Quando pensamos em flores e plantas para se ter em casa ou jardim, as orquídeas sempre nos vêm à cabeça. Afinal, estamos falando de um modelo muito vantajoso, que possui uma beleza clássica e muito interessante. Além disso, as orquídeas possuem um outro grande beneficio: a versatilidade. São muitas as famílias e espécies de orquídea, que inclusive variam em cor, tamanho e outros aspectos, como é o o caso da orquídea azul, uma das variações mais populares.
No entanto, diferente do que muitos pensam, a orquídea azul não pode ser encontrada na natureza. Ela é fruto de uma manipulação genética da orquídea phalaenopsis – a espécie mais comum – de cor branca, processo este que funciona por meio da injeção de uma tinta não tóxica no caule da flor. Dessa forma, é possível ter uma orquídea phalaenopsis azul, que é muito mais chamativa e se destaca em qualquer lugar que estiver, não importando a forma de cultivo.
Há ainda quem compre a orquídea azul artificial, que de fato funciona como uma alternativa mais barata de ter a beleza da planta em casa, sobretudo pelo fato de o processo de coloração encarecê-la de forma considerável. Além disso, a opção artificial também é interessante por não necessitar de cuidados constantes, tendo em vista que é comum encontrar pessoas confusas com as muitas informações que existem na internet sobre como cuidar de orquídea azul.
Se você é um desses, saiba que isso acaba aqui e agora. Continue lendo e confira uma série de informações muito valiosas para que você tenha a melhor orquídea azul em sua casa, não importando se ela será um modelo natural ou artificial. Aproveite e dê uma olhada em nossa galeria de fotos, pois, como sempre, separamos uma boa quantidade de exemplos de orquídea azul para você ficar inspirado e decidir de uma vez que essa é a planta ideal para sua casa.
Veja também:
A beleza da orquídea phalaenopsis azul
Como já adiantamos, a orquídea phalaenopsis azul é fruto de uma mutação genética, algo que explica em muitos sentidos a sua popularidade e beleza sobre as demais variações do mercado. Por mais que seja uma espécie “artificial”, a orquídea phalaenopsis azul hoje carrega uma série de significados que a coloca na categoria de plantas mais interessante para se ter em casa, tendo em vista que ela oferece uma sensação de pureza espiritual e leveza.
Além disso, a orquídea azul possui uma vantagem interessante que está relacionada diretamente com sua beleza. Por ser fruto de uma mutação, não é em todas as vezes que a orquídea azul reage à ação da tinta de forma idêntica, o que promove uma grande variedade em termos de coloração. Numa simples ida a vivários especializados em orquídea azul, é possível encontrar tipos que possuem uma tonalidade mais clara e outros que chamam a atenção pelos tons quentes.
Existe orquídea vanda azul?
Como se sabe, a orquídea é uma flor já muito versátil, existindo muitas espécies no mercado. Uma delas é a orquídea vanda, que é cultivada de forma diferente das espécies tradicionais e é muito querida por quem gosta de plantas. No entanto, uma dúvida comum em relação à espécie é se existe orquídea vanda azul, tendo em vista que a mutação genética sofrida pela phalaenopsis poderia acontecer em qualquer outro tipo, certo?
Errado, infelizmente. No mercado de flores, a orquídea vanda azul não é um possibilidade. Você consegue, no entanto, encontrar modelos de coloração semelhante, como o roxo escuro, que costuma agradar os fãs da espécie. Ainda assim, se você deseja mesmo uma orquídea vanda azul, a opção que sobra é investir em modelos artificiais, tendo em vista que a imaginação é o limite quando o assunto são plantas feitas de plástico e outros tipos de materiais.
Vale a pena comprar uma orquídea azul artificial?
Por falar da orquídea azul artificial, algo comum em relação ao assunto são as discussões envolvendo a validade das plantas sintéticas. Enquanto há uma grande parte de pessoas que defendem que a orquídea azul, e por assim dizer todas as outras espécies de plantas, deve ser levada em consideração apenas se for um modelo natural, é importante dizer que o mercado de flores artificiais continua a crescer de forma constante.
De certa forma, ter um vaso de orquídea azul artificial é oferecer para a sua decoração a beleza da planta sem se preocupar com as necessidades que ela possa vir a ter, como por exemplo o cultivo e assim por diante. No entanto, há quem acredite que assim como qualquer outro tipo de planta, parte da experiência de ter uma orquídea azul é realizar o processo de rega, adubagem etc., fazendo com que a resposta sobre valer a pena ou não ter uma orquídea azul artificial dependa úncia e exclusivamente do que você busca.
Como cuidar de orquídea azul?
Se você está intentado em ter apenas plantas naturais em sua casa, saiba que será necessário aprender como cuidar de orquídea azul. Diferente do que muitos podem imaginar, a orquídea azul demanda mais cuidados que uma espécie de orquídea comum, uma vez que a coloração de sua estrutura aumenta o número de necessidades que ela possui. Ou seja, saber como cuidar de orquídea não é o mesmo que saber como cuidar de orquídea azul.
Dito isso, saiba que a orquídea azul necessita receber apenas o sol da manhã ou do final da tarde. Em períodos diferentes desses, a orquídea azul perderá sua cor muio rapidamente. Além disso, a adubagem da orquídea azul deve ser equilibrada e sempre seguir as orientações do fabricante, tendo em vista que essa é uma flor muito sensível. Em relação à rega, ela deve constante, sobretudo se a orquídea azul estiver um local muito seco. Se for o caso de uma área úmida, borrifadas de água são mais que o suficientes.