Você sabia que a iluminação é um dos pontos chaves de todo projeto de design de interiores? Pois é, a iluminação sala de estar vai contribuir para que seu espaço social fique mais bonito, aconchegante e também que você ganhe conforto visual.
Mas quando falamos sobre iluminação para sala de estar devemos lembrar que há muitas propostas que podem ser usadas nesse ambiente que vão além do clássico abajur e dos lustres.
Assim sendo, se você quer saber como fazer seu projeto luminotécnico para uma sala de estar bem iluminada e super acolhedora, basta continuar acompanhando nossas dicas a seguir.
Veja também:
- Tipos de Sofás: Saiba Escolher o Ideal +65 Modelos Lindos
- Luminária para Sala de Estar: +60 Modelos Lindos para sua Decoração
- Luminária para Leitura: +57 Modelos para Decorar seu Cantinho de Leitura
- Luminária Trilho: +50 Modelos para Melhorar a Iluminação do Ambiente
- Luminária de Parede: +65 Modelos Lindos para Iluminar seu Ambiente
4 tipos de iluminação sala de estar
Como falado acima, o projeto de luminotécnico é um dos principais pontos da decoração, pois garante bem-estar, sensação de conforto e pode até mesmo deixar seu ambiente mais funcional.
Mas para conseguir escolher o melhor projeto de iluminação para sala de estar é preciso primeiro conhecer quais tipos de iluminação podemos colocar nesse ambiente, não é mesmo?
Por isso, separamos a seguir os 3 tipos de iluminação sala de estar que você pode investir no seu projeto. Confira!
Iluminação direta
A iluminação direta, como o próprio nome já diz, é aquela iluminação que tem o foco direcionado diretamente para uma superfície ou para um objeto específico e há muitas formas de usar esse estilo de iluminação para sua sala decorada.
Aqui você pode optar por dar destaque a um quadro específico, a um vaso de planta ou quem sabe a uma escultura usando esse tipo de iluminação para sala de estar, mas outra ideia bem legal é usar a iluminação direta para dar foco a uma poltrona para leitura garantindo assim um espaço mais confortável para as horas em que você for colocar suas leituras em dia.
E a iluminação direta para sala de estar pode ser feita usando luminárias pendentes, arandelas e até mesmo um abajur.
Iluminação indireta
A iluminação indireta é aquela onde um fluxo de luz rebate sobre uma superfície e se espalha pelo espaço decorado, sendo que em projetos de iluminação de sala de estar é muito usada através de sancas de gesso, em escadas, com espelhos e até mesmo com rasgos decorativos na parede.
A grande vantagem da luz indireta no projeto de iluminação de sala de estar é que o espaço fica mais intimista, garantindo ainda mais sensação de bem-estar e acolhimento ao ambiente.
Iluminação difusa
A iluminação difusa nada mais é do que aquela iluminação geral do ambiente. Esse tipo de iluminação de sala de estar irá iluminar o espaço de maneira homogênea e sem criar contraste.
A iluminação difusa para sala de estar comumente é aquela feita com lâmpadas no teto que podem tanto estar distribuídas pelo ambiente, muito comum em projetos de iluminação sala de estar e jantar integradas, como também pode estar centralizada, ideal para o projeto de iluminação sala de estar pequena.
Iluminação decorativa
A iluminação decorativa para sala de estar é aquela onde o projeto terá o foco principal mais voltado para o objeto usado para iluminar o ambiente do que para a iluminação em si.
Aqui é interessante investir em lustres, arandelas e luminárias que vão contribuir para uma decoração especial e personalizada, lembrando que é preciso que esses itens de iluminação se harmonizem com o estilo do ambiente.
5 dicas para escolher a iluminação sala de estar
Como você pode ver acima, para uma sala de estar bem iluminada há muitos tipos de iluminações diferentes onde cada uma contribui para um ponto específico do seu ambiente.
E para ajudar você a fazer um bom projeto de iluminação para decorar sua sala de estar, separamos abaixo algumas ideias que além de deixar seu espaço mais aconchegante também vai garantir uma decoração mais bonita e personalizada. Confira!
1. Use dimmers
Os dimmers são reguladores de intensidade da iluminação, ou seja, usando os dimmers para a iluminação sala de estar você conseguirá um espaço muito mais funcional e também acolhedor, pois você conseguirá regular a intensidade da iluminação que mais vai atender suas necessidades em determinados momentos.
2. Valorize a iluminação natural
Quando falamos sobre sala de estar bem iluminada não estamos nos referindo apenas a um projeto com luminárias, lustres, abajures e fitas de LED, mas também a saber valorizar o que se tem de melhor no seu ambiente, ou seja, a iluminação natural.
Mas lembre-se que a iluminação natural também precisa ser controlada através de cortinas, por exemplo, pois apesar dela deixar os espaços mais bonitos e confortáveis, a luz do sol pode ser prejudicial e acabar danificando móveis, livros, quadros e até mesmo alguns equipamentos.
3. Mix de tipos de iluminação
Tanto a iluminação sala de estar pequena quanto a iluminação de uma sala grande deve ser pensada não apenas para um projeto de interiores bonito, mas também para ambientes aconchegantes e funcionais, logo, o mais indicado é saber usar tanto a iluminação direta quanto a indireta no seu projeto de sala de estar bem iluminada.
Logo, invista em lâmpadas de teto que vão conseguir iluminar o espaço de maneira homogênea, mas também use sancas de gesso iluminadas, luzes em escadas ou até mesmo em corrimão para um espaço mais aconchegante e não se esqueça de usar luminárias, abajures ou até mesmo arandelas para criar uma iluminação direta em um cantinho que você queira destacar a decoração ou mesmo sobre sua poltrona para leitura.
4. Atenção aos detalhes
Outro ponto importante a ser levado em consideração sobre a iluminação sala de estar são as cores escolhidas para a decoração do ambiente e também os revestimentos e móveis, pois superfícies claras ajudam na claridade dos espaços, o que é muito interessante para a iluminação sala de estar pequena, enquanto as cores escuras acabam absorvendo mais a luz.