O jardim de suculentas é tendência na decoração e sua presença pode transformar o ambiente da sua casa ou estabelecimento comercial. Seja presente em lindos jardins verticais, compondo belos arranjos em vasos, formando bordaduras ou forrando o solo do seu quintal, uma coisa é possível afirmar: as suculentas chegaram para ficar.
Pequenas no tamanho, mas grandiosas na resistência, a composição de um jardim de suculentas encanta os olhos de quem vê, seja pela mistura de cores, texturas ou pela combinação com outras espécies. Confira agora dicas, informações e inúmeros ambientes que receberam de braços abertos a presença do jardim de suculentas.
Veja Também:
Suculentas: Traga mais verde para o seu ambiente
As suculentas são lindas, fofas, charmosas, gordinhas…logo, é impossível não se apaixonar por elas. Sua estrutura folicular exige poucas regas e a maioria das espécies crescem pouco, ficando pequeninas mesmo depois de “adultas”.
Na natureza é possível encontrar as mais lindas flores de suculentas com formas, texturas e cores distintas. Segundo especialistas mais de 60 espécies já foram registradas e em meio a essa diversidade exuberante, separamos abaixo 5 tipos de suculentas que você pode facilmente cultivar dentro de casa. Aprenda agora como plantar suculentas e traga mais verde para sua decoração.
Conheça 5 tipos de suculentas para cultivar em casa
1. Echeveria ou Rosa de Pedra
A Echeveria é uma planta herbácea suculenta com folhas carnosas dispostas em formato gráfico que se assemelham a uma rosa tradicional, daí o nome popular Rosa de Pedra. Sua coloração é exótica, podendo ser encontrada nas cores verde azulada e também em tons mais escuros, com toques castanhos. Seu crescimento é relativamente rápido e seu tamanho pode variar de 5cm a 20cm.
2. Rabo-de-Burro
O Rabo-de-Burro, também conhecido como dedinho-de-moça é uma suculenta nativa do México. Sua folhas são bem carnosas e apresentam um formato inusitado o que torna esse planta muita diferenciada quando comparada a outras espécies de suculentas. Sua estrutura folicular pendente chama atenção, o que torna o seu cultivo em jardins verticais e altos a grande atração da casa. Sua flores podem variar entre tons de verde e amarelo, e são sempre muito pontiagudas.
3. Rosa Negra
O Zwartkop popularmente conhecido como Rosa Negra é uma suculenta com estrutura folicular similar a uma rosa. Essa suculenta adora ficar sob sol pleno, por isso seu crescimento é rápido quando cultivada em jardins e quintais aos ar livre. No inverno, a rosa negra produz flores amarelas que criam um belo e encantador contraste com suas folhas escuras.
4. Zebra
A zebra é uma suculenta com folhas em tom verde-escuro pontiagudas, com listras brancas. Seu crescimento, ao contrário da Rosa de Pedra é mais lento. Esse suculenta apesar de gostar do sol, não deve ficar expostas diretamente ao sol na época de verão. Sua estrutura folicular é bem resistente, podendo suportar períodos de seca intenso, contudo, o excesso de água pode matá-la, por isso evite o uso constante de regadores ou mangueira. Para a propagação da espécie basta destacara suas mudas novas e replantá-las em outro ambiente.
5. Colar de Pérolas
O colar de pérolas é uma suculenta que pode ser cultivada de forma rasteira ou como pendente, igual a espécie de rabo-de-burro. Sua folhas são de cor verde e podem assumir um tom bem mais claro durante a época do verão, uma vez que sua estrutura folicular fica diretamente exposta ao sol pleno.
Jardim de suculentas no chão
As suculentas quando cultivadas em vasos de plantas são fáceis de cuidar, uma vez que a drenagem do recipiente quando bem estruturada propicia condições ideias para que a plantinha se desenvolva de forma saudável e bela. No entanto, na possibilidade de criar lindas bordaduras e forrações no solo o jardim de suculentas no chão dá um show a parte.
O jardim de suculentas no chão deve ser cultivado principalmente em solos onde a necessidade de conservação de água é um ponto a ser levado em consideração. No entanto, se atente quanto a preparação do solo, pois o mesmo deve apresentar uma boa taxa de drenagem. Por esse motivo, para garantir a beleza e a saúde das suculentas sempre utilize as ferramentas de jardinagem corretas. Isso porque, raízes de suculentas que ficam em acúmulos de água seguramente irão apodrecer.
Jardim de suculentas e pedras
Durante a execução de um projeto paisagístico você pode reunir elementos vegetais e elementos não-vegetais. Seja para decorar vasos, estruturar caminhos com bancos de madeira ou pergolados, ou complementar a forração do solo, as pedras podem exercer um papel interessante nessa composição. Em um jardim de suculentas e pedras, por exemplo, dependendo da cor das pedras decorativas utilizada, as flores das suculentas podem se destacar ainda mais no jardim.
A pedra dolomita branca é muito utilizada para forração de jardins. Isso acontece, pois sua estrutura robusta e sua tonalidade branca realça toda e qualquer planta que faça parte da sua composição paisagística. Na imagem abaixo, observe como as flores das suculentas se destacaram ainda mais com a presença das pedras brancas.
Jardim de cactos e suculentas
O jardim de cactos e suculentas tem um lugar especial no coração daqueles que gostam de praticidade no dia a dia. Isso porque, tanto o cultivo das suculentas como o cultivo dos cactos não exigem muitos cuidados. No entanto, é necessário que o solo esteja bem preparado para que a drenagem seja feita da melhor forma possível.
A versatilidade é tão grande que é possível criar um jardim de suculentas e cactos nos lugares mais inusitados. Na imagem abaixo, pequenas mudas de cactos e suculentas foram plantadas no espaço vazado do tronco de madeira.
Mini jardim de suculentas
Para aqueles que não dispõem de muito tempo ou espaço para cultivar um canteiro de flores, o mini jardim de suculentas se torna uma excelente opção de decoração para sua casa, pois as flores suculentas são duráveis e não exigem muita manutenção, basta expor seu mini jardim de suculentas por algumas horas durante o dia e regar em dias alternados durante a semana.
O mini jardim de suculentas pode ser utilizado na decoração de quarto, banheiro, sala de estar, sala de jantar, cozinha, varanda e até em estabelecimentos comerciais sobre a mesa do escritório. Na composição dos arranjos os potes ou cachepot de vidro podem trazer um charme a parte, por isso use e abuse da vidraçaria esquecida dentro de casa.
Jardim vertical de suculentas
Com os imóveis cada vez menores, fica até difícil pensar na possibilidade de cultivar flores dentro de casa, não é mesmo? No entanto, com o passar do tempo novas propostas de decoração natural passaram a ser incorporados no mercado e o jardim vertical é um exemplo disso.
O jardim vertical de suculentas, por exemplo, além de sua estrutura se adaptar as diferentes medidas do seu cômodo é composto por mudinhas mais resistentes e que não exigem de tantos cuidados. Logo, uma coisa é certa, os jardins verticais chegaram para ficar. E caso você queira incluir essa belezinha dentro da sua casa ou estabelecimento comercial saiba que com muita criatividade e pouco dinheiro é possível criar lindas e engenhosas peças para compor seu jardim vertical.
Confira 6 ideias geniais para montar seu jardim vertical de suculentas com pouco dinheiro
- Estruture seu jardim vertical de suculentas com auxílio de uma sapateira de plástico;
- As latas de alumínio esquecidas pela casa podem compor um lindo jardim vertical;
- Reaproveite garrafas de plástico e tocos de madeira e estruture seu jardim vertical;
- Tubos de PVC podem servir de suporte para suas plantas e compor um lindo jardim vertical;
- A estrutura de um palete de madeira pode servir de base para o seu jardim vertical;
- Galochas coloridas presas na parede de madeira podem compor um lindo e criativo jardim vertical de suculentas.
Como fazer um jardim de suculentas
Ter um jardim de suculentas em casa é a escolha certa, principalmente para aquelas pessoas esquecidas, pois suas estruturas foliculares são bem resistentes, precisam de pouca água e poucos cuidados no dia a dia. Então, que tal reservar um cantinho especial na sua casa e aprender agora mesmo como fazer um jardim de suculentas lindo? Confira abaixo um tutorial simples de como como fazer mudas de suculentas em casa.
Como fazer mudas de suculentas: passo a passo
- Separe folhas de suculentas em perfeito estado;
- Reserve um recipiente e com uma pá misture 1/3 de terra, 1/3 de areia e 1/3 de pedras pequenas;
- Coloque sutilmente as folhas das suculentas selecionadas sobre a mistura da terra e não molhe na primeira semana;
- Leve o recipiente até um local arejado e iluminado, onde o mesmo ficará pelas próximas semanas;
- Nas semanas seguintes, molhe de 1 a 2 vezes por semana as folhas com conta gotas;
- Continue regando sutilmente as folhas da suculenta, até perceber pequenas raízes brotando da folha antiga;
- Por fim, é só continuar cuidando e quando a estrutura folicular estiver maior replantá-la em um vaso maior.
Como cuidar de um jardim de suculentas
Mesmo que o jardim de suculentas não necessite de grandes cuidados, devemos estar atentos quanto as necessidades básicas das plantinhas, as quais estamos cultivando. Isso porque, grande parte das pessoas pensam que pelo fato das suculentas não necessitarem de muitos cuidados, podem deixá-la de lado. Mas não é bem assim, pois se esquecermos de regar ou expor as mudinhas a luz natural ao menos uma vez por semanas, elas irão morrer.
Aqui, vai uma orientação valiosa. As suculentas da família roxa ou laranja melhor se adaptam aos ambientes externos, enquanto as suculentas da família verde melhor se desenvolvem em ambientes internos.
Confira 4 dicas de como cuidar de um jardim de suculentas
- Procure preencher o vaso com solo que apresente boa taxa de drenagem;
- Retire qualquer folhinha seca para que a suculenta cresça de forma saudável;
- Evite deixar sua suculenta exposta diariamente ao sol pleno para que suas folhas não sequem ou queimem;
- Troque o composto do solo ao menos uma vez por ano, pois essa ação ajuda no crescimento das suculentas.