A luz de jardim além de agregar beleza no ambiente, também deve ser funcional e trazer segurança para aqueles que desejam desfrutar do espaço. No mercado modelos de luz de jardim não faltam, porém a escolha deve ser feita com atenção e planejamento, de forma que o produto atenda às suas necessidades e expectativas.
Logo, se você deseja incluir na decoração de jardim uma iluminação especial, porém ainda está em dúvidas sobre qual o modelo melhor se encaixa no projeto, saiba que esse post foi feito para você. Conheça os diferentes tipos de iluminação de jardim e se inspire com diversos projetos.
Veja também:
- Enfeites Para Jardim: +80 Modelos Criativos Para Decorar
- Ideias para Jardim: +88 Ideias Criativas para Decorar seu Espaço
- Jardim de Inverno na Sala: +60 Ideias e 5 Dicas imperdíveis
- Modelos de Jardim: +65 Ideias Criativas Para Transformar Sua Casa
Conheça 9 tipos de luz de jardim e crie um lindo projeto
Existem no mercado diversos tipos de iluminação para jardim com tamanhos, formatos, cores e estilos distintos. Não é à toa que muitas pessoas ficam em dúvidas sobre qual a melhor luz de jardim para o projeto. Dessa forma, separamos abaixo os 9 tipos de iluminação de jardim mais usados para que você possa conhecer e escolher o mais adequado.
Poste
A primeira opção que vamos compartilhar é o poste de luz para jardim. No projeto o poste de luz para jardim se trata de uma coluna média ou alta que pode ser encontrada em diversas formas e estilos. Contudo, fique atento ao seu tamanho, pois segundo especialistas o ideal é que o poste de luz de jardim tenha mais de 1.80m para não ofuscar a vista das pessoas.
Balizadores
Os balizadores podem ser de piso ou de parede. Com o facho de luz direcionado para baixo, os balizadores proporcionam uma luz mais direcionada, conferindo beleza, visibilidade e segurança para aqueles que circulam pelo jardim. Os balizadores são indicados para iluminar caminhos, escadas, degraus ou elementos que estão próximos ao chão.
Refletores
Os refletores são indicados para iluminar um ponto específico do jardim, pois sua estrutura emite uma luz muito forte e focada. No projeto normalmente o refletor é instalado no chão, onde a luz parte de baixo para cima destacando uma árvore, arbusto ou objeto no terreno (vasos de plantas, estátuas…).
Luminária espeto
Com sistema de fixação no solo tipo “espeto”, que entra facilmente na terra, a luminária espeto é muito usada como iluminação decorativa, pois seu facho de luz direcionado destaca plantas no terreno. Esse tipo de luz de jardim é muito usada em jardim de suculentas, forrações, pedriscos, solo aparente e jardim com pedra.
Embutidos de solo
Os embutidos de solo são instalados em pequenos buracos no jardim, por isso que a instalação precisa ser feita com mais planejamento. Esse tipo de luz de jardim é mais resistente e apresenta um tempo de vida útil maior. No projeto os embutidos de solo podem realçar detalhes arquitetônicos, árvores, bem como, iluminar a lateral de caminhos.
Cordão de luz
O cordão de luz traz um toque acolhedor e super charmoso para o jardim. Esse tipo de luz de jardim é extremamente versátil e pode ficar pendurado em árvores, pergolados, colunas no jardim e bordas do telhado.
Lanternas
As lanternas iluminam o ambiente de uma forma intimista e delicada. No ambiente elas podem ficar dispostas com facilidade tanto no chão, como penduradas em árvores ou pergolados, uma vez que sua estrutura dispensa a fiação elétrica. Há diversos tipos de lanternas no mercado com formatos, cores, tamanhos e estilos distintos como é o caso das famosas lanternas marroquinas.
Arandelas
A arandela é um tipo de luminária de jardim que oferece uma iluminação vertical indireta e suave. No projeto, esse tipo de luz de jardim é indicada para iluminar varandas, terraços, muros, áreas de passagens e paredes no entorno do imóvel. Arandela externa, arandela industrial, arandela rústica, arandela colonial e arandela colonial são alguns dos modelos que podem ser encontrados no mercado.
Luminárias subaquáticas
As luminárias subaquáticas podem ser instaladas em piscinas, fontes e espelhos d’água no jardim. Esse tipo de luz de jardim além contribuir com a iluminação do ambiente também cria uma ilusão mágica sob a água e um visual impactante.
Qual a melhor cor de luz para jardim?
Para você que deseja criar um lindo projeto luminotécnico no jardim, saiba que a melhor temperatura de cor para realçar as plantas são os tons amarelados, pois eles destacam melhor as cores e criam um efeito mais real no espaço. No entanto, se a ideia é apenas clarear o ambiente você pode apostar na luz de jardim com tom branco.
Em projetos mais descontraídos é possível inclusive encontrar modelos de luz de jardim coloridos em tons de verde, rosa ou azul, porém tome cuidado para não exagerar na composição e criar um ambiente visualmente poluído.
Como iluminar o jardim gastando pouco?
A iluminação do jardim pode ser estruturada sem pesar tanto no bolso. Isso porque, no mercado existem diversos modelos de luz de jardim que gastam pouca energia, dentre elas podemos destacar a luz de LED para jardim, a luz de fibra ótica e a luminária solar (as células solares carregam durante o dia e de noite fornecem a energia para a lâmpada LED).