Molduras para Quadros: Como Escolher, +71 Combinações para Fazer
Decoração de casaAs molduras para quadros, assim como as próprias obras de arte que elas “vestem”, podem transformar completamente um ambiente, dando muito mais charme à decoração. Por isso é essencial saber como escolher as suas molduras para quartos, como organizá-las e, para quem gosta de projetos de artesanato e DIY, como fazer moldura para quadro.
Aqui vamos dar ótimas dicas para você saber exatamente como escolher molduras para quadros e também como combiná-los para deixar as paredes da sua casa mais bonitas. Além disso, vamos ensinar também duas formas de como fazer moldura para quadro para você testar em casa!
Veja também:
Assista o vídeo com algumas dicas de como escolher molduras para quadros
Como escolher molduras para quadros?
Além de ser um tipo de “acabamento” para as suas obras de arte, as molduras para quadros também as protege e tornam o impacto visual delas ainda maior. E é bem comum que as pessoas tenham dúvidas ou mesmo receio de escolher uma moldura de quadro, porém, com as dicas que daremos a seguir, essa decisão ficará muito mais fácil.
1. Molduras x looks
Uma boa forma de começar a pensar em quais molduras para quadros você gostaria de levar para casa é encará-las como “roupas” do quadro. Da mesma forma que você escolhe seus “looks” combinando peças, é assim que você vai escolher os seus quadros e molduras.
Porém, combinar não significa que não pode ousar ou apostar em contraste. Mesmo contrastando, ainda é uma combinação, só não é tão óbvia. Mas, sim, a maneira mais fácil de selecionar as suas molduras para quadros é combinando-as com o estilo, as cores e até mesmo o tema das obras que vão “vestir”.
Por exemplo, quadros de paisagens costumam ficar ótimos em molduras de madeira natural, já pinturas mais clássicas ficam ótimas com molduras de quadros mais provençais. Da mesma forma, telas com tons quentes combinam com molduras quentes e telas de cores frias com molduras prateadas e em tons similares.
2. Molduras para quadros coloridas ou neutras?
Ao contrário do que muitos acham, é possível, sim, usar molduras para quadros coloridas e ter um resultado lindíssimo. Quadros mais modernos com cores fortes ficam ótimos quando combinados com molduras que seguem sua paleta de cores.
Entretanto, os quadros e molduras mais clássicos não ficam entram nessa regra. Mas você pode também testar quebrar essa barreira caso queira, claro. Uma boa dica também é que uma moldura de quadro em tom claro, como branco ou bege, realça as cores do quadro.
3. Molduras para enfatizar as obras
Mais uma vez usando a comparação com looks, vamos pensar nas molduras como uma forma de complementar, enfatizar e destacar a obra. É claro que todos podemos usar as roupas que quisermos, mas é fato que algumas peças podem cair melhor nos nossos corpos, acentuando características que gostamos mais em nós mesmos.
No caso de pinturas, gravuras ou fotografias mais simples, em preto e branco, monocromáticas etc, elas combinam perfeitamente com molduras mais leves, de linhas mais retas. Essas molduras para quadros deixam se encaixam perfeitamente com esses tipos de obras.
Partindo desse mesmo princípio, imagens mais fortes precisam também de molduras mais imponentes. No caso desses quadros e molduras, as linhas fortes das molduras servem para “conter” a força das obras.
Já uma obra pequena pode ser “elevada” se fizer par com uma moldura de quadro côncava, aqueles modelos mais fundos, também chamados de moldura-caixa. E, se você tiver uma série de fotografias ou pinturas, é recomendável usar molduras para quadros iguais nelas para dar ideia de continuidade.
4. Dica extra: paspatur e vidro
O paspatur (originalmente, “passe-partout”) é uma peça que fica entre a obra e a moldura de quadro. Normalmente feito de papel, o paspatur não precisa ser da mesma cor da moldura e pode ser usado em quadros de todos os tamanhos. Aliás, quanto menor a obra, maior pode ser o paspatur.
Além de complementar as molduras para quadros, os paspaturs também dão maior sensação de perspectiva às pinturas, fotografias e afins. E, apesar do paspatur quase sempre ser branco, você também pode usar em outros tons.
Outra dica bem legal é usar vidro sobre fotografias e gravuras para protegê-las e conservá-las. E, se elas forem ficar expostas em locais muito iluminados, é melhor ainda investir em vidros antirreflexo.
Como fazer composição com molduras para quadros?
Para dar mais vida às suas paredes, uma boa composição com vários quadros e molduras pode ser a opção ideal. Criar esse tipo de mural, de “parede de galeria”, deixa a sua casa com mais cara de casa e muito mais cheia de charme e sofisticação.
Mas se escolher molduras para quadros já é complexo, fazer uma composição de quadro com moldura parece ainda mais difícil. Por isso vamos dar algumas recomendações para você fazer isso sem medo!
- Na hora de fazer a composição, não considere só os quadros ou fotografias, mas também as molduras;
- Todos os ambientes podem receber quadros, mas evite exagerar na quantidade de quadros e molduras ou no tamanho deles em cômodos pequenos;
- Ao contrário do que muitos pensam, as molduras para quadros não precisam ser iguais para fazer parte de uma mesma composição;
- Aliás, usar quadros e molduras diferentes dá um ar mais “descolado” à decoração;
- Dê atenção à harmonia de cores e tons do quadro com moldura com os móveis e outros objetos de decoração presentes no ambiente;
- Para uma decoração moderna, os quadros e molduras clean são a opção mais acertada;
- Já uma decoração mais clássica combina com quadros de natureza morta e paisagem e molduras mais trabalhadas;
- Se quiser testar sua composição antes de colocar na parede, coloque seu mix de quadro com moldura no chão ou sobre uma mesa;
- No corredor, uma composição com quadros e molduras pequenos fica sempre bem;
- Você pode fazer sua composição prendendo as peças à parede ou mesmo encostando alguns no chão ou colocando-as sobre algum móvel ou prateleira;
- Uma tendência mais atual é o uso de molduras para quadros vazios e moldura de quadro para fotos nessas composições;
- E, se quiser dar ainda mais destaque à sua composição, use luzes direcionadas para elas, vai ficar lindo!
Como fazer moldura para quadro?
Além de poder comprar suas molduras para quadros, você pode também aprender como fazer moldura para quadro e personalizar a sua decoração. Aqui, vamos ensinar duas formas diferentes de como fazer moldura para quadro, com papel e com papelão.
Como fazer moldura para quadro com papel
Para fazer a sua moldura para quadro de papel, você vai precisar de:
- Papel de alta gramatura (Craft, OffSet e Opaline)
- Tesoura ou estilete
- Lápis bem apontado
- Régua
- Cola branca ou cola quente
Com esses itens em mãos, siga o nosso passo a passo de como fazer moldura para quadro com papel:
- Imprime o molde no papel de alta gramatura ou copie-o;
- Recorte o molde;
- Use seu lápis e uma régua para “vincar” as marcações do molde onde você vai dobrá-lo;
- Cole a imagem que vai emoldurar no centro do molde;
- Dobre os cantos do molde para dentro;
- Cole os cantos e encaixe as quinas.
Como fazer moldura para quadro com papelão
Para fazer a sua moldura para quadro com papelão, você vai precisar de:
- Papelão
- Lápis
- Régua
- Estilete
- Cola
Com os materiais em mãos, siga o nosso tutorial de como fazer moldura para quadro:
- Coloque a foto, gravura ou obra que você vai emoldurar no centro da sua peça de papelão;
- Marque ao redor do objeto que vai ser emoldurado e faça uma “borda” com 4 centímetros de distância dele em todos os lados;
- Recorte esse desenho de moldura que ficou marcado no papelão;
- Use essa primeira moldura como molde e faça mais quatro iguais;
- Com essas cinco “molduras” recortadas, cole-as umas às outras.
Pronto! Agora que você já tem todas as informações que precisa sobre molduras para quadros, você pode fazer as suas próprias, pode também escolher as que mais gostar em lojas especializadas e, por fim, pode ainda organizá-las em uma linda composição.
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!