A mesa de centro retrô vêm conquistando cada vez mais fãs nos últimos anos. Prática, estilosa e cheia de personalidade a peça além de agregar valor na decoração, auxilia na organização do ambiente e serve de apoio para inúmeros objetos decorativos do cômodo.
Pensando nisso, se você está a procura de uma linda mesa de centro retrô para o seu ambiente, porém ainda está com dúvidas sobre qual modelo escolher, atente-se aos próximos tópicos. Neste post, nós da Viva Decora preparamos um conteúdo recheado de dicas de decoração que certamente irão te auxiliar na compra da peça. Confira!
Veja também:
- Sofá Amarelo: +60 Modelos Alegres e Dicas de Como Usar na Sala
- Quadros Para Sala de TV: +65 Modelos e Dicas de Como Escolher
- Rack Retrô: +71 Modelos Para Decorar com Estilo a Sua Sala
- Almofadas para Sofá: Como Escolher +67 Modelos para Inspirar
Mesa de centro retrô: móvel funcional e charmoso para o ambiente
A mesa de centro retrô é basicamente um estilo de mesa baixa, cuja estrutura é inspirada na releitura de móveis antigos (principalmente da década de 70 e 80). Projetada para ser colocada na frente de um sofá ou poltronas estofadas, elas servem de apoio para controles remoto, bebidas, revistas, livros, vasos e demais objetos decorativos.
Vale destacar, que dependendo do modelo escolhido as mesas de centro retrô podem vir acompanhadas de gavetas ou nichos inferiores que auxiliam ainda mais na organização da sala retrô.
Decoração vintage X Decoração retrô
Para aqueles que ainda tem dúvidas sobre a diferença entre decoração vintage e decoração retrô, vamos a explicação!
Na decoração vintage, tanto os móveis como os eletrodomésticos e demais artigos decorativos são originais da época, podendo ser garimpados em feiras e antiquários. Já a decoração retrô é caracterizada por uma releitura da época (principalmente da década de 70 e 80), ou seja, os móveis, eletrodomésticos e objetos utilizados nos dias de hoje são inspirados no design de produtos já criados no passado.
Quais as vantagens de investir em uma mesa de centro retrô?
A mesa de centro retrô vem conquistando cada vez mais espaço na decoração e podem nos acompanhar por anos se sua estrutura for de qualidade. Por essa razão, é importante que saibamos investir em uma boa peça para compor o ambiente.
No mercado é possível encontrar diferentes modelos de mesa de centro retrô com tamanhos, formatos, acabamentos e cores distintas. Nesse contexto, é necessário avaliar cada aspecto da peça, bem como, suas vantagens e desvantagens no ambiente.
Confira 4 benefícios de investir em uma mesa de centro retrô:
- Trazem charme e personalidade para a decoração;
- São democráticas e podem ser encontradas em diferentes tamanhos, formatos, acabamentos e cores;
- Servem de apoio para controle remoto, livros, vasos e demais objetos decorativos;
- Sua estrutura auxilia na organização do ambiente.
Dentre as desvantagens podemos ressaltar primeiramente que nem todas as salas comportam a presença de uma mesa de centro retrô, além disso alguns modelos podem se mostrar bem acima do orçamento esperado.
Como escolher o modelo ideal de mesa de centro retrô para sala?
Há uma infinidade de modelos de mesa de centro retrô no mercado. Por esse motivo, nada de comprar a primeira mesa de centro retrô em promoção que encontrar pela frente, ok? Antes de mais nada é preciso analisar alguns fatores da peça e do espaço que irá recebê-la.
Dicas para escolher a mesa de centro retrô ideal para sala:
- Avalie as medidas da sua sala de estar: nesse caso, é importante seguir a regra e deixar ao menos 60 cm de circulação entre a mesa de centro e o sofá preto, por exemplo, para que as pessoas possam se movimentar de forma confortável pelo espaço;
- Escolha a altura adequada: o móvel não pode ser muito alto nem muito baixo, a dica é investir em uma mesa de centro retrô que chegue até a altura dos seus joelhos, pois sua estrutura traz praticidade no dia a dia;
- Invista no formato adequado: As versões quadrados e retangulares são as mais tradicionais. Já os modelos em formato redonda facilitam a circulação de pessoas. No entanto, nada impede de você inovar e investir nas opções triangulares, ovais e até hexagonais;
- Cores e acabamentos que se adaptam ao ambiente: procure escolher a peça que melhor se encaixa no seu projeto.
Cores e acabamentos para todos os gostos
A mesa de centro retrô branca é uma peça coringa que pode agregar valor na decoração de diferentes formas. Para aqueles que se identificam com o estilo clean a mesa de centro retrô branca pode se conectar e complementar a decoração da sala de estar. Em contrapartida, em se tratando de um ambiente colorido e despojado essa mesma mesa de centro retrô branca pode trazer neutralidade e equilíbrio para o cômodo.
Por sua vez, as mesas de centro coloridas como é o caso da mesa de centro retrô amarela, azul e cinza quebram um pouco a monotonia da decoração. No projeto abaixo, os moradores optaram pela compra de um conjunto de mesa de centro retrô em diferentes tamanhos e cores. Observe que na decoração cada tom da mesa de centro se conecta com algum outro móvel ou objeto no ambiente, promovendo assim uma sinergia no ambiente.
Como decorar uma mesa de centro retrô?
Use e abuse da criatividade para decorar sua mesa de centro retrô. E por mais que não exige regras sobre o que pode ou não colocar sobre o móvel é preciso ficar atento aos excessos, pois acumular objetos sobre a mesa de centro retrô irá deixar seu ambiente com aspecto sufocado e bagunçado.
Vasos de plantas, esculturas, porta retratos, velas decorativas, castiçais, bandejas e livros são alguns dos objetos que certamente irão deixar sua mesa de centro retrô ainda mais linda. Contudo, se você for fazer uma festinha os mesmo reunir familiares e amigos é possível que a estrutura das mesas de centro passem a servir de apoio para diferentes tipos de taças e copos, pratos, petisqueiras e mini travessas.