Considerada uma das flores mais delicadas e populares da natureza, a margarida também conhecida como margarita, margarita-maior, bonina, olho-de-boi e bem-me-quer é vista como a flor da pureza e do amor. Afinal, que atire a primeira flor quem nunca brincou (bem-me-quer, mal-me-quer…) de retirar as suas pétalas para descobrir se havia reciprocidade dos sentimentos da pessoa amada.
Na área externa, as margaridas podem se espalhar graciosamente pelo canteiro do jardim formando lindos caminhos e bordaduras. Já em ambientes internos, as margaridas podem ser plantadas em diferentes floreiras e vasos de plantas.
Logo, se você deseja conhecer mais de perto o significado e as características desse linda flor, atente-se aos próximos tópicos. Neste post, nós da Viva Decora vamos compartilhar diversas informações e dicas de cultivo para que sua margarida se mantenha forte e saudável. Confira e se apaixone!
Veja também:
Flor Margarida: Características e Curiosidades da planta
A palavra margarida vem do Latim margarita que significa “pérola”. Já na língua inglesa seu nome é traduzido para “daisy”, uma forma alterada da frase “day’s eye” que significa “olho do dia”. Essa tradução por sua vez se encaixa perfeitamente na identidade da flor visto que suas pétalas se fecham durante a noite e voltam a se abrir ao nascer do sol.
De origem europeia e repleta de características marcantes, a margarida apresenta pétalas alargadas e delgadas que contornam o botão central, dourado ou amarelo. Suas folhas são ovais e seu caule é comprido, podendo chegar até 1 metro de altura, quando cultivado no jardim. Vale comentar que suas frágeis flores aparecem duas vezes no ano, durante as estações de verão e outono.
A margarida apesar de ser uma flor delicada se adapta a diferentes tipos de solo, menos nos solos muito úmidos, pois eles dificultam a germinação das sementes. A luminosidade é um fator determinante para o seu desenvolvimento, por isso essas flores que gostam de sol, – como o cacto – devem ser cultivada em locais com a presença de luz natural.
Se aprofundando em registros históricos, acreditava-se que remédios à base da margarida poderiam curar doenças nos olhos. Seguindo para o século XIII, a margarida já era utilizada para limpar ferimentos e tratar a febre e gota.
Quais os tipos de margaridas que existem na natureza?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, existem diversos tipos de margarida na natureza. Acredita-se que no mundo exista mais de 20 mil variedades de margaridas como a Margarida Paris, a mini margarida branca e as Margaridas Céu-estrelado. Por sua vez, apesar da diversidade as margaridas mais comuns são aquelas com pétalas brancas e com miolo amarelo.
Qual o significado da flor margarida?
A flor margarida branca significa o amor, pureza, paz, inocência, juventude, criatividade, virgindade, sensibilidade e a bondade. Contudo, esse significado pode variar de acordo com as suas diferentes tonalidades. Confira abaixo o significado das margaridas coloridas:
- Margarida rosa: afeto, carinho e gratidão
- Margarida vermelha: impulso amoroso
- Margarida amarela: amor leal
- Margarida azul: fidelidade
- Margaridas multicoloridas: alegria
Como plantar margaridas e obter mudas?
Para aumentar a propagação e florescimento das margaridas no seu jardim é necessário que ao longo do tempo de desenvolvimento da planta, você corte algumas hastes (caule) da touceira (planta mãe das mudas). Posteriormente, plante o caule cortado em outros locais como vasos, floreiras de madeira e jardins.
Como plantar margaridas: Passo a passo
- Corte uma haste (caule) da touceira (planta mão das mudas);
- Avalie o local de plantio;
- Faça um buraco na terra, posicione a caule da margarida e cubra-o de terra até metade;
- Por fim, regue o caule plantado na terra.
Obs: A melhor fase para dar vida a novas mudas de margarida é no início da primavera, devido ao período das chuvas. Ficam lindas com a samambaia na decoração de casa.
Dicas de cultivo e como cuidar de margaridas
Apesar de resiliente, as margaridas para se desenvolverem fortes e saudáveis precisam de cuidados especiais. Confira abaixo algumas dicas especiais de como cuidar das suas margaridas:
- O solo onde a margarida será cultivada precisa ser drenável, ou seja, a terra deve ter facilidade em absorver a água;
- A luminosidade influencia no crescimento das flores, por isso a margarida precisa de sol ao menos em uma parte do dia;
- A margarida não tolera muito frio, por esse motivo procure cultivá-la em locais protegidos das temperaturas negativas;
- Procure regar a margarida, ao menos uma vez no dia, porém em horários frescos como início da manhã ou final de tarde;
- As podas e retirada de caules secos trazem força para a flor;
- O corte deve ser feito no sentido diagonal (corte inclinado) com tesoura afiada e limpa;
- O melhor período para realizar a poda da margarida é entre junho e agosto.
Arranjo de margarida para se inspirar
Delicadas e repletas de significados, as margaridas deixam a decoração de qualquer ambiente ainda mais especial. Além disso, a sua versatilidade permite que as flores sejam usadas em uma infinidade de decorações, sejam elas residenciais, comerciais ou até festivas (aniversários, chá de bebê, festa de 15 anos, casamentos, formaturas, eventos corporativos…).
Vaso de margaridas
A decoração da casa, escritório ou estabelecimento comercial fica ainda mais charmosa na presença das margaridas. No mercado existe uma variedade de modelos de vasos e floreiras que certamente irão se encaixar perfeitamente na sua decoração.
Os vasos com flores de margarida podem decorar de forma delicada a mesa de centro da sala, o painel de TV, o centro da mesa de jantar, o criado-mudo no quarto ou até mesmo a bancada da cozinha. Contudo, não deixe de posicionar a flor por algumas horas do dia próxima à janela para que ela possa receber a luz natural necessária para o seu desenvolvimento.
Buquê de margaridas
As margaridas cativam os casais apaixonados pelo seu simbolismo e delicadeza. Não à toa que suas flores estão entre as preferidas para serem usadas na decoração de casamento, principalmente aqueles que seguem o estilo rústico.
As margaridas marcam presença na decoração do altar, no corredor de passagem dos noivos, na mesa de bolo, na própria decoração do bolo fake ou verdadeiro, no centro da mesa dos convidados, no boutonnière do noivo, bem como, no buquê da noiva.