Viva Decora Home Shop

Lustres Para Sala: Principais Tipos +10 Modelos Lindos

Categorias: Iluminação

Lustres para sala proporcionam muito mais do que um toque final na decoração. Além de iluminar a mesa de refeições, o sofá ou o ambiente como um todo, eles podem se tornar a peça central, conferindo elegância e harmonia ao espaço.

Então, se você ama a beleza e a elegância de lustres para sala, este post é para você! Aqui, você encontra dicas para deixar seu espaço ainda mais encantador.  Além disso, vai conferir projetos incríveis dos escritórios Duno Arquitetura, Architects + CO, Duda Senna, Ana Cristina Cunha, Wb Interiores, Sabrina Salles e Bernardes e Barrella Arquitetura e Interiores

Vamos lá?

Como escolher o lustre da sala?

1. É essencial considerar o tamanho do cômodo e a altura do teto para escolher o lustre para sala – Projeto: Duno Arquitetura | Foto: MCA Estúdio

Escolher o lustre certo para a sala não é uma tarefa complicada se você considerar alguns pontos essenciais, como: 

Quais são os principais tipos de lustres para sala?

Confira, a seguir, os principais tipos de lustres para sala e conheça nossas dicas para escolher o modelo certo para o seu lar!

Lustres para sala estilo clássico

2. Explore a elegância atemporal dos lustres para sala no estilo clássico – Projeto: Duda Senna | Foto: Gisele Rampazzo

Lustres para sala de estilo clássico são conhecidos por ter um design ornamentado e materiais como cristal, bronze e vidro. Esses tipos podem exibir detalhes sofisticados como cúpulas, pendentes de cristal e acabamentos em metal. Você também vai encontrar lustres para sala em formatos de candelabro ou com múltiplas ramificações, refletindo um estilo tradicional, sofisticado e com um requinte atemporal.

Lustres para sala em estilo moderno

3. Escolha lustres para sala que complementem o estilo do espaço – Projeto: Duno Arquitetura

Lustres modernos para sala se destacam tanto pela funcionalidade quanto pelo design inovador. São modelos com linhas limpas e podem ter formas geométricas, minimalistas ou artísticas, por isso, combinam bem com ambientes contemporâneos. 

É comum encontrar lustres para sala em estilo moderno de metal, vidro ou acrílico. Sobre a paleta de cores, ela pode variar desde tons neutros até acabamentos metálicos como bronze, cobre ou dourado.

Os lustres modernos também podem incorporar elementos como lâmpadas de filamento visíveis ou grandes pendentes de vidro que funcionam como verdadeiras obras de arte. Uma vantagem bacana é que alguns modelos permitem ajustar a intensidade da luz para criar diferentes climas no ambiente.

Lustres para sala em estilo rústico

4. Lustre para sala de crochê é destaque neste espaço inspirado no clima da fazenda –Projeto: Helô Marques | Foto: Gabriela Daltro

Ideais para adicionar charme e calor a ambientes com um estilo mais natural e acolhedor, os lustres para sala em estilo rústico são feitos com madeira, ferro, corda e até crochê, como a gente pode conferir no projeto de Helô Marques para CASACOR São Paulo 2022. 

Em termos de design, os lustres rústicos variam desde formas simples até designs mais intrincados com múltiplos braços e detalhes em ferro forjado. Muitas vezes, essas peças incorporam elementos vintage ou industrial, como engrenagens e rodas, que complementam a estética rústica.

Lustres para sala no estilo contemporâneo

5. Lustre para sala assimétrico + paredes coloridas – Projeto: Ana Cristina Cunha | Foto: Denilson Machado/CASACOR

Lustres contemporâneos para sala apresentam linhas limpas, design geométrico e podem ser de metal, vidro e acrílico com acabamentos em cores neutras ou metálicas. A iluminação, normalmente feita com lâmpadas LED, pode ser tanto funcional quanto atmosférica, com a capacidade de ajustar a intensidade da luz para se adaptar a diferentes ambientes e ocasiões. 

Lustres para sala em estilo industrial

6. Lustres para sala em estilo industrial combinam com decorações urbanas e modernas – Projeto: Bernardes e Barrella Arquitetura e Interiores | Foto: Gusthavo Marini

Lustres industriais para sala são feitos de metal ou canos de cobre e muitas vezes têm lâmpadas aparentes. Com acabamentos em tons neutros como preto, cinza e metálico, eles criam um ambiente marcante e são ideais para espaços amplos com um estilo moderno e urbano. 

Como escolher lustre para sala de TV? 

7. Iluminação difusa é ideal para a sala de TV – Projeto: Wb Interiores

Ao escolher um lustre para a sala de TV, é essencial levar em conta alguns aspectos para garantir conforto visual e uma boa integração com o ambiente. Por esse motivo, opte por modelos que ofereçam iluminação indireta ou difusa para evitar reflexos na tela da TV, o que pode distrair e diminuir a qualidade da experiência visual. 

Saiba que lustres com capacidade de ajuste de intensidade são ideais, pois permitem controlar a quantidade de luz conforme a necessidade, seja para assistir TV ou para outras atividades na sala.

Afinal, onde colocar o lustre para sala? 

Para salas de estar e jantar, sobretudo ambientes integrados, a posição do lustre pode ajudar a definir e delimitar as áreas. Aqui estão algumas dicas práticas para te ajudar a decidir qual é o melhor lugar para o lustre para sala.

Sala de jantar

8. Pendure o lustre para sala de jantar a uma altura de 75 a 90 cm acima da mesa – Projeto: Duno Arquitetura

O lugar mais comum para o lustre é centralizado acima da mesa de jantar, assim, ele oferece iluminação adequada durante as refeições. Ele deve ser posicionado a uma altura de 75 a 90 cm acima da mesa, o que assegura boa iluminação e espaço para decoração. Para mesas de 1,8 metros de largura, um lustre de cerca de 90 cm de diâmetro garante uma distribuição eficaz da luz.

Mas, e a mesa tiver for maior, vale considerar a instalação de múltiplos lustres ou diferentes modelos, respeitando uma espaçamento de pelo menos 120 cm para manter um alinhamento com a mesa.

Sala de estar

9. Este lustre para sala de estar é feito de palha natural trançada com uma cúpula de vidro – Projeto: Architects + CO | Foto: Renato Navarro/CASACOR

Para instalar lustres na sala de estar, posicione o objeto no centro para iluminar igualmente e destacar o espaço. Se tiver cantos específicos para ler ou conversar, o lustre deve ficar diretamente acima para clarear essas áreas. 

Ambientes integrados 

10. Use lustres em ambientes integrados para delimitar os espaços – Projeto: Sabrina Salles | Foto: Julia Herman Fotografia

Em ambientes onde a sala de estar e a sala de jantar são integradas, os lustres podem ser utilizados para delimitar visualmente os espaços. Por exemplo, uma peça pode estar posicionada sobre a mesa de jantar e outra na área de estar, cada uma complementando a funcionalidade e a decoração do respectivo espaço. O que acha? 

E para garantir a melhor escolha e posicionamento dos lustres para sala em seu projeto de iluminação, a orientação de um arquiteto é fundamental. Afinal, esse profissional pode harmonizar funcionalidade e estilo, adequando os lustres ao design e ao ambiente da sala para uma atmosfera perfeita e bem iluminada.

Chegamos ao fim do post! Gostou de saber como escolher os melhores lustres para sala? Agora que sabe mais sobre o assunto, é hora de conhecer a Viva Decora Shop, a melhor loja para construir, reformar e decorar o lar dos seus sonhos!

Voltar ao topo -.-