Dicas Incríveis de Iluminação para o Quarto do Bebê
IluminaçãoQuando se pensa em projetar um quarto de bebê, um ponto importante a se levar em conta é a iluminação. Através dela podemos criar um ambiente acolhedor e tranquilo, que seja propício ao sono do bebê e confortável durante o ato de amamentar e trocar o seu pequeno. A seguir formulamos algumas dicas que você deve considerar assim que for iniciar o projeto do quarto do bebê.
Veja Também:
Iluminação para o Quarto do Bebê: Uso de luminárias embutidas
Sempre que possível, o ideal é rebaixar o teto do quarto do bebê com forro de gesso. Com ele, fica mais fácil conseguir bons resultados e lindos efeitos, através do posicionamento de luminárias embutidas nos lugares corretos. Elas poderão dar destaque a elementos decorativos, como prateleiras, painéis ou papel de parede, ou fornecer uma iluminação sutil sobre a poltrona de amamentação dando um ar agradável para a decoração de quarto. Como essa solução requer uma pequena obra, ela pode se tornar inviável em alguns casos. Se for essa sua situação, opte por colocar um pendente decorativo com luz indireta e controle a intensidade com um dimmer.
Iluminação para o Quarto do Bebê: Utilize Dimmers
Dimmers são dispositivos que podem ser acoplados aos interruptores e permitem a regulagem da intensidade da luz. Fáceis de usar e de se adaptar aos interruptores existentes, são uma solução excelente para o quarto do bebê. Porém, nem todos os tipos de lâmpadas são “dimmerizáveis”, ou seja, alguns modelos não permitem essa regulagem da luz. Na hora de comprar as lâmpadas, certifique-se com o fornecedor sobre essa capacidade.
Iluminação para o Quarto do Bebê: Modelos de Lâmpadas
As lâmpadas de LED são muito indicadas para esse ambiente, por não esquentarem e também por consumirem pouca energia. Mas é importante ter cuidado na escolha da cor da luz. Prefira as lâmpadas com cor mais quente (warm white ou amarelas) e não as totalmente brancas, que têm um efeito frio na iluminação. Também é possível acoplar filtros de vidro coloridos sobre as lâmpadas, dentro das luminárias, e criar efeitos lúdicos e calmantes. O azul e o âmbar podem acalmar o bebê na hora do banho, já um filtro vermelho pode criar uma luz rosada para o banheiro da menina.
Iluminação para o Quarto do Bebê: Abajures
Tanto os modelos de mesa quanto os de piso são uma excelente solução nos quartos de bebê. Como eles fornecem luz indireta, além de úteis, também trazem conforto e aconchego. Prefira colocá-los ao lado da poltrona de amamentação ou sobre a cômoda para facilitar a troca de roupa.
Iluminação para o Quarto do Bebê: Balizadores
Balizadores (também conhecidos como vigias) são luminárias instaladas de forma embutida nas paredes, no teto em sanca de gesso, próximas ao piso, e que podem ficar acesas durante toda a noite.
Elas garantem luz suficiente para observar o bebê durante o sono e auxiliam na hora da troca da fralda sem gerar o incômodo de uma luz geral e mais forte. Para essa solução, prefira as lâmpadas de LED, que consomem pouca energia e não esquentam, sendo assim mais seguras para as crianças.
Iluminação para o Quarto do Bebê:Soluções decorativas
Existem no mercado inúmeras soluções desenvolvidas especialmente para quartos de criança e que podem fazer toda a diferença no resultado da decoração. Um exemplo são as luminárias embutidas em diversas formas e tamanhos, que criam um efeito mais lúdico no forro de gesso. Existe ainda a fibra ótica, que cria pontos iluminados e simula estrelas no céu. Já as fitas de led vêm em diversas cores e podem ser facilmente embutidas na marcenaria, em nichos ou prateleiras. O importante é usar esse elemento de alguma forma no quarto do bebê e valorizar a decoração.
Iluminação para o Quarto do Bebê: Projeto luminotécnico
As boas lojas de iluminação oferecem consultores especializados que podem desenvolver projetos personalizados. É importante destacar que um bom projeto de iluminação se preocupa com o conforto visual e também com a funcionalidade no espaço, prevenindo o excesso de luz e consequente aquecimento do espaço.
Liliana Zenaro é colaboradora da Revista Viva Decora, formada em Engenharia pela USP e em Design de Interiores pela Escola Panamericana de Arte, atua na área há cerca de 15 anos.
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!