Já ouviu a expressão “A grama do vizinho é sempre mais verde”?
É bem agradável ver um jardim com a grama verdinha, brilhosa, com um aspecto saudável. Dá até vontade de deitar ou fazer um piquenique bem gostoso.
A grama não é só importante para a estética do jardim, mas também para drenar a água da chuva para o solo e não causar alagamentos, poças e focos da dengue.
Imagem daqui
Ao começar a fazer o projeto de um jardim, geralmente, acompanhado por um paisagista, é preciso escolher entre a grama natural ou a grama sintética. Para tomar essa decisão é preciso colocar alguns pontos na balança, por exemplo:
Tempo
Eu quero terminar o jardim e ver logo o gramado verde? Então a melhor opção é a grama sintética, afinal, não é preciso esperar que ela cresça.
Utilidade
No meu jardim quero criar animais, como cachorros ou coelhos. A grama natural é a mais indicada, afinal dá até para fazer uma horta no gramado natural.
Manutenção
Se você tiver tempo, ou um jardineiro, o gramado natural foi feito para você. Já quem não pode arcar com a manutenção é melhor fazer escolher a grama sintética, que já vem pronta, não precisa de corte, nem rega.
Imagem daqui
Grama sintética X Grama natural
A grama sintética, bem cuidada, pode durar até 10 anos. Existem modelos específicos para áreas externas, internas, campos de futebol, piscinas. O custo de instalação é mais alto do que a grama natural, cerca de R$ 3.900,00 contra R$ 600,00, sem contar a preparação do terreno. Mas o gasto será único, enquanto a grama natural precisa ser regada, adubada, fertilizada, podada periodicamente.
Enquanto a grama natural é plantada por todo o terreno, a grama sintética funciona como uma espécie de tapete: você vai “abrindo” as placas por toda a extensão da área a ser coberta.
Aqui você encontra jardineiros que realizam o plantio e manutenção de gramados naturais ou a instalação de gramados sintéticos no jardim da sua casa, condomínio ou no campo de futebol que você frequenta.