O muro de pedra está cada vez mais presente nas fachadas de casas, nos projetos paisagísticos e nos revestimentos internos dos ambientes. Afinal, a variedade de opções de pedras com tamanhos, texturas e cores passaram a oferecer um leque de oportunidades no setor da construção civil.
Nesse contexto, se você está em dúvidas sobre qual o modelo ideal de pedra usar no seu projeto, atente-se aos próximos tópicos. Neste post, nós da Viva Decora vamos descrever os 8 tipos de pedras dadas como “queridinhas” do público, bem como, compartilhar diversos projetos incríveis que abraçaram graciosamente o muro de pedra. Confira e se inspire!
Veja Também:
Fachada de muro com pedras: traga rusticidade e elegância para o imóvel
Investir na fachada de muro com pedras é a escolha perfeita para aqueles que desejam trazer ainda mais estilo e personalidade para o imóvel. Isso porque, o muro de pedras além de agregar valor estético, traz vantagens para a construção quanto as características de resistência, durabilidade e capacidade de isolamento térmico que algumas pedras podem oferecer com base em suas propriedades físicas e químicas.
As pedras quando bem cuidadas podem permanecer no revestimento da construção por muitos anos, sem sofrer com manchas ou possíveis fissuras.
Conheça 8 tipos de pedra para muro e explore seus efeitos geológicos na decoração
No mercado é possível encontrar diferentes tipos de pedras para muro com cores, tamanhos e texturas, o que abre o leque de possibilidades para a criação do seu projeto. Logo, diante dessa variedade separamos abaixo 8 tipos de pedra para muro que têm feito muito sucesso com o público.
1. Pedra São Tomé
Originária de São Tomé das Letras, cidade montanhosa localizada no sul de Minas Gerais, a pedra são tomé se destaca pela sua beleza, durabilidade e versatilidade visto que a pedra pode ser encontrada nas tonalidades branca, amarela, rosa e mesclada.
Devido a sua resistência e características antitérmicas e antiderrapantes, a pedra são tomé além de ser muito usada na composição de muros, fachadas de casas, também é muito cotada para a composição de revestimentos de escadas e áreas molhadas (piscina e sauna).
2. Pedra Miracema
A pedra miracema, conhecida como lajinha, se trata de um granito comercializado e usado em sua forma bruta, ou seja, sua superfície não passa por processo de polimento. Não à toa que sua textura peculiar e charmosa passou a ser incorporada nos mais diversos projetos.
Resistente, compacta, antiderrapante e com preço acessível, a pedra miracema além de ser usada em muros e fachadas de casas, também se tornou uma escolha comum durante a composição de rampas, calçadas e escadas.
3. Pedra Ferro
A pedra ferro é de origem vulcânica e formada por rochas metamórficas que podem apresentar diferentes formas, texturas e cores, o que confere um revestimento único nas construções. Essa pedra pode ser encontrada basicamente em dois formatos: filete e mosaico.
Quanto a sua tonalidade, devido seu processo de oxidação, as pedras podem variar de marrom, passar pelos tons de ferrugem e chegar bem próximo da cor preta. Vale comentar que a pedra ferro é altamente resistente à ação do sol e chuva, mas quando usada em fachadas de casas e muros recomenda-se que seja feita uma impermeabilização para que a durabilidade do revestimento aumente.
4. Pedra Portuguesa
A pedra portuguesa é composta por basalto e calcário e como o próprio nome já diz, tem origem em Portugal. Sua estrutura pequena e irregular traz versatilidade para os projetos, tanto que esse material é usado tanto em calçadas como no revestimento de fachadas de casas e muros.
Preto e branco são as cores tradicionais da pedra portuguesa, no entanto, ela também pode ser encontrada nos tons de vermelho, azul, cinza, amarelo e castanho.
5. Pedra Madeira
O revestimento com pedra madeira apresenta uma estrutura muito similar a aparência da madeira, tornando-se uma excelente opção para complementar a decoração de muro de pedra, fachadas de casas, rampas, calçadas, pisos e revestimentos internos.
Apesar da pedra madeira amarela ser a mais utilizada é possível encontrar uma variedade de cores que certamente irá se adaptar ao seu projeto.
6. Pedra Grés
A pedra grés um revestimento muito versátil que têm conquistado cada vez mais o público. Isso porque, sua estrutura pode ser feita a partir de materiais distintos que resultam em dois tipos basicamente de pedra grés, sendo elas: pedra grés de porcelana e pedra grés de argila.
O muro de pedra grés de porcelana apresenta cor branca e elevado visual estético, o que faz dela uma ótima opção de revestimento interno. Já a pedra grés de argila é a mais usual e ideal para a composição de revestimento de muro de pedra e pisos externos.
7. Pedra Bolão
É difícil não se encantar com a beleza robusta e marcante da pedra bolão. Afinal, seu formato arredondado e sua tonalidade marrom não passam despercebidas na construção.
A aparência charmosa da pedra bolão traz estilo e personalidade para o imóvel uma vez que fica linda em fachadas de casas, muro de pedra, áreas de churrasqueira, paredes internas (revestimentos de lareiras).
8. Pedra Ardósia
A pedra ardósia é uma rocha metamórfica e suas cores sóbrias deixam qualquer construção sofisticada e cheia de personalidade. Quanto as suas tonalidades, a pedra ardósia pode ser encontrada nas cores verde, preto, cinza, ferrugem e grafite.
Suas texturas podem variar também, desde a natural, lixada até a escovada polida ou envelhecida. Além disso, como essa pedra absorve pouca água, o acúmulo de sujeira acaba sendo menor e consequentemente a limpeza é realizada sem grandes esforços.
Muro de arrimo de pedra
O muro de arrimo é uma construção muito usada em terrenos de aclive (terreno acima do nível da rua) e declive (terreno abaixo do nível da rua). Esse muro também conhecido como parede de contenção tem a função de evitar a erosão e desmoronamento de edificações provocadas pela movimentação de terra, garantir a segurança de pessoas, bem como, nivelar a superfície do terreno para sustentar a construção do imóvel.
Por se tratar de uma obra robusta que deverá suportar a grande pressão exercida do solo, o muro de arrimo de pedra deverá ser dimensionado cuidadosamente por um profissional habilitado (Engenheiros Civis). Na imagem abaixo, por exemplo, o muro de arrimo de pedra foi utilizado no jardim para nivelar o terreno e criar platôs (patamares).
O muro de arrimo de pedra também pode ser feito de gabiões como mostra a imagem abaixo. Neste caso, a estrutura vazada dos gabiões tem a responsabilidade de facilitar a passagem da água, ou seja, seu sistema de drenagem alivia a pressão da água na parede, tornando-se uma ótima opção para jardins.