O uso de pedras como revestimento é uma grande tendência na decoração, e apesar de existir muitos tipos de mármore, um dos mais desejados, por sua incrível beleza natural, é o mármore travertino. Além de dar mais sofisticação a todos os ambientes onde é aplicada, essa rocha também valoriza o imóvel, pois é considerada nobre.
Está pensando em usar o mármore travertino no seu projeto? Então conheça um pouco mais sobre ele e inspire-se nos exemplos que separamos!
Tudo o que você precisa saber sobre o mármore travertino
O mármore travertino é uma rocha calcária originada de águas termais. Dependendo do tipo, seu tom pode variar do bege claro a uma cor mais amarronzada. Sua aparência é marcada pela presença de pequenas fissuras que os especialistas dizem parecer ramos e folhas.
O maior exportador de mármore travertino do mundo é a Itália, mas pedrarias de outros países também retiram e vendem essa rocha – inclusive o Brasil! E, se você pensa que o uso dela em construções é recente, saiba que ela está presente em prédios que datam do Império Romano.
Atualmente, é possível afirmar que este é o mármore mais usado como material de construção. Isso porque ele dá um acabamento muito bonito e único e fica bem tanto em espaços comerciais como residenciais.
Leia também
Tipos e acabamentos do mármore travertino
Existem vários tipos de mármore travertino. Dentre eles, os mais populares no Brasil são o Romano, o Navona e o Nacional. Este último é retirado na Bahia e, por isso, tem o preço mais acessível.
O que varia entre os diferentes tipos de mármore travertino são o tom, os veios (fissuras) e o valor. Em média, atualmente o metro quadrado varia entre R$ 200 e R$ 900.
Já os acabamentos possíveis são quatro: natural, levigado, polido e resinado. O mármore travertino natural é aquele sem acabamento algum, vendido tal qual veio da natureza. Ele é opaco, áspero e tem os veios bem aparentes.
Se estiver pensando em fazer uma pia de mármore travertino, evite o natural, pois, em contato com água, ele pode acabar sofrendo infiltração.
O mármore travertino levigado é lixado, o que o deixa, obviamente, liso e também opaco. Esse acabamento mantém a cor natural da pedra e é pode ser usado tanto em ambientes internos quanto externos.
O terceiro acabamento é o polido. Após passar pelo processo de polimento, o mármore travertino fica liso e brilhoso. Para quem quer fazer um banheiro com mármore travertino, essa não é a melhor opção, pois pode ficar escorregadio.
Por fim, o mármore travertino resinado é aquele que teve aplicação de resina. Esse material, que é da mesma cor que a pedra, cobre suas imperfeições e a deixa lisa e brilhosa.
Onde usar o mármore travertino?
O mármore travertino é super versátil e pode ser trabalhado nas mais variadas formas, inclusive em mosaicos. Além das dicas que já demos, temos mais algumas que também devem ser consideradas na hora de definir em que locais do seu projeto vai usar essa pedra.
Apesar de ser uma rocha luxuosa e de charme atemporal, é importante saber que o mármore travertino é mais frágil que o granito. Ele pode manchar e sofrer com produtos de limpeza, por isso não é muito recomendado para bancadas de cozinha e como piso em lugares de alto tráfego.
A manutenção do mármore travertino pode ser feita apenas com um pano úmido. Por ser uma pedra clara, ela dá uma sensação de limpeza onde é colocada. Então, se é isso que você procura, com certeza encontra nela uma boa solução.
Atualmente, existem revestimentos que imitam o efeito do mármore travertino e até mesmo adesivos de parede. Então, se seu orçamento é mais limitado, vale a pena conhecer também essas alternativas.