Para os amantes de plantas e do verde, fazer um jardim ou uma horta vertical é uma ótima maneira de levar a natureza para dentro de casa. E, mesmo que a sua casa ou apartamento não tenha tanto espaço livre, ainda assim é possível fazer uma hortinha. Alface, salsinha, hortelã, alecrim, manjericão são algumas das plantas que podem ser cultivadas de forma vertical.
Para ter uma horta vertical, basta ter uma parede livre onde bata sol por pelo menos três horas por dia. Ou seja, possivelmente é muito mais fácil do que você imaginava – e a seguir vamos dar ótimas ideias para você fazer a sua própria horta vertical, estilo jardim vertical!
Dicas gerais para ter uma horta vertical
Antes de iniciar a montagem da sua horta vertical, meça o espaço onde você deseja fazê-la. Se você deseja possuir um jardim vertical grande, é aconselhável contratar um paisagista para medir e fazer os cálculos necessários para não danificar a estrutura da parede de sua residência. Depois, decida quais tipos de plantas você deseja ter na sua horta.
Para escolher as plantas para a sua horta vertical, você deve analisar quanto tempo de sol elas precisam e também se as raízes delas crescem muito. Afinal, na horta vertical não há muito espaço para as raízes se espalharem e, se você dispor de um local que não recebe muita luz solar, é melhor procurar plantas que preferem esse tipo de ambiente e os tipos de vasos que são mais indicados para plantá-las.
Posts relacionados
Dependendo do tipo de horta vertical que você deseja ter, pode ser necessário preparar a parede onde ela ficará. Em alguns casos, pode ser interessante cobrir com um plástico ou folhas de PVC para proteger a parede da água e dar suporte para a horta. Se você for utilizar canos de PVC ou outros tipos de vasos de plantas suspensos, isso pode não ser necessário.
Tipos de horta vertical
Existem alguns tipos de jardins e hortas verticais, sendo os mais populares os de bolso, bandeja, vasos de barro e de materiais recicláveis. O tipo escolhido varia do estilo de decoração, espaço disponível, da disponibilidade de recursos e do tipo de plantas que você deseja ter em sua residência.
Além disso, tenha ferramentas de jardinagem a seu dispor para ajudar na manutenção da sua horta.
Além disso, é necessário verificar o tipo do sistema de irrigação, se será automático ou manual. A terra seca mais rápido nas hortas em vasos, por exemplo, por isso as regas devem ser diárias, preferencialmente. Caso opte pela irrigação com pulverizador manual,uma dica para saber quando realizar a irrigação é colocar o dedo na terra: se ela estiver úmida, não precisa molhar.
E, dependendo do tipo de horta vertical escolhido, é interessante dispor as plantas que gostam de menos água em cima e as que gostam mais embaixo. Dessa forma, os vasos de baixo, ou cachepôs, ficam mais encharcados.
Plantas para horta vertical
Para decidir o que plantar na sua horta vertical, primeiro você deverá ter decidido já onde vai ser a horta. E considere também o seu tempo livre e disposição para cuidar das plantas na sua cozinha!
Caso você esteja disposto a se dedicar mais às plantinhas, pode escolher espécies que precisam de muita água e, por isso, podem necessitar de rega diária. Alguns exemplos são o orégano, a segurelha e a hortelã.
Por outro lado, caso não possa ou não queira esse compromisso, as plantas que gostam menos de água são, com certeza, uma melhor alternativa. Algumas boas opções são o alecrim, a lavanda e a salsinha.
Você pode também escolher as plantas para horta vertical de acordo com o tamanho da raiz. O pimentão, o tomate cereja, a couve flor e o alho, por exemplo, têm raiz curta.
Se o local escolhido para fazer a sua horta vertical receber pouca luz solar, como é o caso da cozinha compacta, a capuchinha, o tomilho, a salsa e a cebolinha podem ser boas opções. E se quiser plantas para o ano inteiro, o manjericão, a sálvia, o coentro, a rúcula, espécies de alface, almeirão e calêndula são garantidas para realizar receitas deliciosas na cozinha completa.
Aliás, para ter sempre o que colher na sua horta vertical, prefira plantas que depois da colheita voltem a brotar. E, para fazer isso, nossa dica é fazer a colheita com uma tesoura, deixando sempre pelo menos o miolo inteiro para que ela volte a crescer.
Ah, outra boa dica é deixar no mesmo vaso plantas que têm características similares. Ou seja, pense no tamanho das raízes e nas necessidades de água e luz das plantas na hora de organizá-las na sua horta vertical. Se achar melhor, use luvas para manusear a horta.
Infográfico com dicas para a sua horta vertical
Como montar uma horta vertical
Agora que você já sabe tudo o que precisa sobre a horta vertical, confira a seguir dicas profissionais para montar a sua!
Mais inspirações de horta vertical para você!
Confira mais alguns modelos de horta vertical para você aplicar na sua casa e ter uma pequena plantação à sua disposição.