A moldura de gesso vem conquistando cada vez mais espaço nos projetos de arquitetura. Isso porque, seu design versátil e sua qualidade fez com que diversos modelos de moldura de gesso fossem inseridos no mercado, facilitando assim a sua harmonia com os mais diferentes estilos de decoração.
Logo, caso você deseje incluir uma moldura de gesso na decoração do seu ambiente, porém ainda está com dúvidas sobre qual modelo escolher, ou melhor, quer até aprender como colocar uma moldura de gesso em casa, então esse post foi feito especialmente para você. Confira!
Veja Também:
Moldura de gesso para teto
Há diversos tipos de moldura de gessos para teto, com tamanhos e formatos diferenciados atendendo assim os mais diferentes gostos e estilos de decoração. Por isso, antes de optar pela escolha de uma moldura de gesso para teto é importante definir, primeiramente, qual o estilo de decoração será incorporado no ambiente. Assim como, o local onde a moldura será exposta a exemplo dos corredores em casa.
No exemplo abaixo, seguindo o estilo contemporâneo foi inserido na sala de estar uma moldura de gesso para fazer um teto de gesso com design orgânico. Aqui, o rebaixamento do forro de gesso foi estruturado com iluminação lateral embutida e abertura para a instalação da cortina.
A versatilidade da moldura de gesso para teto permite que o material seja instalado com a união de outros materiais, como é o caso da madeira. No ambiente abaixo, é possível observar que a moldura de gesso para teto foi instalada em conjunto com uma estrutura de madeira. A união desses materiais no acabamento do cômodo proporciona aos moradores um ambiente de aconchego.
Moldura de gesso para parede
A moldura de gesso para parede também conhecida como Boiserie, é resultado de uma técnica francesa criada entre os séculos 17 e 18. Valendo mencionar, que diferente daquela época onde as molduras de gesso eram instaladas com diversos detalhes e cores brilhantes, as de hoje são mais discretas e recebem muitas vezes o auxílio de pontos de iluminação, como lustres e spots. .
Observe que a sala de estar abaixo recebeu como complemento em sua decoração uma moldura de gesso para parede. A presença desse painel de gesso próximo ao sofá foi realçado com a iluminação pontual com lâmpadas led.
Molduras de gesso para sala
Mesmo com os diferentes cômodos existentes dentro de uma casa, a procura por gesso no momento de decorar o espaço da sala de estar ainda se mantêm alta. Logo, pode-se dizer que as molduras de gesso para sala ainda continuam sendo as “queridinhas” por parte dos consumidores na etapa de decoração.
Nesse ambiente, a decoração foi complementada com a presença de molduras de gesso para sala. Aqui, parte da moldura de gesso recebeu a instalação de lâmpadas led branca e a outra parte estruturada em forma de sanca recebeu iluminação na cor azul, proporcionando assim uma decoração integrada entre os cômodos da sala de estar e sala de jantar.
Modelos de moldura de gesso
Em meio a tantos modelos de moldura de gesso existentes no mercado é normal ficar em dúvida sobre qual opção escolher. Logo, para facilitar esse processo de compra, separamos seis modelos de moldura de gesso para você se inspirar.
Confira seis modelos de moldura de gesso:
- Moderno
- Reto frisado
- Clássico
- Cortineiro
- Sanca aberta
- Sanca invertida
Moldura de gesso moderno
Para ambientes com decoração moderna procure investir em uma moldura de gesso que apresente camadas simples que interligam a parede e o teto, criando assim um acabamento único e conectado. Vale mencionar, que para realçar ainda mais o estilo moderno do cômodo opte por uma moldura de gesso com rodapé branco.
Moldura de gesso reto frisado
Agora, caso a decoração do seu ambiente siga o estilo mais minimalista, opte por uma moldura de gesso reto frisado. Esses modelos de moldura de gesso fica fixo apenas no teto não se estendendo pela parede e, a suavidade dos seus traços imprimi aconchego ao cômodo.
Moldura de gesso clássico
Caso você deseje incluir na sua casa uma decoração com estilo mais tradicional opte por modelos de moldura de gesso clássico. Valendo mencionar, que o modelo mais indicado para essa moldura de gesso é a versão tipo cantoneira e com linhas curvas.
Moldura de gesso cortineiro
Os modelos de moldura de gesso cortineiro podem ser feitas de forma embutida onde o forro de pvc rebaixado esconde o início da cortina ou de forma sobreposta onde a moldura de gesso se estende entre teto e parede se alongando um pouco na frente da cortina encobrindo os trilhos, até na cantoneira.
Moldura de gesso com sanca aberta
A moldura de gesso feito com sanca aberta é um acabamento de gesso instalado no local onde a parede e o forro se unem. Na imagem abaixo, temos um exemplo de projeto onde a moldura de gesso com sanca aberta foi instalada na sala de estar. Observe que a iluminação do ambiente foi instalada de forma embutida na sanca aberta.
Moldura de gesso com sanca invertida
Já a moldura de gesso feita com sanca invertida reflete no rebaixamento do forro de gesso no ambiente, porém ao contrário da sanca aberta aqui a iluminação é voltada para laterais. Como exemplo, temos o ambiente de quarto abaixo onde a sanca invertida foi instalada proporcionando uma iluminação diferenciada no local.
Como colocar moldura de gesso
As molduras de gesso são excelentes por dar acabamento as paredes transformando os cômodos em espaços mais sofisticados e aconchegantes. Então, se você tem a intenção de transformar um cantinho da sua casa e está sem recursos financeiros para arcar com os trabalhos de um profissional. Chegou a hora de colocar a mão na massa ou melhor no gesso! Separe os materiais necessários e coloque em prática o passo a passo a abaixo.
Como colocar moldura de gesso: Materiais
- Placas de gesso
- Caixa de corte
- Cola Decoflair
- Serra de fita
- Estilete
- Espátula
- Lápis
- Esponja
- Pote com água
- Lixa d´água fina
Como colocar moldura de gesso: Passo a passo
- Realize a medição das paredes onde as placas de moldura de gesso serão instaladas;
- Pegue uma placa de moldura de gesso e posicione contra a parede e o teto, com o auxílio de um lápis marque a linha guia para a instalação;
- Pegue o pedaço esquerdo da placa de gesso e ponha de cabeça para baixo na caixa de corte;
- Corte um pedaço do lado esquerdo da placa de gesso com a serra de fita;
- Seguidamente, pegue o pedaço da direita e posicione de cabeça para baixo na caixa de corte;
- Corte a placa de gesso com a serra de fita posicionada para o lado direito;
- No momento da aplicação, observe se as peças se encaixam, posicionando-as sobre as marcações da parede ainda sem cola;
- Com o auxílio de um estilete e lixa d´água fina, se necessário, ajuste pequenas imperfeiçoes de encaixe nas molduras;
- Aplique cola decoflair nas molduras e nas emendas;
- Pressione a moldura de gesso contra a parede seguindo as marcações;
- Com o auxílio de uma espátula remova o excesso de cola e limpe com a ajuda de uma esponja úmida as bordas;
- Aguarde a cola secar e por fim pinte com qualquer tinta a base d´água.