O modelo de escada ideal
Há uma infinidade de opções para quem quer escolher o modelo de escada ideal para sua decoração. São diversos materiais disponíveis: madeira, ferro, concreto, pedra (mármore, granito), vidro e outros materiais. (placa cimentícia, porcelanato etc.) Também é possível decorar o modelo de escada escolhido com graça e bom humor: com estampas, pintura e colagem. O estilo DIY pode tornar qualquer modelo de escada mais bonito.
Além de pensar no aspecto decorativo da escada, é fundamental avaliar a segurança do modelo de escada escolhido. Como é cada vez mais comum o uso de escadas sem corrimão, os modelos “caracol” ou “leque” tornam-se perigosos, pois dificultam a subida e descida com equilíbrio. Uma dica: quanto menos inclinada for a escada, mais confortável ela será.
Principais formatos de escada
Reta: modelo de escada que vai do chão ao topo em um único “lance”, ou seja, não faz curva. Se o andar a ser alcançado for muito alto, é possível colocar uma plataforma de descanso, uma área mais larga, sem degraus, para uma pausa. Em L ou U: o modelo de escada em L é igual à escada reta, com uma curva, ou seja, tem mais de um “lance” do chão ao topo. Também pode ter um área de pausa entre os lances.
Em curvas: o modelo de escada em curvas inclui o s tipos caracol e leque . Esse modelo de escada é indicado para pequenos espaços.
Tipos de degrau
Independentemente do tipo de degrau que você escolher, toda escada deve ter os degraus sempre do mesmo tamanho, com proporção igual entre a altura e profundidade, por questões de segurança. No geral, a altura ideal para um degrau é de 18cm e a profundidade é de 27cm. Outros aspectos importantes relacionados à escolha do tipo de degrau são a fundação da escada e o tipo de fixação que será necessária. Também é interessante avaliar a necessidade específica de iluminação do degrau, se houver. Degrau padrão: tem a base reta e a largura igual nas duas pontas. É fixado na parede ou sobre a base da escada. Degrau vazado ou com viga: é preso por vigas de sustentação, com uma abertura no fundo de cada degrau. Degrau flutuante: é fixado diretamente na parede, um degrau independente do outro.
Independentemente do modelo de escada que você escolher, lembre-se que essa decisão exige reflexão, pois exceto o aspecto decorativo (tipo e cor do revestimento), a escada é um item difícil de ser reformado. Pense bem antes de escolher a sua!