Para algumas pessoas iniciar uma reformar é empolgante, mas para outras é o início de uma grande “dor de cabeça”. O que faz desta tarefa uma atividade prazerosa é a organização, principalmente se a reforma abranger a casa toda. Fazer por etapas pode ser uma maneira de diminuir os transtornos e de dividir os gastos. Renovar a casa com planejamento garante uma obra limpa, bem feita e sem desperdícios. Nós, e o Habitissimo, listamos a ordem prática de prioridades para que sua reforma não se torne um caos. Confira!
Veja também
Banheiro
Os dois cômodos que podem estar na primeira fase são banheiro e cozinha, porém, é mais aconselhável iniciar pelo banheiro. Os motivos são muitos, entre eles, é que este cômodo é mais independente do que o restante da casa, inclusive com relação aos revestimentos de paredes e piso. Comece demolindo o que for preciso, faça os veios nas paredes para novas instalações e em seguida feche-os, depois siga para chuveiro, sanitários e finalize com a instalação do mobiliário.
Cozinha
A cozinha também é considerada uma área independente. Da mesma forma que o banheiro, comece demolindo, depois siga para as instalações de hidráulica e energia, feche as aberturas, realize possíveis reparos nos revestimentos, finalize e por último coloque os móveis e eletrodomésticos. Caso seu imóvel já conte com o moderno conceito aberto, sua reforma deverá abranger os dois cômodos integrados: cozinha e sala.
Restante da casa
Áreas frias e úmidas terminadas é hora de começar a reforma nos demais cômodos da casa. Você também pode ir aos poucos, mas uma dica legal é unificar, colocando o mesmo piso nas salas e nos quartos. Faça tudo de uma única vez. Comprando todo o revestimento você pode conseguir ótimos descontos e não correr o risco de, se porventura faltar material, ao voltar para repor não encontre o mesmo modelo ou a mesma cor. Ainda que você prefira instalar pisos diferentes nos quartos, escolha realizar esta obra em uma mesma etapa.
Esquadrias
Todas as portas devem ser colocadas após a instalação do piso. Esse cuidado é para garantir que não haja o vão necessário para que a colocação das esquadrias fique ajustada. A altura do piso pode afetar o funcionamento das portas. Em algumas situações o novo revestimento é aplicado sobre o antigo, o que aumenta sua espessura. A não ser que a escolha seja por um material mais fino, como o cimento queimado ou resina epóxi. Para evitar problemas, deixe as janelas e portas (inclusive de armários) para depois da aplicação do piso.
Pintura
A última etapa da reforma é a pintura, ou colocação dos papéis de parede. Você até pode antecipá-la, mas certamente terá de fazer retoques ou uma repintura. Se for papel de parede o reparo é ainda mais delicado e difícil. Deixando para última fase um ajuste elétrico, hidráulico ou outro qualquer, não será um problema.
Seguindo um bom plano você terá tranquilidade durante sua reforma.