Viva Decora Home Shop

Jardim de Suculentas: Tipos, Como Cultivar, +67 Ideias Lindas

Categorias: Flores e Plantas

O jardim de suculentas é tendência na decoração e sua presença pode transformar o ambiente da sua casa ou estabelecimento comercial. Seja presente em lindos jardins verticais, compondo belos arranjos em vasos, formando bordaduras ou forrando o solo do seu quintal, uma coisa é possível afirmar: as suculentas chegaram para ficar.

Pequenas no tamanho, mas grandiosas na resistência, a composição de um jardim de suculentas encanta os olhos de quem vê, seja pela mistura de cores, texturas ou pela combinação com outras espécies. Confira agora dicas, informações e inúmeros ambientes que receberam de braços abertos a presença do jardim de suculentas.

1. O jardim de suculentas forma um arranjo lindo. Fonte: Soderberg’s Floral

Suculentas: Traga mais verde para o seu ambiente

As suculentas são lindas, fofas, charmosas, gordinhas…logo, é impossível não se apaixonar por elas. Sua estrutura folicular exige poucas regas e a maioria das espécies crescem pouco, ficando pequeninas mesmo depois de “adultas”.

Na natureza é possível encontrar as mais lindas flores de suculentas com formas, texturas e cores distintas. Segundo especialistas mais de 60 espécies já foram registradas e em meio a essa diversidade exuberante, separamos abaixo 5 tipos de suculentas que você pode facilmente cultivar dentro de casa. Aprenda agora como plantar suculentas e traga mais verde para sua decoração.

Conheça 5 tipos de suculentas para cultivar em casa

1. Echeveria ou Rosa de Pedra

A Echeveria é uma planta herbácea suculenta com folhas carnosas dispostas em formato gráfico que se assemelham a uma rosa tradicional, daí o nome popular Rosa de Pedra. Sua coloração é exótica, podendo ser encontrada nas cores verde azulada e também em tons mais escuros, com toques castanhos. Seu crescimento é relativamente rápido e seu tamanho pode variar de 5cm a 20cm.

2. Echeveria é um tipo de suculenta. Fonte: Sabedoria Pura

2. Rabo-de-Burro

O Rabo-de-Burro, também conhecido como dedinho-de-moça é uma suculenta nativa do México. Sua folhas são bem carnosas e apresentam um formato inusitado o que torna esse planta muita diferenciada quando comparada a outras espécies de suculentas. Sua estrutura folicular pendente chama atenção, o que torna o seu cultivo em jardins verticais e altos a grande atração da casa. Sua flores podem variar entre tons de verde e amarelo, e são sempre muito pontiagudas.

3. Rabo de Burro pertence a família das suculentas. Fonte: Cristina Braga

3. Rosa Negra

O Zwartkop popularmente conhecido como Rosa Negra é uma suculenta com estrutura folicular similar a uma rosa. Essa suculenta adora ficar sob sol pleno, por isso seu crescimento é rápido quando cultivada em jardins e quintais aos ar livre. No inverno, a rosa negra produz flores amarelas que criam um belo e encantador contraste com suas folhas escuras.

4. Rosa negra é um tipo de suculenta existente na natureza. Fonte: Arkpad

4. Zebra

A zebra é uma suculenta com folhas em tom verde-escuro pontiagudas, com listras brancas. Seu crescimento, ao contrário da Rosa de Pedra é mais lento. Esse suculenta apesar de gostar do sol, não deve ficar expostas diretamente ao sol na época de verão. Sua estrutura folicular é bem resistente, podendo suportar períodos de seca intenso, contudo, o excesso de água pode matá-la, por isso evite o uso constante de regadores ou mangueira. Para a propagação da espécie basta destacara suas mudas novas e replantá-las em outro ambiente.

5. Cacto Zebra é um tipo de suculenta. Fonte: Pinterest

5. Colar de Pérolas

O colar de pérolas é uma suculenta que pode ser cultivada de forma rasteira ou como pendente, igual a espécie de rabo-de-burro. Sua folhas são de cor verde e podem assumir um tom bem mais claro durante a época do verão, uma vez que sua estrutura folicular fica diretamente exposta ao sol pleno.

6. Colar de Pérolas é um tipo de suculenta. Fonte: Bagfeature

Jardim de suculentas no chão

As suculentas quando cultivadas em vasos de plantas são fáceis de cuidar, uma vez que a drenagem do recipiente quando bem estruturada propicia condições ideias para que a plantinha se desenvolva de forma saudável e bela. No entanto, na possibilidade de criar lindas bordaduras e forrações no solo o jardim de suculentas no chão dá um show a parte.

O jardim de suculentas no chão deve ser cultivado principalmente em solos onde a necessidade de conservação de água é um ponto a ser levado em consideração.  No entanto, se atente quanto a preparação do solo, pois o mesmo deve apresentar uma boa taxa de drenagem. Por esse motivo, para garantir a beleza e a saúde das suculentas sempre utilize as ferramentas de jardinagem corretas. Isso porque, raízes de suculentas que ficam em acúmulos de água seguramente irão apodrecer.

7. É possível formar lindas forrações com o jardim de suculentas. Fonte: KKNEWS

Jardim de suculentas e pedras

Durante a execução de um projeto paisagístico você pode reunir elementos vegetais e elementos não-vegetais. Seja para decorar vasos, estruturar caminhos com bancos de madeira ou pergolados, ou complementar a forração do solo, as pedras podem exercer um papel interessante nessa composição. Em um jardim de suculentas e pedras, por exemplo, dependendo da cor das pedras decorativas utilizada, as flores das suculentas podem se destacar ainda mais no jardim.  

A pedra dolomita branca é muito utilizada para forração de jardins. Isso acontece, pois sua estrutura robusta e sua tonalidade branca realça toda e qualquer planta que faça parte da sua composição paisagística. Na imagem abaixo, observe como as flores das suculentas se destacaram ainda mais com a presença das pedras brancas.

8. Jardim de suculentas e pedras dolomitas brancas realçam a cor de cada flor. Fonte: Homify

 Jardim de cactos e suculentas

O jardim de cactos e suculentas tem um lugar especial no coração daqueles que gostam de praticidade no dia a dia. Isso porque, tanto o cultivo das suculentas como o cultivo dos cactos não exigem muitos cuidados. No entanto, é necessário que o solo esteja bem preparado para que a drenagem seja feita da melhor forma possível.

A versatilidade é tão grande que é possível criar um jardim de suculentas e cactos nos lugares mais inusitados. Na imagem abaixo, pequenas mudas de cactos e suculentas foram plantadas no espaço vazado do tronco de madeira.

9. Jardim de cactos e suculentas cultivadas em troncos de madeira. Fonte: Bhaz

Mini jardim de suculentas

Para aqueles que não dispõem de muito tempo ou espaço para cultivar um canteiro de flores, o mini jardim de suculentas se torna uma excelente opção de decoração para sua casa, pois as flores suculentas são duráveis e não exigem muita manutenção, basta expor seu mini jardim de suculentas por algumas horas durante o dia e regar em dias alternados durante a semana.

10. O vaso redondo de resina foi utilizado como suporte para o mini jardim de suculentas. Fonte: Aliexpress

O mini jardim de suculentas pode ser utilizado na decoração de quarto, banheiro, sala de estar, sala de jantar, cozinha, varanda e até em estabelecimentos comerciais sobre a mesa do escritório. Na composição dos arranjos os potes ou cachepot de vidro podem trazer um charme a parte, por isso use e abuse da vidraçaria esquecida dentro de casa.

11. Os potes de vidro podem ser utilizados para montar um lindo mini jardim de suculentas. Fonte: Baudass Dicas

Jardim vertical de suculentas

Com os imóveis cada vez menores, fica até difícil pensar na possibilidade de cultivar flores dentro de casa, não é mesmo? No entanto, com o passar do tempo novas propostas de decoração natural passaram a ser incorporados no mercado e o jardim vertical é um exemplo disso.

O jardim vertical de suculentas, por exemplo, além de sua estrutura se adaptar as diferentes medidas do seu cômodo é composto por mudinhas mais resistentes e que não exigem de tantos cuidados. Logo, uma coisa é certa, os jardins verticais chegaram para ficar. E caso você queira incluir essa belezinha dentro da sua casa ou estabelecimento comercial saiba que com muita criatividade e pouco dinheiro é possível criar lindas e engenhosas peças para compor seu jardim vertical.

12. Monte um jardim vertical com suculentas utilizando um pallet de madeira. Fonte: Consumo Social

Confira 6 ideias geniais para montar seu jardim vertical de suculentas com pouco dinheiro

13. Jardim de suculentas estruturado em uma sapateira de plástico. Fonte: Catraca Livre

Como fazer um jardim de suculentas

Ter um jardim de suculentas em casa é a escolha certa, principalmente para aquelas pessoas esquecidas, pois suas estruturas foliculares são bem resistentes, precisam de pouca água e poucos cuidados no dia a dia. Então, que tal reservar um cantinho especial na sua casa e aprender agora mesmo como fazer um jardim de suculentas lindo? Confira abaixo um tutorial simples de como como fazer mudas de suculentas em casa.

Como fazer mudas de suculentas: passo a passo

  1. Separe folhas de suculentas em perfeito estado;
  2. Reserve um recipiente e com uma pá misture 1/3 de terra, 1/3 de areia e 1/3 de pedras pequenas;
  3. Coloque sutilmente as folhas das suculentas selecionadas sobre a mistura da terra e não molhe na primeira semana;
  4. Leve o recipiente até um local arejado e iluminado, onde o mesmo ficará pelas próximas semanas;
  5. Nas semanas seguintes, molhe de 1 a 2 vezes por semana as folhas com conta gotas;
  6. Continue regando sutilmente as folhas da suculenta, até perceber pequenas raízes brotando da folha antiga;
  7. Por fim, é só continuar cuidando e quando a estrutura folicular estiver maior replantá-la em um vaso maior.
14. Como fazer um jardim de suculentas. Fonte: Área de Mulher

Como cuidar de um jardim de suculentas

Mesmo que o jardim de suculentas não necessite de grandes cuidados, devemos estar atentos quanto as necessidades básicas das plantinhas, as quais estamos cultivando. Isso porque, grande parte das pessoas pensam que pelo fato das suculentas não necessitarem de muitos cuidados, podem deixá-la de lado. Mas não é bem assim, pois se esquecermos de regar ou expor as mudinhas a luz natural ao menos uma vez por semanas, elas irão morrer.

Aqui, vai uma orientação valiosa. As suculentas da família roxa ou laranja melhor se adaptam aos  ambientes externos, enquanto as suculentas da família verde melhor se desenvolvem em ambientes internos.

Confira 4 dicas de como cuidar de um jardim de suculentas

15. Como cuidar de um jardim de suculentas. Fonte: UC Davis Arboretum and Public Garden

Confira mais algumas ideias para jardim de suculentas

16. Tela aramada ajuda a sustentar o jardim de suculentas vertical. Fonte: Forever Anniversary 
17. Jardim de suculentas mescla cores e texturas. Fonte: Pretty Plants and Flowers
18. O vaso de barro faz parte da composição do jardim de suculentas. Fonte: Total Radiant
19. Vasos suspenso com diversos tipos de suculentas. Fonte: Denik
20. Utilize letras decorativas para compor um lindo jardim de suculentas. Fonte: Nana Gift 
21. Banheiro branco com gabinete marrom e jardim de suculentas. Fonte Projeto por Bianchi & Lima Arquitetura
22. Arranjo apaixonante feito com suculentas. Fonte: Etsy
23. Vaso delicado com diferentes flores de suculentas. Fonte: Gardan Manage
24. Vaso de barro com flor de suculenta. Fonte: Terral
25. Jardim de suculentas vertical traz frescor ao ambiente. Fonte: Betches
26. Jardim de suculentas encanta a decoração desse ambiente. Fonte: Jenny Cookies
27. O vaso branco realça as cores do jardim de suculentas. Fonte: Princkly Corner
28. Arranjo de suculentas complementam o espaço vazado da letra M. Fonte: GDL
29. Mini jardim de suculentas para decorar os ambientes internos de casa. Projeto por Bianchi & Lima Arquitetura
30. Vasos de barro com jardim de suculentas. Projeto por Buji Decoração Reuso
31. Vasos de concreto com jardim de suculentas. Projeto por Zark Studio Lab
32. Mini tutorial sobre como montar um jardim de suculentas vertical. Fonte: Fashion Bubbles
33. Arranjo especial formado pela composição de diferentes flores de suculentas. Fonte: Glamor Houz
34. Passo a passo simples de como montar um jardim de suculentas vertical. Fonte: EWA 0081
35. O jardim de suculentas foi fixado em uma moldura com tom azul tiffany. Fonte: Rolling Greens
36. O jardim de suculentas forma a composição de dois quadros no ambientes. Fonte: Etsy
37. Jardim de suculentas e pedras. Fonte: Capture and Rapture
38. Jardim de suculentas montado sobre a estrutura metálica de uma cadeira. Fonte: Blog Yourgreatfinds
39. Diferentes tipos de flores formam um lindo jardim de suculentas. Fonte: Southern Living
40. O casco da tartaruga recebeu uma jardim de suculentas especial. Fonte: Millcreek Gardens LLC
41. O jardim de suculentas complementa a estrutura da palavra LOVE. Fonte: Etsy
42. O jardim de suculentas e pedras encanta a decoração do ambiente. Fonte Flickr
43. Utilize troncos de madeira como base para seu jardim de suculentas. Fonte: 1001 Ideias
44. Reaproveite a estrutura de vaso quebrado e monte um mini jardim de suculentas. Fonte: Sítio das Suculentas
45. Mini jardim de suculentas montadas em potes de vidro. Fonte: Morar Kallas
46. O jardim de suculentas no chão forrou a base da árvore. Fonte: Shopee
47. Reaproveite um pote de vidro para fazer um terrário e um mini jardim de suculentas. Fonte: Leart Verde
48. Conjunto de bule e xícaras formam um lindo jardim de suculentas. Fonte: Planeta Donne
49. Forme um lindo jardim de suculentas com um pedaço de madeira. Fonte: Claudia Regina La Calle
50. Forme um lindo jardim de suculentas no seu quintal. Fonte: Revista Metropole
51. Jardim de suculentas montada em um suporte artesanal. Fonte: Vanderlei Paisagista
52. Jardim de suculentas montado em vaso de fibra de coco. Fonte: Meu Dedo Verde
53. Suporte criativos para formar um lindo jardim de suculentas. Fonte: Sohu
54. Tubos de PVC foram utilizados para compor esse jardim de suculentas. Fonte: Amazon
55. O jardim de suculentas compõe o espaço vazado desse quadro. Fonte: Meu Dedo Verde
56. O jardim de suculentas podem formar um lindo arranjo de coração. Fonte: Linda Estrin garden Design
57. Suporte criativo para o jardim de suculentas. Fonte: Dggaoda
58. Blocos de cimento foram utilizados para estruturar o jardim de suculentas. Fonte: Home Hakcs
59. A técnica de kokedama permite criar lindos arranjos. Fonte: Non Solo Riciclo
60. Mini jardim de suculentas foi montado em caixas de madeira. Fonte: Sgplants
61. Mini jardim de suculentas montadas em potes de vidro. Fonte: MorarKallas 
62. Mini jardim de suculentas para presentear amigos e familiares. Fonte: Jardim de Barro
63. O jardim de suculentas no chão forrou a base da árvore. Fonte: Shoppe
64. Reaproveite peças de porcelana e monta um lindo jardim de suculentas. Fonte: Astrid Fontenelle 
65. Reaproveite um pote de vidro para fazer um terrário e um mini jardim de suculentas. Fonte: Leart Verde
66. Reutilize vasos de casa para montar um mini jardim de suculentas. Fonte: Essência da Terra
67. Utilize meia casca de coco seco para montar seu mini jardim de suculentas. Fonte: Atelier Bonecas Mimi
Voltar ao topo -.-