Marcenaria Sob Medida Aproveita ao Máximo o Espaço do Apê de 24 m²
Relato de ProjetoOs apartamentos compactos, também conhecidos como apartamentos studios, se espalham cada vez mais pelas grandes cidades e revelam a busca das pessoas por um morar mais dinâmico e prático. Contudo, ter um imóvel com medidas enxutas não significa abrir mão do aconchego de um lar.
E a prova dessa possibilidade pode ser vista neste apartamento de 24 m², na zona sul de São Paulo. Neste apê, a arquiteta Fernanda Campiolo, sócia da Campiolo Arquitetura, em parceria com o escritório Complementar Arquitetura, conseguiu criar espaços modernos e versáteis, fazendo uso principalmente da marcenaria sob medida. Confira cada detalhe desse projeto incrível e se inspire!
Veja Também:
O maior desafio desse projeto foi reunir, em uma única planta, os ambientes de sala, cozinha, quarto e banheiro. Logo, para isso se tornar possível foi necessário abrir mão de divisórias rígidas e fazer uso de alguns móveis que entram e saem de cena na decoração, quando não estão sendo usados pelo morador.
Marcenaria inteligente branca com pontos de cor
A marcenaria branca, com pontos de cor, foi projetada de maneira funcional. Um exemplo criativo é a porta dos armários, que facilmente se transforma em uma mesa dobrável para refeições. Esse recurso promoveu um ganho de espaço na planta e evitou a compra de mais um móvel para o apê.
Observe que a mesa dobrável assim que é montada revela os itens de cozinha acomodados dentro do armário como pratos, talheres, copos, diferentes tipos de taças e até frascaria de vidro.
Vale comentar, que as soluções de marcenaria criadas neste projeto foram pensadas com base em tudo que o morador precisava guardar e como seria a rotina no imóvel. A regra de ouro foi calcular milimetricamente tudo que era essencial para cada um dos ambientes.
Tons claros favorecem a sensação de amplitude
Segundo a arquiteta, os tons claros que predominam no moodboard do apê de 24 m² foram responsáveis por trazer a sensação de amplitude no espaço. No entanto, para quebrar a neutralidade existente foi preciso adicionar alguns toques de cor em alguns lugares, de maneira a trazer mais personalidade à decoração.
O tom azul, que agradou muito o morador, está presente em nichos da estante, além do tapete e do futon de lycra feito a mão.
Demarque os espaços sem isolá-los
A arquiteta Fernanda Campiolo com o objetivo de demarcar os espaços da sala/quarto construiu dois degraus na área, o que permitiu criar um deck de madeira, responsável por esconder a cama e servir de apoio para o futon de lycra azul. Essa solução aproveitou bem a área da janela, bem iluminada, permitindo inclusive a criação de um jardim vertical em uma das paredes.
Além disso, como esse espaço do apê tinha um pé-direito bom, de 2,58m, foram instaladas sancas de gesso iluminadas no teto, favorecendo a delimitação da área.
Tecnologia a favor da decoração e do design
A tecnologia também se faz presente no projeto do apê de 24 m². Como exemplo, temos a TV que fica escondida no forro de gesso e sai assim que acionada por controle remoto ou smartphone onde está fixada a televisão. Essa solução evitou o uso de estante ou rack para sala.
A cozinha permite a preparação de refeições rápidas, seja por meio do fogão cooktop ou do microondas instalado dentro do nicho da bancada.
O projeto do banheiro delimitado por uma divisória sutil branca também conta com a presença da tecnologia. Neste ambiente, a tecnologia se faz presente no espaço do banheiro, onde foi instalada uma tela interativa onde o morador pode acessar a internet.
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!