Estudos científicos revelam que estar em contato com a natureza traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental do ser humano. Logo, com os centros urbanos cada vez mais saturados, ter um refúgio dentro de casa com muito verde passou a ser prioridade em muitos projetos residenciais como é o caso do jardim de inverno no quarto. Afinal, sua presença além de equilibrar a temperatura do dormitório é responsável por renovar o ar do local melhorando as noites de sono dos moradores.
Então se assim como nós, você também ficou com vontade de construir um lindo jardim de inverno no quarto, vem com a gente. Neste post, nós da Viva Decora preparamos um conteúdo especial sobre esse assunto, com dicas exclusivas de como montar esse modelo de jardim no dormitório. Confira diversos projetos e se inspire!
Veja também:
O que é um jardim de inverno?
O jardim de inverno surgiu em países muito frios, uma vez que as baixas temperaturas da região não facilitavam o cultivo de determinadas espécies em áreas externas do imóvel. Logo, a alternativa encontrada foi acrescentar terra e algumas mudas em locais da casa ou apartamento protegidos das geadas, ventos e demais intempéries.
Por sua vez, o jardim de inverno foi tomando forma e se tornando um espaço anexo aos cômodos, ou seja, sua construção passou a ser feita ao lado de ambientes como sala de estar, sala de jantar, cozinhas, banheiros, corredores e quartos. Assim, tanto os moradores como os demais visitantes do local passaram a desfrutar da beleza e frescor das plantas mesmo durante os invernos rigorosos da cidade.
Contudo, apesar desse tipo de jardim ser associado à regiões muito frias, ele pode ser adaptado e construído em diferentes zonas climáticas. No Brasil, por exemplo, o jardim de inverno no quarto passou a conquistar cada vez mais espaço nos projetos decorativos, pois sua presença além de aliar beleza, as plantas renovam o ar e equilibram a temperatura dos cômodos em dias ensolarados, melhorando as noites de sono dos moradores.
Como montar um jardim de inverno no quarto?
Como podemos perceber o jardim de inverno é extremamente versátil e pode ser construído em diferentes ambientes da casa. Logo, saindo das tradicionais áreas de convivência como sala de estar e sala de jantar onde o jardim de inverno normalmente se faz presente, podemos destacar que cada vez mais os projetos de jardim de inverno no quarto são recebidos de forma positiva pelos moradores.
Mas, afinal, como montar um jardim de inverno no quarto? Ao contrário do que muitas pessoas pensam não é difícil construir esse modelo de jardim, no entanto, alguns fatores devem ser levados em consideração para que as plantas ali cultivadas cresçam de forma saudável.
Defina o local onde o jardim será instalado
O quarto de bebê, quarto infantil, quarto de solteiro e o quarto de casal podem acolher respectivamente em seus projetos um lindo jardim de inverno. Por isso, esteja atento quanto a decoração do dormitório para que as plantas e demais enfeites de jardim se conectem com os móveis e demais objetos do quarto.
Além disso, caso você deixe de lado os vasos de plantas e opte pelo cultivo diretamente no chão saiba que o piso do local escolhido deverá ser preparado de forma a receber a terra e as mudas, ou seja, as etapas de impermeabilização e drenagem do solo devem ser projetadas com cuidado.
No projeto decorativo acima, o jardim de inverno foi lindamente construído atrás da cama de casal. Aqui, os galhos preenchem todo o espaço acima da cabeceira da cama trazendo um efeito lindo recheado de cores e texturas.
Avalie a iluminação do ambiente
A iluminação, seja ela natural e/ou artificial, deve também ser levada em conta no seu projeto. A luz natural tem um papel fundamental no crescimento e desenvolvimento das plantas e sua intensidade irá determinar quais mudas serão melhores para aquele espaço.
Já a luz artificial dispersa por meio de lanternas, velas decorativas e demais enfeites de jardim além de trazer um charme especial, facilita a visibilidade do espaço nas horas noturnas.
Escolha as plantas mais adequadas para o espaço
As plantas são protagonistas no projeto do jardim de inverno no quarto. Por essa razão, a escolha das espécies deve ser feita com base nas características do local onde o jardim será instalado (Qual o tamanho do anexo onde o jardim de inverno será construído? Qual a intensidade de luz natural que entra no espaço? As plantas serão cultivadas em vasos ou diretamente no solo?).
Confira 20 plantas que se adaptam em projetos de jardim de inverno:
- Samambaia
- Espada de São Jorge
- Maranta
- Antúrio
- Lírio da paz
- Begônia
- Orquídea
- Palmeira leque
- Dracena
- Mini cacto
- Suculentas
- Violetas
- Zamioculca zamiifolia
- Bromélia
- Jiboia
- Pacová
- Pata de elefante
- Cróton
- Peperômia
- Costela de Adão
Pergolados e móveis para o projeto
Dependendo do projeto é possível incluir no jardim de inverno um lindo pergolado. Sua estrutura além de trazer uma acabamento diferenciado para o espaço, pode ser usado para suspender vasos. Móveis como aparadores, mesas de centro e bancos de madeira também agregam valor nesse jardim, porém cuidado com o excesso de peças para que o local não fique sufocado.
Pedras, vasos e fontes para ornamentar
Assim como os revestimentos e demais móveis, alguns enfeites também são fundamentais para trazer ainda mais vida ao jardim de inverno no quarto. Vasos de plantas, floreiras, jardins verticais, grades de ferro, fontes, lanternas e pedras para jardim são alguns dos acessórios que podem complementar a decoração do espaço.
No projeto decorativo abaixo, o jardim de inverno foi estruturado em frente a janela do quarto, assim os moradores podem contemplar o som das fontes e o verde das plantas no local.
Dicas para manter seu jardim de inverno no quarto lindo
Independente do tamanho do seu projeto ou da quantidade de plantas que você cultiva, uma coisa é certa: para manter sempre vivo e belo o seu jardim de inverno no quarto é preciso colocar em prática algumas dicas de manutenção. Afinal, por mais que esses espaços não demandam de grandes esforços alguns cuidados são importantes para que as espécies plantadas cresçam de forma saudável.
Nessas condições, separamos algumas dicas pontuais que podem te auxiliar durante a manutenção do seu jardim de inverno no quarto, sendo elas:
- Evite regas em excesso: tudo em excesso faz mal, inclusive água! Então, para evitar que suas plantinhas morram controle as etapas de rega. Procure avaliar as necessidade de cada espécie escolhida, pois dependendo da planta é possível molhar de duas a três vezes por semana o jardim;
- Avalie a qualidade do solo: para garantir que as plantas cultivadas no jardim de inverno no quarto irão crescer fortes e saudáveis procure investir em adubos, complementando os nutrientes no solo;
- Realize a poda das espécies: utilize uma tesoura para retirar as folhas secas e realizar o controle de crescimento da planta cultivada sempre que necessário.
Agora que você já sabe como montar um lindo jardim de inverno, venha conferir nossa galeria de fotos abaixo recheada com inúmeros projetos fantásticos.