Por Paula Müller, arquiteta da PM Arquitetura e Interiores
Sol e mar, bem ao estilo carioca de ser. Este é o tema da Mostra Morar Mais por Menos que aconteceu entre os das 11 de setembro a 19 de outubro, no Rio de Janeiro, em uma belíssima e conhecida casa no Joá, praticamente dentro do mar. O evento é um ótimo programa, não só pelos 89 criativos projetos de diferentes arquitetos e designers, como pelo visual incrível que a casa oferece.
Seguindo a tendência da sustentabilidade, assunto muito bem abordado pela mostra todos os anos, o Hall de leitura ou cantinho da leitura, integrado ao Hall das Artes, projetado por mim, utilizou tubulação e conexões descartados em demolições, de forma bastante criativa: como luminárias e estantes para livros e objetos. O tom cinza das paredes, juntamente com a iluminação em lâmpadas em led do tipo bolinha, criaram um clima mais intimista, quebrado com alguns elementos decorativos feitos com matérias primas sustentáveis (confeccionados por artesãos, com aproveitamento de diversos tipos de materiais) e as coloridas telas do artista plástico Anderson Thives, um incrível trabalho de colagens.
O rodapé original da casa foi mantido, a fim de não danificar o piso, apenas complementado com uma faixa superior trabalhada em MDF com pintura branca. Esta é uma ótima dica para quem deseja dar um ar sofisticado ao ambiente, sem maiores interferências. O “bit” entre a peça original e a nova, disfarça esta adição, além de ser um detalhe bastante interessante…
As cortinas foram feitas em poliéster (tom cru). Com uma trama bem parecida com o linho, elas oferecem a praticidade de serem lavadas em casa, na própria máquina de lavar, e não encolher. Os detalhes em bainha aberta seguem a linha do rodapé e dão um charme especial.
Todas as arandelas foram feitas também com as conexões em aço carbono galvanizado em pintura preta. Os bocais foram instalados dentro dos joelhos e criaram luminárias bem divertidas!