? Então confira uma seleção especial com fotos de Orquídea Vanda imperdíveis: