A iluminação na decoração é fundamental para valorizar o ambiente, trazendo conforto e clareza aos usuários. Logo, é imprescindível que você escolha atentamente o modelo de lustre para escada que irá fazer parte do seu projeto. Afinal, mais do que agregar valor ao décor, a peça também deve atender às suas necessidades e expectativas de iluminação.
Mas para você fazer a escolha certa é preciso se atentar a algumas informações. Confira nossas dicas de decoração e se inspire com diversos modelos de lustre para escada!
Veja também:
Como acertar na iluminação da escada?
O acesso de um pavimento para o outro não pode ficar de fora do projeto luminotécnico. Isso porque, a luz adequada além de trazer beleza para o espaço também previne possíveis acidentes. Dessa forma, para que a iluminação das escadas internas seja projetada de maneira correta algumas informações devem ser levadas em conta. Confira abaixo 6 dicas de como acertar na iluminação da escada interna.
1. Avalie o formato da escada
De acordo com o projeto, a escada pode assumir diferentes formatos. Escada reta, escada caracol, escada em formato L, escada em formato U e escada espiral são algumas das opções que podem ser encontradas em casas, escritórios e espaços comerciais.
Em escadas retas, por exemplo, o uso de spots embutidos nos degraus ou nas paredes mais próximas pode ser uma ótima alternativa, enquanto que para escadas em formato L ou em formato U o uso de lustre para escada comprido pode favorecer melhor a iluminação e a decoração.
2. Observe o estilo de decoração
O lustre para escada ou os demais itens que compõem um projeto luminotécnico devem se conectar com o restante da decoração do espaço. O revestimento para escada (mármore, ferro, madeira, vidro…), o estilo de guarda-corpo e corrimão também contam, viu? Por isso, leve em consideração a proposta decorativa do projeto. Em se tratando de uma decoração clássica, por exemplo, o uso de lustre para escada em cristais ou candelabros podem ser a opção mais assertiva.
3. É um ambiente comercial ou residencial?
Casas, apartamentos, escritórios e espaços comerciais precisam atender necessidades específicas de iluminação. A iluminação de ambientes de trabalho, por exemplo, deve estar de acordo com a NBR 8995-1. Logo, antes de escolher o tipo de iluminação é preciso avaliar o tipo de uso do imóvel (fins residenciais, fins comerciais).
4. O pé-direito é alto ou baixo?
Em se tratando de projetos com pé-direito alto, por exemplo, a dica é apostar em lustre para escada com lâmpadas AR111 ou PAR 30, pois elas apresentam alto fluxo luminoso, tornando-se ideais para alturas maiores. O lustre para escada comprido também é uma opção inteligente e ele normalmente acompanha toda a extensão da escada.
5. Avalie as opções que existem no mercado
Spot de luz, pendentes, arandelas (madeira, colonial, industrial…), candelabros, fitas de LED e lustre para escada são algumas das opções que podem fazer parte do seu projeto.
6. Escolha a tonalidade da luz
A iluminação da escada também pode ser trabalhada em diferentes cores. E a escolha da cor depende do uso do imóvel (residencial, comercial…), do estilo de decoração e das sensações que você deseja transmitir ao espaço.
Lustre para escada com lâmpadas brancas, por exemplo, são estimulantes e mantêm os usuários do ambiente mais alertas. Já o lustre com lâmpadas amareladas, remetem ao aconchego e conforto, pois criam uma atmosfera mais intimista e acolhedora. Opções chamativas como o roxo, verde, azul e vermelho, também são alternativas interessantes e reforçam uma identidade mais ousada e criativa.
Quanto custa um lustre para escada?
Segundo pesquisas realizadas no mercado, como existe uma variedade enorme de modelos de lustre para escada é difícil estabelecer um valor médio de preços. Em lojas e departamentos você pode encontrar opções que vão de R$ 30 a mais de R$ 4 mil, a depender do tamanho, formato e material de acabamento.
Modelos de lustre para escada para arrasar na decoração
Mas, afinal qual o lustre para escada ideal? Uma coisa é certa afirmar: variedade não falta quando o assunto é lustre para escada. Por isso, você certamente irá encontrar a opção perfeita para o seu projeto. Confira abaixo alguns modelos para escada interna e arrase na decoração.
Lustre para escada de cristais
O lustre para escada feito de cristais é normalmente usado na decoração clássica. O brilho e a delicadeza da sua estrutura traz um toque de sofisticação e requinte ao projeto. No mercado, o lustre de cristal pode ser feito com cristais de vidro (mais delicado e com maior poder de reflexão) ou cristais de acrílico (com menor poder de reflexão e mais resistente).
O tamanho e o formato também variam de um imóvel ao outro. Na imagem abaixo, o lustre para escada feito de cristal acompanha toda a extensão da escada de mármore, formando uma verdadeira obra de arte suspensa.
Lustre para escada com design redondo
O lustre para escada com design redondo também é muito comum, já que sua estrutura facilmente se harmoniza com diversos estilos decorativos. Vale comentar que o estilo do lustre redondo é determinado com base na decoração do espaço. Lustre redondo aramado (estilo industrial e contemporâneo), lustre redondo de vidro (estilo minimalista e clássico), lustre redondo de cristais (estilo clássico) são algumas das opções que podem ser encontradas.
Lustre para escada candelabro
Decorações modernas, minimalistas e até mesmo as industriais podem apostar no lustre para escada candelabro, a depender da sua estrutura e acabamento. Em projetos com pé-direito alto, o lustre candelabro com vários braços e feito de cristais ou metal pode-se se tornar um ótima alternativa.
Lustre para escada estilo industrial
O lustre para escada estilo industrial pode apresentar versões com estrutura repleta de fios alongados e lâmpadas nas pontas ou até mesmo estruturas em formato aranha, em aramado ou em tons de cobre. Por isso, esteja atento quando ao pé-direito do imóvel para que o lustre industrial escolhido seja proporcional ao tamanho do espaço.
Dicas extras: iluminação complementar
Entenda que a escolha do lustre para escada não dispensa a necessidade de mais iluminação no ambiente, principalmente quando estamos falando de projetos com pé-direito alto. Neste caso, em tetos altos busque complementar a decoração com arandelas, spots de luz e luminárias pequenas na parede.
A segurança sempre vem em primeiro lugar e spots de luz próximo aos degraus ou arandelas e luminárias nas paredes com o foco de luz ajustado podem evitar possíveis acidentes no local.