Quer aproveitar seu jardim a qualquer hora do dia? Então capriche na escolha da luminária externa para garantir um ambiente iluminado e divertido para toda a família.
Não existe um modelo certo de luminária para usar na área externa. É interessante usar várias luminárias diferentes para acender em diferentes locais da casa – especialmente se você tem um espaço amplo.
Pensando nisso, hoje vamos te mostrar como usar as luminárias para jardim externo no seu projeto e dar dicas para você montar um espaço incrível para reunir os amigos e familiares. Anote as dicas e se inspire com ideias sensacionais!
Veja também:
Modelos de luminárias para jardim externo
Conheça os modelos de luminárias para jardim externo que indicamos para incluir no seu projeto.
Luminária externa teto
A luminária externa teto, também conhecida como lustre, é excelente para iluminar a mesa de jardim ou os sofás. Caso você tenha uma varanda extensa, instale mais de uma luminária externa teto pelo espaço, assim você consegue um efeito sensacional.
Luminária arandela externa
Para iluminar a porta de entrada e as paredes da área externa, invista na luminária arandela externa. Procure por um modelo resistente à umidade, feito de materiais como aço inox ou ferro, e no estilo da sua decoração.
A luminária arandela externa mais simples é perfeita para instalar no muro de casa. Inclusive, você pode usar a iluminação ao seu favor para criar um muro iluminado maravilhoso, como na foto abaixo.
Luminária externa de chão
Além da tradicional luminária externa parede, é essencial investir na iluminação do chão como forma de evitar acidentes e destacar a beleza das plantas do jardim.
Onde instalar a luminária externa?
A resposta depende do seu projeto. Se uma parte da área for coberta, instale um lustre proporcional ao ambiente bem no centro e depois adicione complementos de iluminação nas paredes e na parte descoberta.
Caso toda sua área externa seja ao ar livre, prefira utilizar a luminária externa parede, como arandelas . No jardim, você pode colocar refletores no chão – além de iluminar o espaço, eles vão destacar a beleza das plantas do seu jardim!
Atenção! Planeje a iluminação
Não instale a luminária externa para muro e teto aleatoriamente. Faça um projeto pensando onde cada tipo de luminária ficará.
Caso opte pelo muro iluminado, tire as medidas da parede e instale cada luminária externa para muro com a mesma distância entre cada uma delas. Evite fazer um projeto torto.
Para evitar erros, contrate um arquiteto para fazer seu projeto de iluminação com luminária externa para muro impecável.
Qual a melhor cor de lâmpada para área externa
Um ponto fundamental para considerar ao comprar as luminárias para área externa é o tipo de lâmpada. O ideal é que a lâmpada tenha uma baixa temperatura, pois o calor pode estragar as plantas.
Você pode usar na área externa a lâmpada fluorescente ou a lâmpada de led. Conheça um pouco mais sobre elas:
- Lâmpada fluorescente: elas são 80% mais econômicas que as incandescentes. O tom varia entre o azulado e o amarelado, então compre a que mais combina com seu ambiente.
- Lâmpada de led: tecnológica e econômica, a luz de led é perfeita para você reduzir até 90% do consumo de energia elétrica na luminária externa led. Ela também não possui mercúrio na sua composição e não emite raios ultravioleta. Porém, é mais cara.
As lâmpadas amarelas são conhecidas como quentes, e as brancas como frias.
Para ter um ambiente aconchegante e relaxante, prefira as lâmpadas quentes na sua luminária externa led. Já as lâmpadas frias são energizantes e aumentam o foco.
No caso da luminária externa led, por conta da variedade de tonalidades disponíveis, você pode ousar no projeto e incluir lâmpadas coloridas, como rosa ou laranja.
Combine a luminária com o estilo da decoração
Sim! A luminária externa parede também faz parte da sua decoração, por isso, compre modelos que ressaltam o estilo dos móveis e cores do ambiente.