Os filmes vêm mostrando há décadas o que seria uma “casa do futuro”. Com a automação residencial, o futuro é agora e o controle sobre as casas está, literalmente, na palma das nossas mãos.
Afinal, o que é automação residencial?
Basicamente, automação residencial é a possibilidade de usar a tecnologia para controlar e automatizar os aparelhos eletrônicos de uma casa. Pode ser que você conheça isso por outros nomes, como smart home ou casa inteligente.
Se nós estamos conectados 24 horas por dia, por que não usar isso também para facilitar a nossa vida, não é mesmo? Com o surgimento de várias opções de sistema de automação residencial, é possível ter mais conforto e segurança estando dentro ou longe de casa.
Como a automação residencial pode transformar a casa?
Existem vários “níveis” de automação residencial, já que você pode controlar só um objeto ou um ambiente inteiro. Um exemplo já bem conhecido é o sistema de irrigação programado para ativar sempre no mesmo horário.
Porém, hoje é também possível controlar a temperatura dos ambientes com um sistema de automação residencial e até mesmo acionar o sistema de home cinema, ligando todos os equipamentos necessários com apenas um toque.
Há ainda a possibilidade de programar o acionamento de um aparelho ou acioná-lo em um clique ou ainda fazer esse controle por um interruptor ou mesmo por um smartphone ou tablet.
Leia também
O que posso controlar com a automação residencial?
Atualmente, a resposta para essa pergunta é quase tudo. Com a automação residencial de iluminação, por exemplo, você tem o controle integrado de toda a iluminação da casa, podendo, inclusive, definir “cenas” para ocasiões especiais, como para um jantar romântico ou para o momento de leitura.
Já com um sistema de sonorização, o som ambiente é completamente planejado e controlável. As caixas de som são estrategicamente posicionadas de acordo com o tamanho e as características dos ambiente.
Outra funcionalidade interessante é a automação da climatização, controlando aquecedores e ares-condicionados e podendo até mesmo criar funções como ligar e desligar em horários definidos.
Tenha mais segurança com a automação residencial
Tem muito mais que é possível comandar com a automação residencial, mas um grande trunfo dessa tecnologia é dar mais segurança às pessoas. Isso pode ser feito de diversas maneiras, como com a visualização à distância de imagens de câmeras de monitoramento na casa ou com a abertura de portas com leitor biométrico.
Enquanto estiver de férias, você pode também simular presença controlando as portas ou mesmo programando as luzes dos cômodos.
Então, se muitas pessoas pensam que o custo da automação residencial é inacessível e a instalação é difícil, é importante pensar que isso é um investimento. O resultado final com certeza vai gerar uma satisfação imensa e mais qualidade de vida aos moradores da casa.