A janela colonial é um elemento clássico da arquitetura colonial. No Brasil, a arquitetura colonial foi difundida no período do Brasil Colônia (1530 a 1822). Não é à toa que muitas cidades históricas do país são marcadas pela beleza de casas com colunas, telhados de barro e janelas coloniais.
Mas, afinal, o que caracteriza uma janela colonial? Quais são as vantagens de ter uma? E por que elas ainda são usadas nas construções mais modernas? Essa e outras dúvidas você esclarece nesse conteúdo. Confira e se inspire com diversos projetos!
Veja também:
O que é uma janela colonial?
A janela colonial é um elemento marcante na arquitetura que faz referência ao período do Brasil Colônia (1530 a 1822). Sua estrutura é dotada de uma característica muito singular: o formato arredondado na parte superior da janela.
Na época todos os modelos de janela colonial eram feitos de madeira. Entretanto, nos dias de hoje é possível encontrar esse tipo de janela colonial de ferro.
Tipos de janela colonial
Existem três tipos principais de janela colonial, sendo elas: quadrada, retangular e redonda.
- Janela colonial quadrada: recomendada para ambientes menores, esse modelo de janela colonial tem todos os lados do mesmo tamanho, com a parte de cima arredondada;
- Janela colonial retangular: esse modelo de janela colonial que tem o formato retangular e também conta com a parte de cima arredondada é muito usada nas construções devido sua estrutura se adequar tanto em projetos grandes como pequenos;
- Janela colonial redonda: como o próprio nome já diz, se trata de uma janela colonial em formato redondo. No ambiente esse modelo de janela colonial é muito usado em corredores e locais com pouca ventilação.
Quais as vantagens de usar janela colonial no projeto?
Seja em casa urbana, casa de campo, apartamento ou até em ambientes corporativos, o uso da janela colonial é sempre uma ótima opção. Isso porque, além de agregarem beleza na fachada de casa, elas também apresentam diversos outros benefícios para a construção.
Toque rústico e charmoso para a fachada da casa
A janela colonial principalmente feita de madeira proporciona um toque ainda mais rústico ao ambiente. A madeira por sua vez também traz uma sensação ainda maior de aconchego e acolhimento no projeto.
Estrutura democrática, resistente e durável
A janela colonial de madeira é extremamente democrática já que combina com diferentes estilos de fachadas, seja ela com parede de tijolinho, parede de pedra, pintura, entre outros. Além disso, a madeira quando tratada e envernizada também se mostra bem resistente e durável.
Favorece a entrada de luz natural e ventilação
O formato arredondado na parte superior da janela colonial favorece a entrada de luz natural e ventilação no ambiente. Logo, a instalação da sua estrutura é indicada para cômodos escuros e com pouca ventilação. Vale ainda comentar que a entrada abundante de luz natural e ventilação promove a economia de energia no imóvel.
Pode ser pintadas de diferentes cores
Toda a borda da janela colonial também pode receber um acabamento de pintura diferenciado. Em muitos projetos, é possível observar bordas das janelas coloniais na mais diversas cores (tons de azul, verde, amarela, laranja e assim por diante). Esse acabamento criativo traz vida para a fachada da casa.
Como escolher o modelo de janela colonial ideal?
A escolha da janela colonial deve levar em conta o estilo de decoração do ambiente, o tamanho do cômodo e a funcionalidade do ambiente.
Por exemplo, espaços como cozinha e sala de estar e jantar são ambientes de uso contínuo e exigem bastante luz e ventilação. Dessa forma, modelos de janela colonial retangular e quadrada se tornam ótimas alternativas. Agora em se tratando de um banheiro a janela colonial redonda cumpre muito bem sua função no espaço.
Vale ainda se atentar quanto a roupagem da janela colonial. Isso porque, a janela pode seguir um toque mais clássico, mais retrô ou mais moderno. Enquanto, a janela colonial clássica pede mais detalhes na fachada do imóvel, incluindo traços arquitetônicos renascentistas, maneiristas, barrocos, rococós e neoclássicos, a janela colonial retrô resgata as principais características de décadas passadas para agregar valor na estética do imóvel.
Já a janela colonial mais moderna é marcada pelo uso de vidros diferenciados como o vidro jateado, vidro aramado, vidro canelado e assim por diante.
Qual madeira usar para fazer janela?
A madeira Ipê é um das melhores tipos madeira para fazer janelas e portas, seguido da madeira Cumaru e da madeira de Itaúba.