Iluminação led: dicas essenciais para você
IluminaçãoA tecnologia de iluminação LED na iluminação tem a finalidade de promover uma fabricação mais limpa que as lâmpadas fluorescentes, redução do consumo de energia e prolongamento da vida útil das luminárias. Por tudo isso, o uso do LED na iluminação vem ganhando cada vez mais mercado.
Entenda a importância da iluminação led
A iluminação LED está diretamente ligada à economia de energia. Em alguns casos, é possível que a economia chegue a 80% em relação à tecnologia convencional. Além disso, a iluminação LED de boa qualidade possuem uma vida útil bastante elevada. Dependendo do modelo do produto, pode chegar a 50.000 horas.
Para alcançar a durabilidade máxima, porém, o produto deve ser instalado corretamente, seja embutido na sanca de gesso ou de outra forma, por profissional qualificado, e estar aplicado em local adequado ao seu uso. Também é importante que tenha uma boa dissipação de calor. Devido à sua durabilidade, a quantidade de troca dos produtos cai significativamente, reduzindo os custos de manutenção.
Outras vantagens: a iluminação LED não emite raios ultravioleta (que causam desbotamento), nem infravermelhos (que causam o ressecamento). Isso torna essa tecnologia apropriada principalmente para o uso em locais específicos, como joalherias, loja de roupas, entre outros. Além disso, os LEDs acendem instantaneamente ao serem acionados e são resistentes à vibrações.
Também devemos citar sua versatilidade no uso. Ao contrário das lâmpadas disponíveis antes de seu surgimento, a tecnologia de iluminação LED não está restrita a formatos convencionais. Devido ao tamanho reduzido do componente LED, a variedade de uso aumenta muito, ampliando as possibilidades de projeto. Com relação ao descarte, o led é considerado lixo comum, pois sua composição não contém metais pesados.
A difusão dessa tecnologia, entretanto, inseriu no mercado uma enorme gama de produtos, muitos desses de baixa qualidade. Como a qualidade é muito variável e ainda há pouca informação chegando até o consumidor final, torna-se difícil diferenciar os produtos. Uma dica é observar a marca na hora da compra de lâmpadas e luminárias.
Para projetos maiores, o mais recomendado é procurar profissionais especializados, com capacitação técnica para especificar os produtos necessários. Tenha em mente que a compra de produtos de baixa qualidade pode resultar em mais gastos.
A maior parte dos produtos LED demanda conhecimento também na hora da instalação, para que seja garantida sua vida útil. Por isso, o LED só deve ser instalado por profissionais qualificados.
Com relação à sustentabilidade, o produto deve oferecer mais que apenas um baixo consumo. Hoje, temos no mercado muitos produtos sobre os quais não desconhecemos a procedência. A compra de um produto desses pode incentivar práticas de trabalho infantil ou em condições degradantes, além de comprometer o meio ambiente.
Por isso, antes de substituir o sistema convencional, é importante fazer um bom planejamento do que realmente deve ser trocado e levantar quanto custará essa reforma.
Camila Branco é colaboradora do Viva Decora e Arquiteta da Mosaico Iluminação
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!