Viva Decora Home Shop

A Arquitetura da Olimpíada Rio 2016

Categorias: Tendências

A cerimonia de abertura dos Jogos Olímpicos emocionou o Brasil e o mundo na última semana, agora é vez de acompanhar as competições, por que não, ficar de olho também na beleza dos estádios e arenas que foram construídos para a edição carioca dos jogos. Não é de hoje que a arquitetura das instalações olímpicas chama a atenção, quem não se lembra do ninho de pássaro no parque olímpico construído em 2008 na edição ocorrida na China?

Vista aérea do Parque Olímpico (Yasuyoshi Chiba/AFP)

A crítica mais comum desse tipo de empreendimento é a subutilização que pode ocorrer uma vez que os jogos terminem, levando essa ideia em consideração, algumas das arenas e estádios foram construídas com o conceito de arquitetura nômade, ou seja, que possa ser transportada para outro lugar assim que o evento deixar o país.

A Arena do Futuro e o Estádio Aquático são dois exemplos dessa edição, o projeto do primeiro prevê que depois do fim dos Jogos Olímpicos, a estrutura seja desmontada e utilizada para a construção de quatro escolas municipais.

Arena do Futuro, no Parque Olímpico – (Rio 2016/Divulgação)

A Arena do Futuro está sendo palco das partidas de handebol e Golbol, nas paraolimpíadas, ocupa mais de 35 mil metros quadrados no Parque Olímpico, construído na Barra da Tijuca. Seu telhado é feito de vigas metálicas e telhas e a sua estrutura modular metálica é o segredo que permite a adaptação das peças em diferentes situações e posterior desmontagem.

Arquitetura Nômade da Arena do Futuro (Foto: Rio 2016/Alex Ferro)

Também no Parque Olímpico acontecem as provas de piscinas, natação e polo aquático. O estádio Aquático, que foi revestido com uma reprodução da obra Celacanto provoca maremoto da artista plástica Adriana Varejão, famosa mundo afora por seu trabalho icônico. A obra original, que faz referência aos azulejos portugueses, faz parte do acervo do museu de Inhotim em Brumadinho, em Minas Gerais. Após os jogos esta estrutura também será desmontada.

Entrada do Estádio Aquático (Rio 2016/Divulgação)
Interior do Estádio Aquático (Rio 2016/Divulgação)

O Complexo Esportivo de Deodoro também abriga algumas arenas construídas para receber esportes como o Hipismo, o Tiro Esportivo e o Hóquei sobre a grama. O centro Olímpico de Tiro já havia recebido partidas durante os jogos Pan Americanos e foi ampliado para receber o público das Olimpíadas, três vezes maior.

Centro Olímpico de Tiro – Foto/Imagem:Leonardo Finotti
Arena da Juventude no Parque Olímpico de Deodoro Foto/Imagem:Leonardo Finotti
Arenas Cariocas – (Foto: J. P. ENGELBRECHT/Prefeitura do Rio)

As chamadas Arenas Cariocas formam no Parque Olímpico da Barra a maior instalação do local e foram planejadas pensando na economia de energia, tanto na captação de luz, quanto na ventilação do espaço. Durante os jogos, porém, o uso do ar condicionado é um exigência do COI, uma das arenas vai continuar com a função de ginásio poliesportivo depois do término dos Jogos. Os outros dois espaços vão virar um centro de treinamento para atletas de alto rendimento.

Voltar ao topo -.-