O jardim vertical artificial é perfeito para ambientes que apresentam pouca iluminação e ventilação. Sua estrutura traz personalidade ao espaço e pode ser montada com os mais diferentes modelos de flores artificiais do mercado, com beleza similar às flores naturais, só que com a vantagem de não exigir grandes cuidados de cultivo, mesmo porque sua superfície é feita de plástico ou metal.
Perfeito para decorar os mais diversos espaços internos e externos da casa, escritório ou espaço comercial, o jardim vertical artificial é puro charme, sofisticação e elegância. Por esse motivo, caso você deseje trazer a natureza para dentro da sua decoração deve apostar na composição do jardim vertical artificial. Confira agora inúmeros ambientes lindíssimos e deixe o verde invadir seu espaço!
Veja também:
Mas, afinal, o que é um jardim vertical artificial?
O jardim vertical artificial é basicamente formado por flores artificiais estruturadas sobre um painel fixo na parede. Sua composição floral é similar a uma linda obra de arte e sua presença no espaço traz um toque orgânico principalmente aos ambientes internos, que muitas vezes estão desprovidos da presença de luz e ventilação constante.
Nesta direção, o jardim vertical artificial se torna uma excelente opção para aqueles que desejam trazer um pouco mais de verde para dentro do seu ambiente, sem ter que se preocupar com a durabilidade das plantas e seu custo de manutenção, uma vez que suas estruturas são plastificadas.
Confira 10 benefícios do jardim vertical artificial
- Não necessita de iluminação natural e ventilação;
- Não precisa de sistema de irrigação;
- Não necessita de manutenção de cultivo;
- Não atrai pragas e insetos;
- Pode compor a decoração de ambientes internos e ambientes externos;
- Pode ficar exposto em locais com ar-condicionado;
- Serve de barreira acústica;
- Sua estrutura é resistente a mudanças de temperatura no ambiente;
- Sua estrutura é desenvolvida sob medida, podendo ser fixada nos mais diferentes cômodos;
- Sua presença no ambiente transmite aconchego e conforto as pessoas.
Jardim vertical artificial interno
O jardim vertical artificial interno se tornou tendência na decoração e hoje é possível observar a sua presença nos mais diferentes cômodos de uma casa. Seja na sala de estar, sala de jantar, cozinha, lavabo ou varanda, não importa. O jardim vertical artificial interno cumpre com maestria sua missão de levar mais verde e aconchego para os ambientes em que é incorporado.
O que antes era considerado brega, sem graça e sem brilho, hoje a presença do vertical artificial interno é sinônimo de elegância e sofisticação. Esse cenário é resultado do grande empenho de muitos empresas e fabricantes na criação de estruturas verticais mais avançadas, assim como, na fabricação de flores artificiais cada vez mais similares as naturais.
O jardim vertical artificial interno é versátil e suas lindas composições florais podem formar um magnífico painel verde dentro dos ambientes. No projeto decorativo desse escritório, por exemplo, as placas com jardim vertical artificial revestem toda a parede do espaço, trazendo mais leveza e equilíbrio para a mesa do escritório.
Jardim vertical artificial área externa
Foi se o tempo em que as plantas artificiais eram sinônimo de mal gosto. Hoje, elas são tendência na decoração e passaram inclusive a ser expostas em áreas externas. Isso acontece, devido sua mais alta tecnologia de fabricação que permite que suas folhagens e flores fiquem expostas diretamente sob a luz do sol e chuva constante, sem danificar suas estruturas.
Logo, o jardim vertical artificial área externa chegou como uma excelente solução para todos aqueles que não abrem mão do verde no ambiente, mas não dispõe de muito tempo para regar e cultivar suas plantas. Com muita criatividade e imaginação é possível montar um lindo jardim vertical artificial na fachada da sua casa, como ilustrado na foto abaixo.
No entanto, caso sua área de lazer seja extensa será necessário contratar um profissional especializado para estruturar um projeto sob medida para o seu espaço. Lembre-se que o sucesso do seu jardim vertical artificial irá depender principalmente das dimensões e estilo do ambiente a ser decorado.
Jardim vertical artificial com flores
Para estruturar um jardim vertical artificial com flores não existe regras e quanto mais “despojado” for sua composição, mais natural e realista será sua aparência. Logo, deixe de lado a perfeição e procure investir em flores e folhagens com texturas e cores distintas.
Não tenha medo de usar e abusar dos mais diversos tipos de plantas para compor seu jardim vertical artificial com flores. Rosas, hortênsias, girassóis, gérberas e orquídeas artificiais podem formar lindas composições florais no ambiente. E, quanto as folhagens procure ousar no mix de plantas como avenca, costela-de-adão, samambaias e suculentas.
O jardim artificial artificial com flores pode compor a decoração de ambientes internos e ambientes externos. No projeto decorativo desse lindo terraço abaixo, foi estruturado sob medida um painel com jardim vertical artificial. Observe que o contraste entre as folhagens e as flores do espaço, passam a ideia de um jardim natural de verdade.
Como fazer jardim vertical artificial de suculentas
As suculentas podem ser utilizadas de diferentes formas no ambiente. Nas festas, elas podem compor lindos enfeites de mesa. Nos estabelecimentos comerciais, elas podem estar estruturadas nas fachadas das lojas. Já nos escritórios e casas, elas acabam se fazendo presentes em vasos, terrários e mini jardins.
Logo, se você aprecia plantas e deseja trazer um pouco mais de verde para seu ambiente, porém não tem tempo para cuidar de um jardim de verdade pode optar por construir um jardim vertical artificial de suculentas. Confira agora um tutorial simples de como fazer jardim vertical artificial de suculentas e deixe essas pequenas e delicadas vasos de plantas artificiais invadirem o seu espaço.
Como fazer um jardim vertical artificial de suculentas: Materiais
- Moldura decorada
- Placa de grama sintética
- Flores artificiais de suculenta
- Cola quente
- Tesoura
Como fazer um jardim vertical artificial de suculentas: Passo a Passo
- Posicione a moldura decorada sobre a placa de grama sintética;
- Risque e corte o excesso de grama sintética da moldura;
- Com o auxílio da cola quente, cole a placa de grama sintética no fundo da moldura;
- Seguidamente, pegue cada flor de suculenta e cole com a cola quente, uma por uma, até preencher todo o espaço interno da moldura;
- Por fim, é só achar um cantinho especial no ambiente para pendurar seu lindo jardim vertical artificial de suculentas.