A questão do conforto térmico em um imóvel deveria ser planejada desde o início de qualquer projeto, levando em consideração fatores como localização do terreno e proximidade de vegetações, por exemplo. Mas depois do imóvel construído ainda existem ações de jardinagem e paisagismo que podem ajudar na questão do calor excessivo, usando as plantas dentro de casa à seu favor:
Projetos de jardinagem e paisagismo para diminuir o calor
- Além de moda, o uso de “brise” realmente ajuda muito, protegendo as fachadas mais quentes e sombreando as janelas para que o calor não entre no imóvel. Você pode pensar em um projeto que contemple uma estrutura de madeira combinando com sua janela e fachada, ou ainda apelar para toldos. Você também pode usar persianas ou fechar as janelas na hora do sol quente. Procure deixar as janelas abertas de manhã cedo e à noite, para aproveitar a ventilação natural.
- Pinte seu imóvel de branco (ou cores bem claras) interna e externamente, pequenas atitudes como esta podem ajudar. Esta cor tem o poder de reflexão bem maior que as cores escuras, evitando o acúmulo de calor na construção e ainda proporcionando a sensação de frescor.
- Pinte seu telhado de branco! Contemple em seu projeto de paisagismo telhados e tetos claros, assim como as paredes, a pintura branca do telhado dará bons resultados, pois esta pintura pode refletir o calor em até 90%! Atualmente, existem as chamadas “tintas térmicas” são chamadas de sustentáveis por ajudarem a economizar energia. A temperatura interna é reduzida em 35%, aproximadamente menos 5 graus no ambiente interno.
- Bom, e se você ainda estiver fazendo seu projeto de jardinagem e paisagismo procure utilizar telhas de cerâmica e faça paredes mais espessas para isolar mais e evitar a entrada de calor. Planeje cômodos mais amplos e com pé direito mais alto, janelas e portas mais largas, varandas, jardins, mantenha aquela árvore na calçada, ou plante uma. Se inspire na arquitetura do Brasil colonial, mesmo que utilize outro estilo mais moderno.
Enquanto a indústria da construção civil ainda não se ajusta totalmente aos paradigmas atuais de sustentabilidade e de adaptação aos extremos climáticos, temos que ir adiantando o serviço sendo criativos com a jardinagem e paisagismo, retomando antigas ideias que davam certo, e buscando, cada vez mais, a integração com a Natureza!
Denize Barsted é colaborada da revista Viva Decora e designer ambiental. Trabalha com design, sustentabilidade e meio ambiente desde 1992.