A mesa de jantar é o móvel protagonista da sala de jantar. Afinal, é por meio dela que o restante da decoração será estruturado. No mercado é possível encontrar modelos de mesa de jantar com formatos, cores e tamanhos diferenciados. Por isso, antes de realizar a compra da sua mesa de jantar é importante que você avalie o espaço disponível no seu cômodo, bem como, as necessidades de acomodação da sua família.
Logo, se você está em busca de um modelo de mesa de jantar para a sua casa, porém ainda está em dúvidas sobre qual tipo escolher, atente-se aos próximos tópicos. Nesse post, separei diversas informações, dicas e inúmeros projetos decorativos com mesa de jantar para você se inspirar. Confira!
Veja Também:
Mesa para sala de jantar
A estrutura da mesa para sala de jantar deve facilitar o diálogo e proporcionar a interação entre as pessoas. Afinal, a sala de jantar é justamente um ambiente para criar momentos regados à boa comida e conversas, não é mesmo? Logo, não é por menos que o projeto da mesa além de se encaixar no espaço disponível, deve atender as necessidades da sua família.
Como atrair energia e bons fluidos para a mesa de jantar:
- Iluminação sobre a mesa de jantar: invista na iluminação sobre o móvel, pois luz é energia.
- Evite bagunças sobre a mesa de jantar: não deixe o móvel constantemente desorganizado, pois boa energia é sinônimo de organização;
- Invista em espelhos: os espelhos duplicam as boas energias do cômodo;
- Evite cadeiras vazias no local: cadeiras permanentemente vazias dão uma sensação de ausência no ambiente;
- Localização de banheiros e lavabos: se no andar de cima do seu imóvel houver um lavabo ou banheiro, evite posicionar a mesa de jantar abaixo desses cômodos, pois esse alinhamento é prejudicial e pode haver roubo de energia no espaço;
- Atraia mais dinheiro: quando a mesa de jantar não estiver sendo usada, coloque no centro do móvel uma fruteira com várias frutas ou um arranjo com com vasos de flores amarelas para atrair riqueza.
Como escolher a mesa de jantar ideal
Realizar as refeições em família, ao redor da mesa de jantar, é uma ótima oportunidade para compartilhar histórias e projetos juntos. No entanto, para que esses momentos sejam aproveitados da melhor forma possível, a disposição do móvel deve trazer funcionalidade e conforto ao ambiente. Logo, dicas de decoração são necessárias e devem ser levadas em consideração na hora de comprar seu móvel. Confira abaixo algumas orientações de como escolher a mesa de jantar ideal para o seu cômodo.
1. Avalie o tamanho do seu cômodo
Antes de realizar a compra da mesa de jantar é importante pensar na circulação e ergonomia das pessoas que irão desfrutar do espaço. Portanto, avalie com cautela o tamanho do cômodo onde a mesa de jantar ficará exposta. Segundo especialistas, a mesa de jantar deve estar no mínimo a 90 cm de distância da parede, buffet para sala de jantar ou aparador.
2. Defina o formato da mesa de jantar
No mercado os modelos de mesa de jantar mais usuais que podem ser encontrados são as versões com design retangular, redondo, quadrada e oval. A mesa retangular é o tipo mais comum e funciona melhor se o ambiente também apresentar esse formato. A mesa redonda é ideal para espaços pequenos e sua presença criar um ambiente mais aconchegante e intimista. A mesa quadrada funciona bem em espaços generosos. Já a mesa oval é similar a mesa retangular, porém ocupa menos espaço no ambiente.
3. Avalie o tamanho da mesa de jantar
Ninguém merece fazer as refeições apertado ou batendo os cotovelos, não é verdade? Por esse motivo, certifique-se que cada pessoa do local tenha, no mínimo, entre 60 e 70 cm de largura. Por fim, delimite a quantidade de lugares na mesa com base nessa mesma medida.
4. Escolha o design e considere o estilo do ambiente
O design da mesa de jantar deve proporcionar uma combinação harmônica com o layout das cadeiras. Contudo, isso não quer dizer que o desenho da mesa deve ser parecido com os assentos. Logo, recomenda-se colocar a mesa de jantar ao lados das cadeiras antes de comprar para ter certeza que o conjunto tem sincronia.
Mesa para sala de jantar pequena
Com os ambientes cada vez menores é comum que a busca por móveis pequenos e compactos só aumente com o passar dos anos. E em se tratando da sala de jantar, a escolha da mesa deve ser feita com muita atenção e cautela. Afinal, sua presença não pode prejudicar a circulação de pessoas na casa.
A mesa para sala de jantar pequena com formato redondo e tampos de 100 a 120 cm são as melhores para se ter em espaços compactos e sua presença chega a acomodar de 4 a 6 pessoas. Agora, se o formato da mesa para sala de jantar pequena que mais te agrada for o retangular, opte pelos modelos de 80×120 a 140 cm, pois sua estrutura também pode acomodar de 4 a 6 pessoas no local.
Considere encostar um dos lados da mesa de jantar retangular na parede, ganhando assim mais espaço de circulação. Espelhos são muito bem-vindos também e dão a sensação de amplitude no ambiente.
Mesa de jantar redonda
Quer facilitar a aproximação de pessoas na hora das refeições? Então, opte pelos modelos de mesa de jantar redonda e oval. Projetadas com layout diferenciado, ambos os modelos além de facilitarem a circulação de pessoas no espaço, também conferem um toque contemporâneo ao estilo do cômodo.
A mesa de jantar redonda funciona bem em ambientes pequenos e espaços com formato quadrado. A presença da mesa de jantar redonda aproxima as pessoas e imprime um ar mais aconchegante e intimista para aqueles que desfrutam do local.
Com a crescente demanda, modelos criativos e engenhosos de mesa de jantar redonda podem ser encontrados no mercado. Na imagem abaixo, o formato das cadeiras se encaixam perfeitamente na estrutura da mesa.
Mesa de canto para sala de jantar
A mesa de canto para sala de jantar é normalmente acompanhada por uma estrutura de sofá em um dos lados e cadeiras nas outras extremidades. A grande vantagem é que a mesa de canto para sala de jantar ocupa menos espaço, uma vez que o banco fica encostado na parede, reduzindo assim a área de circulação que as cadeiras precisam.
Contudo, mesmo se tratando de um móvel compacto a mesa de canto para sala de jantar deve ser escolhida com cautela para que não ocorra erros na hora de inseri-la no cômodo. No ambiente abaixo, a mesa de jantar com tampo de vidro foi estruturada com banco e três cadeiras.
Para quem procura uma proposta decorativa e funcional pode optar por móveis que ofereçam estruturas diferenciadas. No projeto decorativo abaixo, a mesa de canto para sala de jantar recebeu um assento estendido com nichos.
Cadeiras para sala de jantar
As cadeiras para sala de jantar devem ser bonitas, confortáveis e capazes de combinar com os demais móveis e objetos decorativos do ambiente. Quanto a estrutura do móvel verifique a altura dos assentos para que ninguém bata os joelhos no tampo da mesa. Segundo informações do mercado, para um tampo com 75 cm de altura é recomendado um assento de 45 cm de altura.
Além disso, verifique também se ninguém ficará desconfortável com os pés da mesa. Em ambientes com espaços reduzidos procure escolher uma mesa com um pé central ao invés de optar por um modelos com 4 apoios, por exemplo.
Na hora de escolher os modelos das cadeiras para sala de jantar, além de ousar nas cores procure escolher formatos e composições de assento diferente, criando um ambiente moderno e descontraído.
Conjunto de mesa de jantar
O conjunto de mesa de jantar deve se harmonizar com a decoração do ambiente. Por esse motivo, na dúvida opte pelos modelos de conjunto de mesa de jantar que venham acompanhados de aparadores ou buffet, minimizando assim possíveis erros na decoração. Já os espelhos normalmente são vendidos a parte, pois sua estrutura normalmente é feita sob medida ao local.
No mercado, os pés da mesa e cadeira podem receber acabamento similar, equilibrando assim a composição do cômodo.