As lâmpadas de led assumem um importante papel na decoração de um ambiente, de modo que é ideal seguir um projeto de iluminação. Um tipo de errada lâmpada pode distorcer a percepção do espaço e desvalorizar objetos e paredes. Pensando em deixar sua casa bem iluminada, a preparamos dicas de como escolher lâmpadas de led e selecionamos algumas imagens de projetos de iluminação que utilizam esse tipo de lâmpada.
As lâmpadas de led possuem uma grande variedade de formas de utilização. Elas são consideradas sustentáveis por economizar entre 75% e 95% de energia em comparação com as lâmpadas halógenas. Outro fator muito positivo é durabilidade das lâmpadas de Led que chegam a atingir cerca de 10 anos.
As cores de lâmpadas promovem diferentes efeitos
É preciso ter consciência que as lâmpadas de led diferem quanto à cor e a intensidade, de modo que sua escolha pode realçar a decoração ou desarmonizar o ambiente. Existem diversas formas de iluminação, a luz pode ser utilizada pontualmente, no abajur, e no ambiente de maneira direta ou mesmo indireta. A luz direta é aquela que abrange todo o ambiente, já a luz indireta é mais suave e serve para ambientar.
Para cada efeito de iluminação é necessário um tipo específico de lâmpada de led. Para quartos, por exemplo, é necessária uma lâmpada amarela ou verde, pois as brancas são frias e não deixam transmitem a sensação de aconchego ao ambiente. Além disso, a luz amarela realça a decoração do ambiente e dos elementos decorativos. As lâmpadas de led podem estar em fitas de iluminação que são utilizadas em prateleiras ou cabeceiras nos quartos.
Por outro lado, para ambientes mais dinâmicos, o ideal e utilizar lâmpadas de led com tonalidade branca. Pois elas são indicadas para lavanderias, espaços comerciais, banheiros, varandas e cozinhas. Além disso, o branco deixa o ambiente clean e passa a sensação de limpeza para as paredes, piso e teto.
Aspectos importantes na instalação das lâmpadas de led.
Além de escolher a lâmpada de led mais indicada para o ambiente, é preciso instalar a mesma de forma que ela seja funcional e gere conforto. Existe um dispositivo que auxilia na regulagem da intensidade de luz que as lâmpadas emitem, de modo que a intensidade da luz se adapte aos diferentes ambientes.
Quartos e salas podem contar com o abajur, um objeto decorativo funcional que deixa o ambiente charmoso. Podem inclusive substituir a luz direta durante a leitura, mas deve ser instalado sempre próximo ao sofá e à cabeceira da cama.