Meu PET, Minha Vida: Dicas de Decoração para Quem Tem Animais em Casa
TendênciasEles são fofinhos, peludos e muito amados. Se você possui um animal de estimação em sua casa, deve saber que ele acaba se tornando o centro das suas preocupações, e tudo gira em torno dele, inclusive a decoração do imóvel. Para evitar transtornos como alergias e outros pequenos problemas que acabam surgindo quando você tem animais de estimação, existem alguns truques que podem facilitar e muito o seu dia a dia. Em parceria com site Habitissimo nós trouxemos algumas sugestões que podem fazer a diferença para a decoração de sua casa e para o seu bichinho.
Permita que o animal se sinta acolhido
Se você decidiu adotar um animal de estimação, deve saber que a responsabilidade é enorme, e que ele exige cuidados quase que o tempo inteiro. Por isso, ao pensar na decoração de sua casa, é importante avaliar também as necessidades de seu pet, e procurar fazer com que ele se sinta o mais à vontade possível. Evite o excesso de limites e procure educá-lo de forma que ele saiba por quais áreas pode circular livremente.
Acerte na escolha do piso para não ter problemas na limpeza
Não há como evitar, uma hora ou outra os animais acabam sujando o piso de alguma forma, e para não se estressar quando isso acontecer o ideal é que você tenha um piso que seja de fácil limpeza. Algumas opções de piso que, além de serem resistentes, são fáceis de limpar, são o porcelanato líquido, o cimento queimado e os revestimentos cerâmicos. Evite optar pela madeira ou pelos pisos de taco, pois esses materiais são mais vulneráveis a apresentar machas e arranhões, ficando com a aparência envelhecida.
Evite as manchas de patinhas nas paredes
As marcas de patinhas são tão fofas que muita gente decide até mesmo tatuá-las. Porém, quando elas se apresentam nas paredes de sua casa essa fofura pode não ser tão interessante. Como é praticamente impossível evitar que isso acabe acontecendo, o mais recomendável é que você pinte as paredes com uma tinta acrílica, que pode ser facilmente limpa com um pano úmido caso o animal resolva deixar a marca dele registrada em algum lugar.
Reserve um cantinho só para ele
Assim como nós, os animais também precisam de um espaço só para eles, onde possam se sentir confortáveis e protegidos. Escolha um local fixo para deixar a casinha de seu pet, os potes de ração e água e os brinquedos dele, assim ele saberá que ali é um espaço reservado para ele. O ideal é que você já apresente esse lugar desde o primeiro dia em que o bichinho chegar na sua casa, assim será muito mais fácil a adaptação.
Veja também
Escolha os tecidos laváveis e resistentes
Seja no sofá, na cama ou nas poltronas, os bichinhos adoram dormir em lugares quentinhos de preferência forrados por tecidos. Para evitar estresse na hora de fazer a limpeza, o ideal é que você já cubra os móveis com um tecido que seja fácil de lavar e ao mesmo tempo resistente, assim basta trocá-lo periodicamente e evitar o acúmulo de pelos no local.
Invista na limpeza frequente
A melhor forma de evitar o acúmulo de pelos e sujeira que inevitavelmente os animais irão deixar em sua casa é pegando pesado na limpeza. Para isso, o ideal é optar pelo aspirador de pó no lugar da vassoura, porque ela acaba levantando os resíduos no ar e fazendo com que eles se acumulem sobre os móveis e objetos decorativos. Se por acaso seu pet fizer as necessidades fisiológicas fora do lugar correto, primeiro as remova para depois aplicar uma mistura de água, vinagre e detergente no local.
Diga adeus ao mau cheiro
Não é pelo fato de você ter decidido adotar um pet que necessariamente irá precisar conviver com o mau cheiro. Existem algumas formas simples de deixar o ambiente com um odor mais agradável, e a primeira delas é garantir uma boa circulação do ar. Além disso, você pode apostar em odorizadores de ambiente e borrifar uma mistura milagrosa nos sofás, cortinas e tapetes, basta misturar em um recipiente 1 litro de água, 1/4 copo de álcool, 1 colher de sopa de bicarbonato, 1/4 de vinagre branco e 1 colher de sopa de amaciante.
Invista em segurança
Se você morre de medo só de pensar que poderia acontecer algum acidente com seu animal de estimação, então investir em segurança deve ser a sua prioridade. Procure isolar todas as áreas que ofereçam algum risco para os seus pets, instalando grades nas janelas e nas varandas e evitando o acesso dele a locais a piscina ou próximo do fogo. É sempre melhor investir na prevenção do que ter que lidar com um acidente.
Pense no cantinho do banho
Além de ser um cuidado com a saúde do animal, o banho também ajudar remover os pelos soltos e resíduos de poeira que ficam acumulados sobre a pele dele, por isso o ideal é que você tenha um cantinho de sua casa destinado ao banho dos seus pets. Esse espaço pode ficar dentro do banheiro ou no quintal, da forma como ficar mais fácil para a sua organização.
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!