Na hora de planejar a decoração de uma casa na praia é fundamental considerar alguns pontos básicos. Mesmo que as pessoas tenham diferentes gostos, algumas regras são essenciais para que o ambiente fique moderno, aconchegante e prático.
Pouco importa se o estilo escolhido é minimalista ou rústico. O relevante no projeto deve ser uma decoração que gere bem estar aos usuários. E já que a praia é um lugar para relaxar e se divertir, o ponto aqui é buscar conforto e funcionalidade.
Quanto mais fácil for manter tudo limpo e em ordem, mais tempo haverá para o entretenimento de todos. Por isso nós pedimos que o Habitissimo nos ajudasse a listar seis ideias. Vamos lá?
Cores náuticas – estilo “navy”
As cores são as protagonistas deste estilo. A união do vermelho, azul e branco, que compõe a decoração náutica do quarto, cria um ambiente alegre, fresco e tranquilo, que é o objetivo de um recanto praiano. O azul, assim como o verde, nos faz lembrar do mar, por isso, não tenha medo de usar estas cores. E para não errar, aposte nos tons suaves.
Cuidado com a maresia
A constante ação do vento, sobre a arrebentação das ondas, transporta pequenas gotas de água salgada, e esse processo é conhecido como maresia. Esta ação é bastante prejudicial para alguns materiais, como aço ou ferro. É justamente por isso que os móveis para uma casa de praia devem ser de madeira.
Nesta ideia o mesmo móvel armazena os calçados utilizados para caminhar na praia, caixas que podem guardar outros objetos e ainda serve de banco. Acima um pequeno armário para pendurar bolsas ou chapéus.
Acerte nos revestimentos
As casas de praia precisam de beleza, conforto e praticidade. Para obter um resultado assim é preciso pensar nos revestimentos. O porcelanato oferece resistência ao piso, não danifica com a umidade (muito comum em imóveis litorâneos), não risca e pode ser instalado em todos os cômodos.
Use elementos típicos praianos
Não tenha receio de usar as decorações mais tradicionais como peixes, âncoras ou barcos. Estes objetos são muito peculiares das regiões praianas, por isso não tem nada de errado em decorar sua casa com eles. O importante é deixar o visual harmônico.
Mas você também pode ser mais arrojado e criar ambientes com uma composição de cores quentes. A predileção de cada um deve ser o fator mais importante na decoração, porém é fundamental que haja bom gosto.
Concreto como alternativa
O material utilizado em uma decoração é o que dita a regra e norteia o estilo escolhido. Quando você dá preferência, por exemplo, a fibras naturais ou cerâmica, o rústico fica mais evidente. Casas de praia combinam muito com estes materiais. O concreto também compõe esta tendência. Nesta ideia o arquiteto construiu um lindo banco que combinou perfeitamente com o restante da decoração.
Luz natural
Quanto mais claridade, melhor! Casas de veraneio pedem ambientes abertos, arejados e muito bem iluminados. Se você puder montar um espaço para colocar redes e bancos de madeira, invista nele. Nesta ideia foi criado um lindo jardim que, inclusive, contribui para manter o ar da casa sempre fresco e limpo.
Confira estas dicas rápidas:
- Use cortinas de bambu para impedir a entrada de mosquitos
- Coloque napa ou vulcouro nos sofás
- Prefira tapetes, se optar por eles, de fibras
Esperamos que você possa aproveitar nossas ideias.