Lustres pendentes podem dar o toque final ao ambiente quando se trata de decoração. Desde o modelo mais simples ao mais sofisticado, essa peça pode se tornar o centro das atenções e terá sucesso garantido se bem harmonizada com os demais elementos do espaço.
Nas salas de jantar, por exemplo, eles podem tornar as refeições mais agradáveis por proporcionarem aconchego através de luz difusa e focada. Mas há regras que precisam ser seguidas para se obter um bom resultado.
Veja algumas dicas a seguir de lustres pendentes
Os pendentes devem estar a uma altura mínima de 70cm da mesa, para que a luz fique acima da linha dos olhos de quem está sentado e não gerar ofuscamento. Essa altura também não pode ultrapassar 90cm, porque irá gerar sombra e o resultado não ficará harmonioso.
É preciso muito cuidado com as dimensões. As cúpulas não devem ficar a menos de 20cm do teto. Se for o caso, então deve-se optar por um modelo menor. Quanto ao diâmetro, recomenda-se que ele seja cerca de um terço do diâmetro da mesa, para não ficar desproporcional e para que a luz não incida diretamente nos olhos das pessoas sentadas.
Ao decorar o ambiente, é preciso escolher a peça de acordo com as formas dos seus elementos. Mesas redondas, por exemplo, não aceitam lustres retangulares. Já as mesas quadradas e retangulares são mais versáteis e aceitam lustres pendentes de qualquer formato.
Os lustres pendentes, quando usados em peça única, devem ser sempre centralizados sobre a mesa de jantar. Se não houver forro de gesso e o ponto elétrico estiver fora do eixo, um desviador de fio pode ser usado para resolver o problema.
As mesas retangulares ou bancadas de refeição em áreas gourmet combinam perfeitamente com o uso de mais de uma peça alinhada, que podem fazer um jogo de alturas e modelos e deixar o espaço mais dinâmico e moderno.
O uso de um modelo clássico, como os lustres de cristal, fica muito interessante em ambientes contemporâneos, criando um contraponto aos elementos mais clean e trazendo personalidade e calor ao espaço.
Ao escolher o modelo de lustre pendente, veja se a lâmpada possui difusores ou rebatedores e use dimmers para controlar a intensidade da luz. Os dimmers substituem o interruptor, são fáceis de instalar e não requerem obra.
Mas não é só no espaço de refeições que os lustres pendentes podem ser usados. Eles fazem bonito sobre mesas laterais na sala de estar e até sobre criados-mudos ao lado da cama, substituindo o tradicional abajur. Nessa posição, não há regras para altura, mas ela deve ser estudada para não incomodar quem estiver ao lado e não interferir nos objetos sobre a mesa. Mas cuidado! Se essa for a sua opção, outro pendente não poderá ser usado no mesmo ambiente para não poluir o visual.